O novo 1941 Grönograaf é o primeiro cronógrafo concebido pelos irmãos relojoeiros holandeses de Oldenzaal Tim e Bart Grönefeld.
Desde 2008, Bart e Tim, conhecidos como “The Horological Brothers” (“Os Irmãos Relojoeiros”), vêm produzindo aclamados relógios com mecanismos exclusivos, que incluem complicações como repetições de minutos, turbilhões, segundos mortos, entre outros. No entanto, até agora eles nunca haviam feito um cronógrafo!
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf.jpg[/img][/center]
O Grönograaf 1941 é a mais recente peça concebida no ateliê dos Irmãos Relojoeiros em Oldenzaal, na Holanda. É um cronógrafo de estilo clássico, mas, consistentemente com o “ethos” da Grönefeld, incorpora vários detalhes engenhosos.
Um movimento para puristas
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf_10.jpg[/img][/center]
Ao contrário dos cronógrafos acionados por came de produção em massa, o Grönograaf 1941 apresenta uma configuração clássica, ou seja, é controlado por uma roda de colunas e tem com acoplamento lateral, combinação que é sinônimo de relojoaria de alta qualidade. O calibre G-04 é uma verdadeira sinfonia de 408 peças e um espetacular exemplar de relojoaria concebida para puristas.
Conscientes de que os movimentos do cronógrafo são frequentemente sujeitos a impactos que podem danificar martelos e dobrar os ponteiros, os Irmãos Relojoeiros conceberam um sistema menos agressivo, um mecanismo de “reinicialização suave”. Um regulador centrífugo, posicionado às 4 horas, algo normalmente visto apenas em repetições de minutos, controla a função de reinicialização, fazendo com que ela seja mais suave com os componentes enquanto oferece um espetáculo fascinante no processo. Este regulador inclui dois pesos de ouro maciço.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf_9.jpg[/img][/center]
Dependendo da posição das cames-coração dos ponteiros dos contadores do cronógrafo, os ponteiros de minutos e segundos giram no sentido horário ou anti-horário, aumentando a sensação de teatro mecânico. O contador de 30 minutos, localizado na posição das 6 horas, apresenta um salto instantâneo dos minutos.
Os martelos com rubis diminuem o impacto ao retornar a zero, enquanto o sistema “keyless” apresenta um pinhão de corda cônico e uma roda-coroa, proporcionando uma ação de corda suave - cada detalhe visa aumentar o refinamento. O balanço de inércia variável mitiga a influência posicional e oferece estabilidade de marcha superior. A espiral com curva terminal Philips aumenta o isocronismo, fazendo com que a mola do balanço oscile de forma mais concêntrica.
A platina principal é embelezada com “spotting”, enquanto as pontes são feitas de aço inoxidável e polidas à mão. Além disso, as pontes têm centros microjateados, granulação circular no topo e diversas gravações em relevo. As cames-coração, a ponte do cronógrafo alongada, os chatons de ouro e as cabeças dos parafusos são decorados com polimento negro, realizado da maneira tradicional com pasta de diamante em folha de flandres. De forma consistente com os relógios Grönefeld anteriores, o acabamento é realmente digno do termo “Alta Relojoaria”. Na verdade, tudo é digno de um verdadeiro Grönefeld.
A caixa 1941, agora em tântalo
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf_2.jpg[/img][/center]
Em 2016, Bart e Tim lançaram o 1941 Remontoire, homenageando seu pai, Sjef, ao fazer uma referência ao ano de seu nascimento. A caixa 1941, medindo 39,5 mm, foi posteriormente usada para o Principia Automático e o Decennium Turbilhão e conquistou o coração de muitos colecionadores de relógios.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf_7.jpg[/img][/center]
A caixa 1941, com seu formato sinuoso, agora retorna, embora um pouco maior, medindo 40 mm de diâmetro. Contudo, a edição inaugural do Grönograaf, limitada a apenas 25 peças, traz a caixa 1941 feita de um raro metal, o tântalo. Este material é muito duro, resistente à corrosão, bio-inerte e exibe um brilho cinza-azulado. O tântalo é duas vezes mais denso que o aço inoxidável, mais pesado que o paládio, mas um pouco mais leve que o ouro.
O mostrador – uma verdadeira obra-prima holandesa
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf_5.jpg[/img][/center]
As horas e os minutos são indicados em um mostrador descentrado, um elemento que apareceu pela primeira vez no 1896 One Hertz e mais tarde no Parallax Turbilhão. O tempo é indicado por ponteiros de estilo “Lancette” e as horas são marcadas com índices trapezoidais. Os ponteiros são de aço azulado termicamente, mantendo a tradição relojoeira, com os centros recebendo polimento espelhado.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf_3.jpg[/img][/center]
Como mencionado anteriormente, o regulador centrífugo fica na posição das 4 horas. Quando o botão de volta para zero é pressionado, o regulador ganha vida, não apenas desempenhando um papel funcional, mas oferecendo uma espetacular performance animada.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf_6.jpg[/img][/center]
Um contador de 30 minutos, localizado na base do mostrador, apresenta um ponteiro estilo Breguet, de salto instantâneo para facilitar a leitura. Os pequenos segundos ficam às 9 horas, enquanto um indicador de reserva de marcha, posicionado logo acima, é equipado com um seta, aparentemente flutuando ao lado de um trilho, transmitindo o estado do carregamento da mola principal. O ponteiro central dos segundos do cronógrafo segue o estilo clássico de Breguet e dialoga com uma faixa nitidamente marcada posicionada no anel periférico, informando os segundos decorridos de forma bastante clara.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf_4.jpg[/img][/center]
A “Première Edition” do 1941 Grönograaf será produzida em tântalo e limitada a apenas 25 peças. A seguir, a Grönefeld lançará 188 peças em aço inoxidável.
