Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 23 de novembro de 2024                                                                         
notícias
Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Protótipo do movimento de manufatura HUB1240
Clique para zoom
O calibre HUB1240 e o King Power
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Após a conferência de imprensa da Hublot, Jean-Claude Biver serve o queijo de produção própria aos seus convidados

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Entrevista com Jean-Claude Biver

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Basel, Suíça – 28/03/2009

Jean-Claude Biver é um empreendedor de personalidade exuberante e extrovertida, que se tornou CEO da Hublot em Junho de 2004. Sob sua gestão, a Hublot experimentou um sucesso estrondoso e um crescimento exponencial.

Durante Baselworld 2009, Jean-Claude Biver recebeu a equipe de Relógios & Relógios para uma agradável entrevista na qual estiveram presentes temas como inovação e futebol, parcerias e relógios.





Relógios & Relógios: Hublot é uma marca famosa pela inovação. A primeira marca a introduzir pulseiras de borracha em relógios de luxo, a fusão de materiais... O que podemos esperar da Hublot em termos de inovação daqui para frente?

Jean-Claude Biver: Esta é uma questão difícil porque se eu lhe disser as próximas inovações, as pessoas saberão o que está por vir. E eu quero que todos me sigam, não quero que os outros lancem o mesmo produto que eu ao mesmo tempo. Prefiro que eles tenham o mesmo produto, mas 6 meses depois. Se você está à frente e todos te seguem, você é o primeiro, e se alguns meses mais tarde todos fazem o mesmo isto é muito bom, porque te põe na liderança. Se eu lhe disser agora, todos irão ler e usarão o mesmo novo material, e eu serei igual aos outros. Então eu nunca lhe direi o que está por vir. Não porque eu não goste de você (risos), mas porque essa é a minha política. Então, vocês podem esperar da Hublot no futuro outros importantes aspectos de fusão, outras cores diferenciadas, outros importantes materiais e novos desenvolvimentos em movimentos. Quais? Eu não direi a vocês...


R&R: Vocês estão trabalhando em um novo movimento de manufatura, não estão?

JCB: Nós temos um novo movimento 100% “in-house” (HUB1240) que irei mostrar-lhes depois. Ele está na série “00”, ainda não está otimizado. Quando você cria um movimento, você faz o projeto e o faz trabalhar no computador. Então, produz 500 movimentos e os monta. Você então o vê funcionar, mas percebe que seria melhor se você mudasse isso ou aquilo… Então você tem de fazer mudanças. Nós agora estamos nesse processo. A série 00 de protótipos com 500 peças já foi feita, agora estamos trabalhando na série 01. Faremos mudanças, novos testes, e após as otimizações necessárias continuaremos. Os primeiros 1.000 movimentos estarão montados e acabados em Fevereiro próximo.


R&R: Então ele estará pronto para a próxima Baselworld?

JCB: Sim, ele deve estar! (O Sr. Biver bate três vezes na madeira).


R&R: Vocês recentemente lançaram um novo modelo Ayrton Senna em parceria com o Instituto Ayrton Senna…

Nós temos uma parceria que espero que dure por muitos anos. Não é uma parceria para uma ou duas edições limitadas; é uma parceria de pessoas. Viviane Senna, Bruno Senna e o Instituto não são nossos parceiros de negócios, nós somos verdadeiramente amigos. Nós compartilhamos diversos valores.

Nós também somos associados a entidades de caridade que cuidam de crianças na Índia e no Oriente Médio. E temos a parceria com Viviane e o Instituto Ayrton Senna que cuida de crianças no Brasil. Então, compartilhar e auxiliar é um conceito que sempre procuramos desenvolver e promover. Isto faz parte de nossa cultura. Já temos a primeira e a segunda edição; espero que possamos ir até a edição 50… Nós pretendemos lançar um novo modelo a cada ano. O ultimo relógio foi belíssimo, e o próximo também será fantástico.

As parcerias sempre deveriam ser duradouras. É como na vida, as pessoas deveriam permanecer casadas para sempre; se você as casa com uma pessoa, depois com outra e outra – não é a melhor solução. Nós procuramos parcerias duradouras. E para isto, não pode ser baseada apenas em dinheiro, pois o dinheiro não pode resistir a longo prazo. Amor e coração podem. O dinheiro não é tudo. Parcerias em que se ganha dinheiro são ótimas, por que não, mas ele não é suficiente. Uma parceria duradoura deve ser baseada em relações humanas, em compartilhar mentalidades, filosofias, valores e ética. Se então vem o dinheiro, então está ótimo.


R&R: Hublot foi a primeira marca de relojoaria de luxo a patrocinar o futebol, com a Eurocopa e o Manchester United. Vocês pretendem incrementar estes patrocínios?

JCB: Não, não pretendemos. No futebol, queremos ser parceiros apenas de eventos, clubes e pessoas que nunca perdem. A Eurocopa nunca perde; a Suíça pode perder, jogando a Eurocopa. Mas o evento nunca perde, ele sempre vence, é sempre um sucesso. Uma Copa do Mundo nunca perde. O Manchester United, bem, é melhor que eles vençam as partidas, mas se eles perdem isto não importa porque ele é uma lenda. No Brasil, Pelé não precisa jogar futebol; ele continua tão bem sucedido como antes. Maradona não precisa jogar futebol, ele sempre será popular; ele nunca perde. Portanto nós queremos associar a Hublot apenas com vencedores, que nunca perdem.

