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Relógios - uma cronologia
Antes de Cristo | Depois de Cristo
Século:
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1703

Nasce John Ellicott Junior.


1704

O primeiro relógio com rubis é produzido pelo francês DeBeaufre, que usou um método de perfuração inventado alguns anos antes pelo astrônomo e óptico de Genebra Nicolas Fatio de Duillier (1664-1752). DeBeaufre trabalhava na Inglaterra, e ao longo do século seguinte a sua invenção deu à relojoaria Inglesa uma vantagem substancial sobre os seus rivais europeus.


1711

George Graham constrói o seu pêndulo de compensação por mercúrio.


1714

É redigido o Longitude Act (8 de Julho). Uma escala de prêmios é definida para quem descobrisse um método preciso e prático de calcular a longitude:

£10,000 para uma aproximação de 1 grau ou 60 milhas náuticas;
£15,000 para uma aproximação de 2/3 de grau ou 40 milhas náuticas;
£20,000 para uma aproximação de 1/2 grau ou 30 milhas náuticas,

ao longo de uma viagem da Inglaterra às Índias Ocidentais com uma duração não inferior a 6 semanas.


1714

Antoine Thiout publica uma versão do pêndulo de grelha (gridiron).

1714

Jeremy Thacker publica um panfleto propondo um método para achar a longitude, e onde aplica pela primeira vez o termo "cronômetro".


1715 ca.

Daniel Delander desenvolve o sistema de escape duplex para relógios.


1715 ca.

George Graham apresenta o sistema de escape "deadbeat".


1716

Henry Sully apresenta primeiro "Montre pour la Mer" à Académie des Sciences.


1719

Julián Le Roy publica o "Avis concernant les vrais moyens de régler les montres tant simple qu'a repetition".

1722

John Harrison concebe e constrói o relógio de estábulo de Brocklesby Park. O relógio aparentemente vulgar, representa a primeira tentativa de Harrison para vencer os malefícios da fricção nos mecanismos. Este relógio continua ainda hoje em funcionamento, após 285 anos de funcionamento contínuo.


1723

Henry Sully apresenta os seus segundo e terceiro cronômetros marítimos.

1725

John Harrison investiga a dilatação dos metais, o que resulta na sua aplicação do pêndulo de grelha (gridiron).

1726

John e James Harrison constroem dois reguladores em madeira contendo o sistema de escape "grasshopper" de Harrison.


1726

Henry Sully publica o "Une Horloge inventée et executée par M. Sulli".

1726

George Graham publica o "A contrivance to avoid irregularities in a clock's motion", publicado no Philosophical Transactions of the Royal Society em 1726. Graham afirma que em 1715 tentou verificar se existiam diferenças consideráveis na expansão de diferentes metais quando sujeitos a uma variação de temperatura.

1726

Antoine Thiout publica o "Quadrature d'une Pendule qui marque le temps vrai et le temps moyen en minutes et seconds".

1728

Morre o relojoeiro inglês Henry Sully.

1730

Manuscrito de John Harrison no qual ele descreve o método que utilizou ao observar o movimento aparente de uma estrela, obtendo assim o tempo sideral, e por ajustamento do resultado em 3 minutos e 54 segundos, o tempo médio solar.

1735

Novo sistema de escape de Jean Baptiste Dutertre consistindo de um Duplex com dois balanços engrenados um ao outro. Apresenta também um relógio de pêndulo duplo para uso no mar.

1735

John Harrison completa o seu primeiro cronômetro marítimo, o H1.


1737

Os comissários do "Board of Longitude" se reúnem pela primeira vez.

1739

John Harrison termina o seu segundo cronômetro marítimo, o H2.


1741

Antoine Thiout publica o "Traité d'Horlogerie Méchanique et Practique", um importante tratado prático sobre relojoaria.

1748

Pierre Le Roy inventa o "pivoted detent escapement".


1752

A Inglaterra adota o calendário Gregoriano. Nesse ano o dia 2 de Setembro foi seguido pelo dia 13 do mesmo mês, perdendo-se 11 dias.


