A Montres KF, marca independente criada pelo relojoeiro Karsten Frässdorf, apresenta o inovador Ei8ht Meteorite, adicionando uma dimensão cósmica a seu magnífico relógio com turbilhão.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_2.jpg[/img][/center]
No mês de Abril deste ano, logo após o término do salão Watches & Wonders, visitamos a manufatura Montres KF, em La Chaux-de-Fonds, e pudemos conhecer em primeira mão o Ei8ht Meteorite, um relógio que somente seria apresentado oficialmente alguns meses mais tarde. Dessa forma, pudemos tirar fotos dos relógios reais Ei8ht Meteorite na própria manufatura!
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_7.jpg[/img][/center]
O nome Ei8ht deriva do formato octogonal da caixa singular de um relógio criado ao redor do inovador calibre Novamag 01, um movimento 100% desenhado e desenvolvido pela marca em La Chaux-de-Fonds, na Suíça.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite.jpg[/img][/center]
O Ei8ht Meteorite tem uma caixa de 44,5 mm de diâmetro em ouro rosa ou aço com motivos gravados emprestados do mostrador de meteorito. Gravada à mão em um jogo de superfícies polidas e decoradas em alternância, esta caixa de perfil ergonômico emoldura um mostrador de meteorito com uma grande abertura às 6 horas para a gaiola do turbilhão de 1 minuto.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_3.jpg[/img][/center]
A estética única do mostrador em meteorito – um fragmento de matéria cósmica – é expressa em tons de cinza, marrom e azul ecoando as cores das pulseiras, que estão disponíveis em uma ampla variedade de texturas.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_4.jpg[/img][/center]
O movimento pode ser visto através do fundo da caixa em cristal de safira transparente. Ele é ainda mais visível por ser construído sobre pilares, o que permite que ele se ajuste ainda mais ao vidro na parte de trás do relógio. Fiel às suas aspirações de cronometragem de precisão, o calibre Novamag dá um lugar de destaque ao regulador turbilhão. Visível através de uma grande abertura às 6 horas, este turbilhão de um minuto está equipado com um escape 100% desenhado e desenvolvido pela Montres KF, assim como todo o restante do movimento que o alimenta.
O resultado desta abordagem é um relógio que atende aos mais rigorosos critérios de antimagnetismo e inteiramente feito em La Chaux-de-Fonds. As funções de turbilhão e parada de balanço são acompanhadas pela indicação central das horas e minutos exibidas no mostrador, enquanto os segundos passam na gaiola do turbilhão.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_5.jpg[/img][/center]
Este calibre foi projetado e construído em torno de seu balanço para atender aos padrões de desempenho cronométrico puro, algo extremamente raro na indústria de hoje. Para isso, Karsten Frässdorf, inventor do balanço Spirograph, registrou nada menos que cinco patentes.
Este mecanismo de turbilhão, destinado a ser um instrumento de uso diário, é resistente à água até 50 metros. Ele bate a uma frequência de 18.000 alternâncias por hora, como nos antigos relógios de bolso, garantindo assim uma ótima precisão cronométrica.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_12.jpg[/img][/center]
Equipado com um tambor de corda duplo, este movimento robusto possui uma reserva de marcha de 84 horas, teoricamente permitindo que o relógio funcione por esse período de tempo sem precisar receber corda manualmente através da coroa. No entanto, para melhorar a precisão cronométrica, esta autonomia é deliberadamente reduzida para 66 horas por meio de um mecanismo de parada em “cruz de malta”, garantindo assim uma força motriz mais estável.
Em resposta aos desenvolvimentos tecnológicos, este novo movimento estabelece novos padrões em termos de resistência a campos magnéticos – um critério importante na escolha de um turbilhão, que também é dotado de um mostrador de meteorito inerentemente magnético. O calibre Novamag 01 mantém assim a sua precisão independentemente do seu ambiente. A característica de antimagnetismo reforçado da KF está em conformidade com a ISO 764-2020 estabelecida em 2020, como está implícito em seu codinome. Isso significa que não apenas o escapamento, mas todo o movimento – e mais geralmente o relógio como um todo – são dotados de propriedades antimagnéticas aprimoradas.
Um relógio feito sob medida
O que poderia ser melhor do que um fragmento do universo para destacar o mais recente Ei8ht e seu calibre Novamag 01? Incorporando o conceito "Somente sob medida", este novo modelo com seu design elegante e materiais cósmicos permite que a Montres KF estabeleça sua experiência mecânica de maneira duradoura, unindo o cosmos à cronometria de alta precisão.