Os Irmãos Relojoeiros
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf_11.jpg[/img][/center]
Talvez fosse inevitável que Bart Grönefeld seguisse os passos de seus antepassados e se tornasse um relojoeiro. Tendo concluído seus estudos na escola técnica na cidade natal de Oldenzaal, Bart se matriculou na escola para técnicos relojoeiros de Rotterdam. Já apaixonado pela arte, o fascínio de Bart pela relojoaria cresceu exponencialmente quando frequentou a WOSTEP em Neuchâtel, na Suíça. Foi lá que seu professor, Antoine Simonin, mostrou ao jovem vários relógios de bolso equipados com diferentes complicações. Um relógio de bolso em particular que Bart viu apresentava pontes de aço, um detalhe que mais tarde inspiraria as distintas pontes de aço inoxidável da Grönefeld.
Da mesma forma, a exposição de Tim Grönefeld a complicações começou na escola de relojoaria e foi intensificada trabalhando em várias complicações em Le Locle. Mais uma vez, foi a exposição de Tim a mecanismos complexos que serviu para aumentar seu fascínio pela relojoaria clássica.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3923/1941_Gronograaf_12.jpg[/img][/center]
Desde 2008, Bart e Tim, “The Horological Brothers”, têm produzido uma variedade de mecanismos exclusivos, incluindo um repetidor de minutos com turbilhão, segundos saltantes, um turbilhão voador com segundos com hacking, etc. ganhando dois prestigiosos prêmios no GPHG: “Melhor Turbilhão” para o modelo Parallax em 2014 e o “Melhor Relógio Masculino” para o 1941 Remontoire em 2016.
O espetacular 1941 Grönograaf é uma peça que condensa três gerações de know-how relojoeiro, as jornadas profissionais de ambos os Horological Brothers e a manifestação de sua extraordinária paixão pela relojoaria.
Movimento
A corda manual Calibre G-04
Diâmetro: 32,0 mm
Espessura: 6,15 mm
Número de componentes: 408
Número de rubis: 45, em parte fixados em chatons de ouro maciço
Frequência: 21.600 alternâncias/hora
Reserva de marcha: 53 horas
Cronógrafo com roda de colunas, martelo com rubi, minutos de salto instantâneo e mecanismo de volta suave a zero
Balanço de inércia variável de diâmetro 10 mm com parafusos de ajuste
Espiral de livre oscilação com curva terminal Phillips com pino estilo Genebra
Escape de âncora suíça com rubis
Platina principal de latão “spotted” e revestida de rutênio
Pontes de aço inoxidável, chanfros polidos à mão, centro microjateado
Granulamento circular no topo para destacar as formas e gravuras das pontes
Logo Grönefeld e número de rubis gravados em relevo
Regulador de velocidade com pesos de ouro para o retorno suave a zero
Caixa
Diâmetro: 40,00 mm
Espessura: 11,30 mm
Em tântalo ou aço inoxidável
36 componentes
Coroa de tântalo ou aço, gravada com o logotipo dos “Horological Brothers”
Resistente à água até 3 atm (30 metros)
Cristal de safira abobadado na frente com revestimento antirreflexo em ambos os lados
Cristal de safira plano na parte traseira com revestimento antirreflexo em ambos os lados
Peso total em tântalo: 108 gramas; em aço inoxidável: 85 gramas
Mostrador
Base de aço inoxidável com submostradores e elementos banhados a ródio, superfícies foscas e acetinadas
Horas e minutos descentralizados na posição da 1 h
Submostrador de pequenos segundos às 9 horas
Indicador de reserva de marcha às 11 horas
Grande contador central de segundos
Contador de 30 minutos do cronógrafo às 6 horas
Regulador de velocidade do retorno a zero com pesos de ouro às 3 horas
Ponteiros em aço azulado com chama e centros polidos espelhados no estilo “Lancette” para horas e minutos, no estilo Breguet com contrapeso para o cronógrafo
Número de componentes (mostrador/ponteiros): 40
Pulseira
Em couro, com medidas 20 – 18 mm
Fecho de fivela em tântalo ou aço, gravado com logo Grönefeld
Preço
155.000 Euros - edição limitada de 188 peças em aço inoxidável
165.000 Euros - edição limitada de 25 peças em tântalo