1753

John Jeffrys constrói um relógio segundo as especificações de George Harrison para uso pessoal do mesmo.

1754

Thomas Mudge apresenta um cronômetro marítimo experimental. O primeiro exemplar de um "detached lever escapement".


1755

Jean André Lepaute publica o "Traité d'Horlogerie".


1756

Pierre Le Roy termina o seu primeiro cronômetro marítimo que apenas funciona durante seis horas.

1757

John Harrison completa o seu terceiro cronômetro marítimo, o H3.


1759

John Harrison completa o seu quarto cronômetro marítimo, o H4, e que representa uma quebra total com os métodos anteriormente utilizados.


1761-1762

Primeiro teste do H4 de John Harrison durante uma viagem para a Jamaica, e que passaria pela ilha da Madeira a 9 de Dezembro. No final desta viagem de três meses, o erro apresentado pelo H4 foi calculado em 5,1 segundos em 62 dias. Na viagem de regresso, ao chegar a Spitshead, o H4 tinha atrasado apenas 1 minuto e 54 segundos em 147 dias. Surgiram dúvidas no que refere à validade destas medições e o "Board of Longitude" ordenou novos testes por meio de uma viagem às ilhas Barbados.

1761

Ferdinand Berthoud apresenta o seu primeiro cronômetro marítimo.


1763

Pierre Le Roy apresenta o seu segundo cronômetro marítimo com 3 pés de altura à Academia Real das Ciências de Paris.

1764

O H4 é sujeito a uma segunda viagem de teste. Ao longo de 156 dias foi medido um erro de 1/10 de segundo por dia.

1765

Pierre Le Roy inventa em Paris o balanço auto-compensado.

1765

O H4 de John Harrison é examinado por um comitê nomeado pelo "Board of Longitude".

1766

Alexander Cumming escreve "The Elements of Clock and Watch Work" onde publica detalhes do seu primeiro escape de força constante.


1766

Pierre Leroy apresenta o "Pivoted Detent Escapement".


1767

John e William Harrison iniciam a construção do H5, uma versão melhorada do H4.


1767

Harrison publica o "Principles" onde resume todas as suas idéias e descobertas aplicadas ao longo da construção dos diversos cronômetros marítimos.

1768

O Rei George III manda construir um observatório em Kew, onde mais tarde teriam lugar os célebres "Kew trials".


1769

Larcum Kendall termina uma cópia do H4 de Harrison, ficando esta conhecida por K1.


1770

Harrison termina a construção do seu 5º cronômetro marítimo, o H5.

1770s

Introdução do mostrador de cor branca em Birmingham.

1771

Francis Wollaston publica o "An Account of the Going of an Astronomical Clock' Philosophical Transactions of the Royal Society", onde descreve um pêndulo regulador de John Holmes com uma vara em madeira.

1772

Harrison consegue que o seu H5 seja testado e aferido pelo observatório particular do Rei George III. Os registos indicam um ganho de 42 segundos em 71 dias.

1773

Ferdinand Berthoud publica o Traité des Horloges Marines, dedicado ao Rei Luis XV tendo-lhe concedido uma pensão anual de 4500 Livres.

1774

Thomas Mudge completa o seu Cronômetro Marítimo nº1 que incorpora um escape de força constante.

1774

Alexander Cumming apresenta um escape de gravidade.

1775

John Arnold obtém a sua primeira patente pelo seu balanço de compensação térmica e com mola helicoidal.

1776

Morre John Harrison exatamente 83 anos após o seu nascimento em 1693.

1777

Thomas Mudge fabrica mais dois cronômetros marítimos similares ao primeiro de 1774. Chama-os de "Azul" e "Verde" devido às suas cores distintas.

1780

Nesta época o custo de um cronômetro marítimo tinha descido para 80 libras, no caso de um Arnold, e para 65 libras no caso de um Earnshaw. Cronômetros de bolso custavam ainda menos. A partir desta altura, os diários de bordo dos navios começaram a apresentar inscrições com referências de leitura da longitude obtidas por meio de um cronômetro marítimo.

