Em 22 de Outubro de 2009, em uma cerimônia na Sezione Velica da Marinha Italiana em La Spezia, o Eilean foi entregue pelo estaleiro Francesco Del Carlo para a Officine Panerai, patrocinadora oficial do Panerai Classic Yachts Challenge, o mais importante circuito internacional de regatas para iates clássicos.
O Eilean, um veleiro de dois mastros e 22 metros de comprimento, projetado e construído em 1936 pelo lendário estaleiro Escocês Fife, retornou ao seu esplendor original após mais de dois anos e meio de um completo trabalho de restauração.
A entrega do Eilean, que seguiu-se ao lançamento técnico em Setembro e aos subsequentes testes no mar, foi marcada por uma cerimônia oferecida pela Marinha Italiana, na presença do Vice-Almirante Franco Paoli, Comandante-em-Chefe do Departamento do Mar Tirreno da Marinha Italiana. Uma série de imagens históricas e fotos foram expostas na ocasião, documentando a longa história que levou ao salvamento e ao renascimento do Eilean. As fotografias do trabalho de restauração foram tiradas por Francesco Rastrelli.
A restauração transformou totalmente o Eilean a partir do estado de deterioração no qual se encontrava quando foi comprado pela Panerai em 2006. Ele se encontrava na ilha caribenha de Antigua e foi levado à Itália em um navio cargueiro em fevereiro de 2007. Uma completa renovação preservou não apenas sua forma e características, mas também a maioria de seu materiais originais. Por mais de dois anos e meio, este projeto manteve ocupada uma equipe de artesãos do estaleiro Francesco Del Carlo, em Viareggio, supervisionada por Enrico Zaccagni.
O Eilean é caracterizado por linhas de proporções que ampliam a sua beleza. Ele possui dois mastros, cada um com sua própria vela triangular. Sua estrutura é composta, com madeira de Burma suportada por um esqueleto metálico revestido por zinco. Com sua linhas essencialmente sóbrias, o barco não foi originalmente construído para participar de regatas. Ainda hoje ele mostra sua verdadeira alma e a grande elegância que é a perfeita parceira para seus detalhes funcionais.
Durante sua longa história, ele já cruzou o Atlântico não menos que 36 vezes. Ele também já teve seus proverbiais 15 minutos de fama em 1982 quando foi escolhida pelo grupo pop Duran Duran, no auge de sua fama, para a gravação de seu vídeo “Rio”.
“Ver o Eilean restaurado à sua antiga glória é emocionante, e estou certo de que todos os amantes de veleiros antigos compartilham de minha emoção”, declarou Angelo Bonatti, CEO da Officine Panerai. “Com sua elegância e linhas perfeitas, Eilean não é apenas um extraordinário exemplo de manufatura e autenticidade, mas também um símbolo de um amor pelo mar que apenas a vela pode expressar.”
A ligação entre a Marinha Italiana e a Officine Panerai vem de longe. Em 1936, ano em que Eilean foi construído, o produtor Florentino de relógios criou o primeiro protótipo de um relógio subaquático para missões de mergulho para os comandos da Real Marinha Italiana. Em reconhecimento de sua história e dos muitos aspectos em comum entre o iatismo clássico e alta relojoaria, há anos a Panerai tem promovido a cultura da vela com o Panerai Classic Yachts Challenge.
Eilean zarpará no início de 2010 para sua primeira travessia do Atlântico após sua restauração e no mês de Abril participará da Antigua Classic Week, o primeiro evento do Panerai Classic Yachts Challenge 2010.
Ao final do circuito, Eilean será a estrela de diversas iniciativas para a promoção da cultura da vela e de iates clássicos.
Exclusivamente para o Eilean, a Officine Panerai produziu diversos instrumentos náuticos: um barômetro, higrômetro, termômetro, relógio de parede e um cronômetro marítimo.
Este último, construído com uma caixa em aço escovado e aro em aço escovado com extremidades polidas, abriga o movimento a corda manual calibre OP XX. O conjunto é montado em uma caixa de madeira.
|