O leilão de verão da Antiquorum “Timepieces from Twentieth Century Icons”, que ocorrerá no próximo dia 11 de Junho, promete ser um pólo de atenção importante considerando as características históricas de algumas das peças que estarão presentes. Uma série de relógios de pulso que pertenceram a alguns das maiores personalidades do século XX, como o Presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt, Frank Sinatra, Sammy Davis Jr e Steve McQueen, serão acompanhados por outra seleção de modelos das mais importantes marcas mundiais. O leilão ocorrerá na sede da Antiquorum na Madison Ave. de Nova Iorque. Os lotes estarão disponíveis para análise ao longo das próximas semanas em Tóquio, Bangkok, Hong Kong, Los Angeles e Nova Iorque. Selecionamos 4 das peças mais características deste leilão:
Heuer – Steve McQueen
Este Heuer “Mônaco” foi a propriedade do ator e entusiasta do automobilismo Steve McQueen, tendo sido usado pelo próprio durante as filmagens do filme “Le Mans” de 1971. McQueen ofereceu o relógio ao seu consultor financeiro após o seu regresso das filmagens, como agradecimento pelo trabalho de reestruturação das suas próprias finanças e das de sua empresa, Solar Productions Inc. O “Monaco” foi originalmente lançado pela Heuer em 1969 como tributo ao Grande Prêmio do Mônaco. A base de licitação foi fixada entre os $ 10,000 e os $ 20,000.
Tiffany & Co - Presidente Roosevelt
Um Movado em ouro 14 K vendido pela Tiffany & Co, oferecido ao Presidente americano Roosevelt como presente do seu último aniversário aos 63 anos. O relógio foi-lhe oferecido pelo cunhado, o Coronel John Boettinger, em 30 de Janeiro de 1945. Este relógio tem uma importância histórica única, e faz-se acompanhar por correspondência que lhe confere a autenticidade necessária. O modelo é um Movado Ref. 44776 com triplo calendário, produzido em 1944.
O presidente Roosevelt, também conhecido pela abreviatura FDR, foi o 32º presidente dos Estados Unidos da América, e o único na sua história a ter cumprido quatro mandatos (1933 – 1945). Reconhecido como um dos maiores presidentes da história, o seu mandato atravessou a grande depressão dos anos 30 e a segunda guerra mundial. O relógio foi usado por FDR nos dois últimos meses de sua vida, tendo provavelmente estado presente durante a conferência de Yalta, em Fevereiro de 1945, e é possível que ele o estivesse usando quando faleceu a 12 de Abril de 1945 em Warm Springs, na Geórgia. A base de arremate foi estimada entre os $ 50,000 e $ 60,000.
Gruen – Frank Sinatra
Este Gruen em ouro rosa 14 K faz-se acompanhar por uma corrente em plaquê de ouro de 49 cm com 12 elos em forma de letras que descrevem “Frank Sinatra”. O relógio foi vendido junto com o patrimônio de Al Silvani que o recebeu como presente de Frank Sinatra, um dos seus mais chegados amigos. Silvani apareceu numa série de filmes em que contracenava com Frank Sinatra. Base de licitação de $ 10,000 a $ 15.000.
Cartier - Sammy Davis Jr.
Pertencente a outro amigo de Frank Sinatra, o Cartier de Sammy Davis Jr foi-lhe oferecido pelo próprio Frank Sinatra no final dos anos 80, e apresenta a inscrição “Sammy I Luv Ya F.A.S.”. O Cartier, "Pasha Quartz - Two-Time-Zone," Ref. 0321 em ouro amarelo de 18 K com duplo fuso horário, dia, data e indicação de fases da lua, foi produzido em 1987. Base de arremate entre $ 10,000 e $ 20,000.
|