A história do Cabestan teve início quatro anos atrás quando Jean-François Ruchonnet decidiu fundar sua própria marca. Um micro-mecânico por formação, ele está na indústria de relógios há 25 anos, tendo iniciado na Chopard em 1984, e depois trabalhado em muitas marcas como Tag Heuer e Breguet através de sua empresa DMC.
“Eu concebia imagens virtuais,” diz Ruchonnet. “Então resolvi sair do “virtual” para a realidade. Quer dizer, eu estava cansado de trabalhar para os outros, então decidi criar uma trilogia de mecanismos baseada em um carro, um barco e um avião. Vendi o movimento baseado no motor de um carro para uma grande marca; o segundo movimento ficou comigo para com ele criar uma marca – esta marca é a Cabestan.”
Embora seja um micro-mecânico por formação, Ruchonnet também teve formação como relojoeiro, mas sua história real tem uma trajetória da miséria à riqueza construída com tenacidade e um tremendo talento. “Eu não sou um designer, não sou um engenheiro, realmente sou uma pessoa da rua,” diz Ruchonnet. “Eu era um sem-teto aos 18 anos de idade, aprendendo tudo por minha conta, na prática de meus empregos.”
A ideia da marca Cabestan, o conceito CreaLuxe, está baseada em sua visão de relojoaria. “Eu aprendi pela experiência que se você quer algo bem feito você tem de fazer por si mesmo. Então sabia que se eu quisesse realizar esse projeto teria de me envolver com os clientes, com parceiros nos quais que eu pudesse confiar, e que eu teria que investir em uma fábrica. Na Cabestan nós compramos pulseiras e o vidro, mas todo o restante é feito “in-house” – uma fábrica realmente integrada.”
“Na lateral do cabrestante náutico, vê-se a roda do leme atrás, e quando se olha sobre ele vê-se a pequena corrente que desce no deck com a âncora na sua extremidade,” explica Ruchonnet. “Com este relógio dá-se o mesmo. Quando você olha para a lateral do Cabestan você vê os cabrestantes, as manivelas, e quando você vira o relógio para baixo ele se parece com o casco de um barco, seja uma catamarã ou um trimarã.”
Em 2008, Eric Coudray e parte da equipe do gyro-tourbillon se juntaram a ele, o que o faz acreditar que agora ele possua uma das melhores equipes de relojoeiros do mundo. “Eu acredito em espírito de equipe, meu assistente é jovem, meus relojoeiros são jovens, estou rodeado por pessoas jovens. Tenho 44 anos e sem minha equipe nada teria sido realizado.
“Sou um epicurista que vive seu próprio sonho. Eu sempre estabeleci objetivos para mim mesmo e sempre trabalhei muito duro para atingi-los. Cheguei a um ponto em minha vida em que estou realmente feliz. Tenho uma esposa maravilhosa, filhos maravilhosos, uma grande equipe e um grande equilíbrio e minha vida, e sinto que tenho o dever de compartilhar tudo isto… daí minha participação no Only Watch.”
Ruchonnet mora próximo ao famoso piloto de Rally WTC Sebastien Loeb, que é também um amigo e que gentilmente concordou em assinar o Cabestan Only Watch. “Nós o faremos juntos, e assim teremos um relógio para as crianças,” disse Loeb.
“Para o Only Watch nós criamos um relógio extremamente sofisticado e raro, um Cabestan Winch Tourbillon Vertical, e penso que a assinatura de Sebastien Loeb o tornará ainda mais raro,” diz Ruchonnet. “Muitas pessoas o solicitam, e ele é um cara muito legal mas nem sempre pode atender, contudo ele se ofereceu para fazer isto para o Only Watch e eu estou realmente agradecido.”
Este relógio é bicolorido, combinando o titânio natural e titânio em PVD negro. As rodas são douradas, a corrente é a padrão Cabestan, e tem as mesmas características das de um Cabestan normal, sendo extremamente precisas. Os tambores são pretos com numerais luminescentes em branco.
Nas laterais há grades de ventilação em colméia semelhantes às vistas na frente de carros esportivos. O fundo da caixa é gravado com um desenho da pista de Monte Carlo e com a assinatura do cinco vezes campeão mundial de rali Sebastien Loeb e “No 1/1”.
“É um dos mais precisos relógios do mundo,” diz Ruchonnet. “Ele possui um escapamento de força constante e uma “alavanca de câmbio”. E o turbilhão é impulsionado pela força constante da corrente.”
O movimento a corda manual calibre CAB EC 101 tem um total de 1352 componentes, entre os quais se incluem os 450 elos da corrente de 230 mm de comprimento e os seus 150 rebites, montados à mão. Ele traz indicações de horas, minutos, segundos e reserva de marcha em tambores giratórios, sendo os segundos sobre o turbilhão vertical.
Os dois cristais em Pyrex são termoformados e ajustados à caixa manualmente.
|