Desde a criação da Montres KF, cada relógio foi projetado de acordo com os desejos de seu comprador: sua estética pode assim ser totalmente personalizada, o que inclui a escolha dos ponteiros, dos marcadores de horas e do material do mostrador, fabricado ou em pedra natural - neste caso, em meteorito.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_13.jpg[/img][/center]
A caixa pode ser personalizada com a escolha do seu material, inscrições pessoais e gravações, assim como materiais e acabamentos das asas e da coroa. O movimento também pode ser customizado, através da escolha do padrão da platina, do acabamento da ponte e da inscrição personalizável (em um ponto), além dos pinos do balanço: iniciais, motivos, SuperLuminova, cravação.
Repleto de características inovadoras, o calibre Novamag 01 foi objeto de cinco patentes:
Patente I: a origem
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/patent1.jpg[/img][/center]
O balanço Spirograph, concebido e desenvolvido por Karsten Frässdorf, é inspirado nas mais puras tradições de precisão cronométrica. As suas grandes dimensões e a sua leveza conferem-lhe uma regularidade exemplar. Feito de aço, é perfeitamente resistente a impactos. Para manter sua cronometragem precisa em todos os momentos, é totalmente antimagnético.
Patente II: ajuste fino
A primeira patente registrada quando da criação do Spirograph implicou a necessidade de depósito de uma segunda patente envolvendo o processo de ajuste. Um primeiro par de parafusos de ajuste de ouro serve para estabelecer a frequência certa, neste caso 18.000 alternâncias por hora. O segundo par de parafusos de ajuste ultraleves é dedicado ao ajuste fino.
Esses quatro parafusos são fixados por parafusos de travamento para evitar qualquer mudança de posição em caso de impactos.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/patent2.jpg[/img][/center]
1. Pesos de classificação
2. Parafusos de ajuste
3. Parafusos de travamento
Patente III: termocompensação
As variações de temperatura afetam a dilatação dos componentes que compõem o escapamento e, portanto, seu funcionamento e sua precisão. Cada par formado pelo balanço e espiral tem sua própria tipologia específica que quase pode ser considerada como uma assinatura. Por meio de termocompensação, o Spirograph permanece permanentemente sincronizado com a espiral.
Este método serve para ajustar cada balanço seja qual for a sua natureza, antecipando o impacto das variações de temperatura. Caso a espiral perca sua elasticidade devido ao aumento da temperatura, o balanço, por sua vez, reduzirá a inércia, compensando assim a perda de precisão da espiral. O oposto ocorrerá se a temperatura cair.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/patent3.jpg[/img][/center]
1. Placa do balanço
2. Parafuso de termocompensação
3. Pinos personalizáveis
4. Parafusos de ajuste (parafusos de classificação e ajuste)
5. Parafuso de fixação à barra
6. Barra
7. Mecanismo de parada do balanço de placa tripla
8. Pino
9. Collet
10. Conjunto do balanço
11. Espiral com duas curvas (Grossman e Phillips)
Patente IV: mecanismo de parada do balanço
Este mecanismo permite que o usuário do relógio pare a gaiola do turbilhão, bem como seu balanço, a qualquer momento, puxando a coroa. O mecanismo de parada do balanço realmente envolve certos riscos, quando o balanço é parado por um lado. Caso isso ocorra, o componente responsável pela parada poderá esbarrar nos braços de fixação ou nos parafusos de ajuste ou classificação e assim perturbar o mecanismo ou até mesmo danificá-lo.
Para evitar tais riscos e não comprometer as qualidades cronométricas deste calibre de turbilhão, foi desenvolvido um novo mecanismo de parada de balanço de placa tripla ativado por baixo. Graças a esta construção inventiva e engenhosa, o dispositivo de parada do balanço pode ser utilizado a qualquer momento sem qualquer risco de danificar os componentes do escape ou perturbar os ajustes finos feitos no movimento.
O calibre pode ser reiniciado suavemente simplesmente pressionando-se a coroa contra a caixa, servindo assim para manter um alto grau de precisão em todos os momentos.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/patent4.jpg[/img][/center]
1. Tige de corda
2. Pinhão deslizante
3. Alavanca
4. Mola
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/patent4_2.jpg[/img][/center]
5. Anel externo
6. Pinos
7. Anel interno
8. Placas triplas
Patente V : Dispositivo antichoque baseado na coroa
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/patent5.jpg[/img][/center]
Na relojoaria, os testes de impacto são feitos no lado das 9 horas da caixa para evitar choques na coroa. Nos modelos tradicionais, se um relógio cair do lado da coroa, a tige inevitavelmente colidirá e danificará a platina principal. Graças à patente da Montres KF, a tige pode absorver choques e, assim, evitar a destruição do movimento. O relógio fica assim protegido, independentemente do lado da caixa sujeito ao impacto.
