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RM 004-V2 Felipe Massa

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Após o sucesso do RM 005 em 2006 e do RM 011 em 2007, o RM 004 é o mais novo modelo a trazer o nome do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, que também é piloto de teste de todos os relógios Richard Mille.


O RM 004 Felipe Massa tem uma platina principal em nanofibra de carbono, cronógrafo “split-seconds” e traz as cores da bandeira brasileira em seu aro interno, além de uma coroa vermelha.

Esta série limitada de 40 excepcionais relógios, dos quais 25 serão em ouro vermelho, 10 em ouro branco e 5 em titânio, estará disponível a partir deste ano.

O calibre RM 004-V2 Felipe Massa é um mecanismo a corda manual com indicação de horas, minutos, cronógrafo, “split-seconds”, reserva de marcha, indicador de torque e indicador de função.

Sua caixa tem dimensões de 48 mm de comprimento por 39,70 mm de largura e 14,95 mm de espessura.


Principais características

Platina principal em nanofibra de carbono

Este é um material composto isotrópico criado a partir de nanofibras de carbono moldadas sob pressão de 7.500 N/cm2 e uma temperatura de 2.000˚C, resultando em um material com alta estabilidade mecânica, física e química em todas as direções. Estruturas como essa são amorfas, quimicamente neutras e dimensionalmente constantes dentro de uma faixa muito larga de temperaturas, o que assegura a máxima integridade do movimento sob quaisquer condições.


O cronógrafo

O cronógrafo possui uma moderna arquitetura que inclui uma roda de colunas em titânio. Ele é operado através de dois botões, situados na posição das 8 horas (partida e parada) e 10 horas (“reset”). A função “split-seconds” é acionada pelo botão situado na posição das 4 horas.


Indicador de torque

Fornece informação sobre a tensão da mola principal, permitindo a otimização da cronometria. Abaixo de 53 dNmm, a mola é considerada muito frouxa; acima de 65 dNmm, a excessiva tensão pode afetar negativamente a operação do mecanismo, ou mesmo danificá-lo. Esta indicação aparece à direita do tambor.


Indicador de função

De forma similar ao do câmbio de um automóvel, permite a visualização das posições de corda, neutra e ajuste da hora quando a coroa é puxada. Cada posição é indicada por um ponteiro às 4 horas, que exibe as seguintes funções: W (corda) – N (neutra) – H (ponteiros).


Entre outras importantes características do mecanismo, estão o balanço de inércia variável, o tambor de corda de rotação rápida, espiral de curvatura exclusiva e um novo escapamento com design linear. A reserva de marcha de cerca de 50 horas é indicada à esquerda do tambor. Seu acabamento inclui chanfrados, polimentos e granulamento circular feitos à mão.
 
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