1782

John Arnold patenteia um "spring detent escapement".

1783

Thomas Wright patenteia um "spring detent escapement".

1785

John Leroux apresenta o "lever escapement with draw".

1790

Nesta altura já John Arnold e Thomas Earnshaw eram fornecedores oficiais da marinha de guerra britânica e da marinha mercante, mantendo a produção de um fluxo constante de cronômetros marítimos suficientemente fiáveis e precisos para permitir um cálculo da longitude no mar.

1792

O calendário revolucionário francês inicia a sua contagem à meia-noite do dia 21 de Setembro, sendo apenas formalmente adotado a 4 Frimaire do ano 2, ou seja a 24 de Novembro de 1793. Este calendário foi utilizado até ao dia 10 Nivose do ano XIV, ou seja 31 de Dezembro de 1805.


1795

Abraham Louis Breguet termina o seu primeiro sympathique.


1795

Abraham Louis Breguet inventa o turbilhão.


1798

Abraham Louis Breguet patenteia um sistema de escape de força constante.

1797

É instituído o "Act of Parliament" na Inglaterra, que concede ao rei o direito de cobrar impostos sobre relógios.

1710

Samuel Watson inventa o repetidor de cinco minutos.

1720

George Graham constrói um dispositivo com pêndulo e pesos, e um ponteiro que indicava os quartos de segundo que, teoricamente, também dividia o segundo em dezesseis avos.

1721

A Inglaterra começa a perder parte de seu domínio frente a Genebra e, mais tarde, frente aos relojoeiros de Neuchâtel, que, ao final deste século, superariam a seus pares genebrinos.

1727

Nasce na Suíça Ferdinand Berthoud, que se instalou em Paris (onde faleceu em 1807) e se tornou famoso por produzir os melhores cronômetros marítimos de seu tempo.

1747

Nasce o relojoeiro suíço Abraham-Louis Breguet em Neuchâtel (faleceu em Paris em 1823). Entre suas invenções destacam-se o turbilhão, a proteção antichoque para os pivôs do eixo do balanço, seu próprio escape de alavanca, a espiral Breguet e um dispositivo de compensação para relógios.

1747

Nasce o relojoeiro suíço Abraham-Louis Breguet em Neuchâtel (faleceu em Paris em 1823). Entre suas invenções destacam-se o turbilhão, a proteção antichoque para os pivôs do eixo do balanço, seu próprio escape de alavanca, a espiral Breguet e um dispositivo de compensação para relógios.

1750

São criados os primeiros "rose engines" giratórios para guilloché.

1755

O parisiense Caron cria, para Madame Pompadour, um relógio-anel ao qual se dava corda através de um aro giratório e cuja hora era ajustada por uma chave.

1757

O inglês Thomas Mudge inventa o escape de alavanca que é, junto com o escape de retenção, o mais importante dos chamados escapes “livres”. Mudge também concebeu mecanismos para a equação do tempo, calendário perpétuo e repetição de minutos, entre outros.

1760

É aberta a primeira loja de relógios na Suíça: Beyer, em Zurique.

1766

O Parlamento Britânico publica os resultados da avaliação do cronômetro marítimo H4 de John Harrison, após 5 anos de testes. Harrison fi recebeu parte do prêmio de £20,000.

1775

É inventado um calibre plano com pontes, denominado calibre Lépine em honra a seu criador, o francês Jean-Antoine Lépine. Seu princípio ainda é utilizado nos relógios mecânicos.

1776

O genebrino Jean-Moïse Pouzait inventa um relógio com segundos independentes, considerado precursor do cronógrafo.

1784

O inglês Thomas Earnshaw introduz um novo mola de escape de retenção para cronômetros de bolso e cronômetros marítimos. Sua invenção foi amplamente utilizada pelos relojoeiros.

1787

Nasce em Biel, na Suíça, Pierre-Frédéric Ingold, um importante precursor da produção mecanizada e de partes intercambiáveis.

1790

Em Genebra, Jacquet-Droz e Leschot produzem um relógio fixado a uma pulseira, que seria registrado em seus livros contábeis.

 
 

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