O F. C. Barcelona é um vencedor de hoje, ano que vem eles podem perder. O Manchester United nunca perde porque esta equipe se tornou uma lenda. É como o Boca Juniors, ele não perde, é uma instituição. Portanto, Boca Juniors e Manchester são excelentes para a Hublot, e não a Juventus, Bayern, Barcelona, Inter, etc.; boas equipes, gosto delas, mas estas equipes não são instituições como o Manchester United e o Boca Juniors. Então queremos estar associados ao Manchester e eventualmente ao Boca Juniors. Quanto a eventos, nós queremos estar na Eurocopa e na Copa do Mundo. E eventualmente com algumas lendas vivas como Pelé e Maradona, por que não? Mas ainda não sei, temos que pensar sobre isso.

Então, o futebol é muito importante para nós. Nós realmente acreditamos nele. Talvez no Brasil o futebol seja diferente de outros países. No Brasil, eu não sei que pessoas estão interessadas no esporte. Na Europa, temos todos os políticos importantes, empreendedores, celebridades; todos eles estão presentes no futebol. Assim, o futebol é muito popular entre a elite. Talvez no Brasil ele seja mais popular entre as pessoas mais pobres, mas eu posso estar errado. Talvez seja o mesmo, não sei ao certo.

Então esta é a razão pela qual estamos no futebol. Todos no topo gostam do esporte. Naturalmente há uma parte dos apreciadores que não podem comprar nossos relógios, mas isto não importa. O importante é que todos saibam que Hublot é um bom relógio, mesmo que nem todos possam comprar nossos relógios.

Nós estamos muito felizes com o futebol, especialmente porque ninguém mais o está patrocinando.


R&R: Como o Sr. vê o desenvolvimento do mercado brasileiro para a Hublot?

JCB: Fantástico! Graças aos relógios, graças a Ayrton Senna, graças aos nossos revendedores. É um mercado muito difícil, devido aos altos impostos de importação. Mas pode se tornar o maior mercado na América Latina.


R&R: Sabemos que, devido aos impostos, muitos clientes compram relógios em outros países quando viajam. Com isso, os números das exportações para o Brasil não correspondem à realidade.

JCB: Sim, eles não são reais. Nós poderíamos multiplicá-los por várias vezes. O Brasil é um grande mercado para nós. Nós vendemos mais relógios na América Latina do que na América do Norte. O México é hoje o mais importante mercado individual na região. A Argentina é excelente, também. Nós temos com Rick De La Croix, da DLC Trading, nosso distribuidor para a América Latina, mais que uma parceria; é uma verdadeira amizade.


R&R: Acreditamos que o mais importante lançamento da Hublot este ano seja o King Power. O Sr. poderia fazer a gentileza de nos apresentá-lo?

JCB: Sim, naturalmente.

O Sr. Biver gentilmente nos apresentou o King Power em Zircônio e um protótipo do novo movimento in-house Hublot. A versão em ouro rosa e cerâmica do King Power não estava disponível naquele momento, infelizmente.


R&R: Para encerrar, uma curiosidade: soubemos que o Sr. também produz queijo…

JCB: Sim, seu nome é Biver… Fiz 5.000 quilos, mas não é para a venda, é apenas um presente para os meus amigos. Eu lhes darei um pedaço. É o melhor queijo da Suíça, e não sou eu quem está dizendo... (risos)


R&R: Muito obrigado pelo seu tempo e atenção.

JCB: Por nada. Vejo vocês no Brasil!
 
Topo
Mais Notícias:
30/10/2024 - Tissot e Mido - Grupo FiveHands anuncia retorno das marcas Tissot e Mido ao Brasil
 
25/10/2024 - Orient e Stock Car - Nova coleção SpeedTech Stock Car
 
10/10/2024 - IWC - Relógio de Lewis Hamilton vai a leilão beneficente
 
06/10/2024 - Formula 1 and LVMH - Formula 1 and LVMH announce historic 10-year Global Partnership
 
06/10/2024 - Fórmula 1 e LVMH - Fórmula 1 e LVMH anunciam Parceria Global histórica de 10 anos
 
27/09/2024 - Panerai - Submersible Navy SEALs 2024
 
26/09/2024 - IWC - Portugieser Perpetual Calendar 44
 
24/09/2024 - TAG Heuer - Cronógrafo Monaco Racing Green
 
21/09/2024 - Montblanc - Star Legacy Green Exploding Star
 
19/09/2024 - Bell & Ross - BR-03 Horizon Limited Edition
 
18/09/2024 - Watches and Wonders - Watches and Wonders Geneva 2025
 
18/09/2024 - Watches and Wonders - Watches and Wonders Genebra 2025
 
16/09/2024 - Breitling - As edições comemorativas Premier, Navitimer e Chronomat
 
11/09/2024 - Cyrus - Etheral Twin Orbital Tourbillon
 
10/09/2024 - TAG Heuer - Carrera Chronograph Extreme Sport
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2024

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais