Há exatos 90 anos, em 4 de Março de 1931, nascia uma verdadeira lenda da relojoaria, o Reverso da Jaeger-LeCoultre!
O lendário Reverso da Jaeger-LeCoultre é um relógio que nasceu de um desafio, o de criar um modelo que pudesse suportar as partidas de polo dos oficiais da marinha britânica na Índia.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3770/reverso.jpg[/img][/center]
No início da década de 1930, um grupo de jogadores de polo desafiou César de Trey, um comerciante de relógios, a criar um relógio robusto o suficiente para resistir à brutalidade de seu esporte.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3770/reverso_3.jpg[/img][/center]
César de Trey levou este desafio a Jacques-David LeCoultre, neto do fundador da marca que então se chamava apenas LeCoultre. René-Alfred Chauvot, o engenheiro francês a cargo do desenvolvimento deste novo relógio, ao invés de utilizar uma grade protetora sobre o mostrador (algo comum em relógios militares da Primeira Guerra Mundial), projetou uma caixa reversível para proteger o mostrador e o vidro frágeis.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3770/reverso_4.jpg[/img][/center]
A Manufatura LeCoultre patenteou o conceito de “um relógio capaz de deslizar para fora de sua moldura e girar completamente” em 4 de março de 1931. Usando ranhuras, pinos e um mecanismo de travamento, a parte central da caixa pode girar 180 graus. Esta não é apenas uma construção prática, mas também um design esteticamente elegante, uma vez que deu ao relógio uma face casual e um verso liso e robusto para fins esportivos.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3770/reverso_2.jpg[/img][/center]
O conceito do Reverso evoluiu ao longo dos anos, passando a abrigar diferentes complicações em suas faces, como o turbilhão, o GyroTourbillon, calendário perpétuo, repetição de minutos, etc.