A Manufatura
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_8.jpg[/img][/center]
A Montres KF diferencia-se no mundo da Alta Relojoaria Suíça pela capacidade de adaptar suas criações de modo a refletir a imaginação de seus clientes. Mais do que uma filosofia, a KF propõe-se a ser a designer dos sonhos dos clientes através customização sob medida.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_9.jpg[/img][/center]
Seu fundador, o mestre relojoeiro alemão Karsten Frässdorf, é um enfant-terrible da relojoaria, um mestre relojoeiro louco e ousado o suficiente para ver a relojoaria de um novo ângulo. Em 2016, esta lufada de ar fresco na indústria levou à criação da marca com as suas iniciais (KF), impulsionada por uma visão que corre contra a maré e que tem o cliente como ponto de partida para todos os seus designs de relógios.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_10.jpg[/img][/center]
Irradiando um estilo decididamente contemporâneo, o KF distingue-se pela experiência autêntica inspirada na cronometria. Representando criações excepcionais, os relógios KF ostentam a etiqueta “Made in La Chaux-de-Fonds” para relógios 100% desenvolvidos e montados nas oficinas da marca.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_11.jpg[/img][/center]
É também uma Manufatura singular, capaz de desenvolver de qualquer calibre e, assim, exercer total liberdade e absoluta criatividade no que diz respeito à inovação. A KF também introduz seus clientes de forma divertida no fabuloso mundo do design de relógios, dando-lhes carta branca para escolher o design e as complicações de seu relógio.
Esta individualidade é altamente exclusiva, pois cada modelo é, por definição, único no que diz respeito ao design e aos métodos de produção.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_15.jpg[/img][/center]
É este espírito de “Atelier” que se descobre ao visitar a manufatura localizada em La Chaux-de-Fonds, berço da relojoaria e cidade incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO por seu planejamento urbano relojoeiro.
Na bancada de Karsten Frässdorf
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_6.jpg[/img][/center]
A relojoaria faz parte de sua vida há quase quatro décadas. Tudo começou aos 15 anos com um despertador Junghans que fazia um som de tique-taque bem alto. Esta melodia inconfundivelmente horológica permaneceu com ele desde então, assim como seu despertador. Apaixonado pelo grandioso e belo espetáculo encenado pela relojoaria mecânica, tornou-se Mestre relojoeiro e desenvolvedor: Karsten pode criar, desenvolver e ajustar qualquer relógio.
Progressivamente aprendendo e aprimorando seu ofício como aprendiz de relojoeiro, mestre relojoeiro e empreendedor, ele começou sua carreira na relojoaria antes de servir como especialista e depois como supervisor de oficina para uma casa de leilões. Na Gübelin, ele descobriu o mundo das Grandes Complicações, uma paixão que permanece intacta até hoje.
Ele abriu sucessivamente uma oficina de restauração e depois um escritório de desenvolvimento de movimentos antes de lançar sua marca homônima no Jura Suíço, em 2016.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3911/ei8ht_meteorite_14.jpg[/img][/center]
Montres KF Ei8ht Meteorite - Ficha técnica
Movimento
Movimento a corda manual Calibre Novamag 01
Dimensões de 37,7 x 7,4 mm
Duplo tambor
Espiral sem índice com curva interna Grossman e curva externa Phillips
Antimagnetismo reforçado
42 rubis
Balanço Spirograph, com ajuste por inércia e termocompensação
Turbilhão de um minuto
Dispositivo de parada de balanço
Frequência de 18.000 aph
66 horas de reserva de marcha com mecanismo de parada stopwork “Cruz de Malta”
Caixa
Em ouro rosa ou aço, gravada com motivos de meteorito
44,5 mm de diâmetro, 12,2 mm de espessura
Coroa de junta dupla garantindo resistência à água até 50 metros (5 atm)
Antimagnetismo reforçado
Sistema de absorção de choque baseado na coroa
Caixa de três partes (aro, meio, fundo)
Pulseira
Em couro, com diversas cores e texturas disponíveis
Preço
A partir de 128.000 Euros
Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 141, Jul/Ago 2022
|