A MB&F acaba de revelar o “Horological Machine Nº2-SV”, com o seu topo de cristal de safira sobre uma base em titânio negro. Com uma cobertura totalmente transparente, o HM2-SV permite um acesso visual sem precedentes aos 349 componentes acabados à mão que movimentam as indicações sobre os dois mostradores icônicos deste modelo.
A dureza do cristal de safira é superada apenas pela do diamante, o que confere à metade superior desta caixa, que é também a mais exposta, uma resistência à abrasão fora do comum. Um fato que deverá ser responsável por uma notável longevidade.
A relojoaria há muito conta com a presença do cristal sintético de safira como substituto do habitual vidro mineral, mas com um uso muito mais limitado, e por uma boa razão. A safira adquire a sua resistência a elevadas temperaturas, caracteriza-se por uma ausência de porosidade e apenas reage a ácidos acima dos 300°C. No entanto, estas mesmas propriedades que a tornam tão atraente como material potencial na construção de caixas, também a tornam extremamente difícil de trabalhar, requerendo ferramentas com diamante sofisticadas para a maquinar, sendo ainda necessário sujeitá-la a um polimento cuidadoso de maneira a dar à sua superfície naturalmente opaca a necessária transparência. Este processo seria extremamente difícil mesmo para um componente com esta dimensão, mas extravasam a razoabilidade se considerarmos a presença de ângulos, furos de fixação, cortes e sulcos de vedações, que ultrapassam os limites da tecnologia associada ao cristal de safira que até agora se julgava possível.
Surpreendentemente, e porque é praticamente inédita, a espessura do cristal de safira tem substanciais 3,6 mm. Com um tratamento antirreflexo aplicado a ambas as superfícies, a caixa tornou-se virtualmente invisível, permitindo a plena apreciação da miríade de “nuances” sublimes que nos são reveladas pelo movimento complicado. Oito parafusos de fixação atravessam o cristal de safira como pilares assim como a vedação azul, garantindo a estanqueidade das duas metades, e contribuindo para a natureza arquitetural desta caixa tridimensional. O tom azul cativante da vedação é replicado nos discos das horas e das fases da lua, e também na massa oscilante em ouro rosa azulado de 22 K na forma de machado de batalha que se mantém visível no verso do relógio.
De modo a garantir a máxima visibilidade e passagem de luz pelo movimento, os dois mostradores – minutos e data – também foram construídos em safira levemente escovada, garantindo a máxima legibilidade da numeração cinza, assegurando assim a passagem da luz para o movimento abaixo.
Apesar deste “Horological Machine Nº2-SV” ser um medidor do tempo do século XXI em todos os sentidos, a qualidade e execução dos acabamentos à mão demonstram um grau de excelência estreitamente associados às características de uma manufatura. É esta excelência e atenção ao detalhe que se torna visível à medida que a luz inunda o interior deste mecanismo, refletindo e cintilando sobre as superfícies altamente polidas e chanfradas manualmente, dando vida à rica combinação de cores, materiais, formas e texturas.
O movimento, desenvolvido pelo consagrado mestre relojoeiro Jean-Marc Wiederrecht, representa o primeiro exemplo no mundo de um movimento mecânico com horas saltantes instantâneas, minutos retrógrados concêntricos, data retrógrada, fases da lua bi-hemisférica e carga automática. Um ponto alto, entre outros, da complicação deste HM2 é a elevada eficiência energética do seu mecanismo de horas saltantes e indicações retrógradas desenvolvida por Wiederrecht, que utiliza um trem de engrenagens com dentes assimétricos de forma a garantir a máxima precisão e ausência de folgas.
HM2-SV – Características técnicas
Movimento:
Funcionalidades desenvolvidas por Jean-Marc Wiederrecht, reguladas e impulsionadas por um órgão regulador e trem de engrenagens da Girard-Perregaux.
Frequência de oscilação de 28.800 vph
Massa oscilante da carga automática em ouro rosa 22 K (cobertura azulada)
Números de componentes – 349 incluindo 44 rubis
Funções:
Mostrador esquerdo: Data retrógrada e fases da lua bi-hemisférica
Mostrador direito – Horas saltantes e minutos retrógrados concêntricos
Caixa:
Safira / Titânio
Dimensões (excluindo garras e coroa): 59 mm x 38 mm x 13 mm
Resistente à imersão até 30 metros (3 atm)
Numero de componentes: 120 (caixa apenas)
Cristais de Safira:
Topo da caixa em cristal de safira sobre o duplo mostrador com tratamento antirreflexo em ambas as superfícies. Fundo com tratamento antirreflexo em apenas uma face.
Mostradores:
Cristal de safira escovado e discos metálicos azulados.
Pulseira e fecho:
Crocodilo negro costurado à mão com fecho dobrável em titânio e ouro branco 18 K.
O “Horological Machine Nº2-SV” é uma edição limitada a apenas 25 exemplares.
|