O belíssimo Turbilhão Signature Mystérieuse Fleur du Sel da Charles Girardier foi o grande vencedor do GPHG 2020 na categoria Complicação Feminina!
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3745/charles_girardier.jpg[/img][/center]
O modelo possui um mostrador em esmalte Grand Feu com uma dupla complicação: às 6 horas, um turbilhão volante que realiza uma revolução por minuto; às 12 horas, a assinatura misteriosa - um autômato - apresenta o logotipo Charles Girardier com um C e G entrelaçados em dois elementos girando em um eixo.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3745/charles_girardier_2.jpg[/img][/center]
Patrick A. Ulm, CEO da Charles Girardier, recebe o prêmio do GPHG 2020
A energia necessária para este balé é fornecida por uma massa oscilante dedicada a esta complicação e escondida sob o mostrador. A cada movimento do pulso, a energia cinética fará com que os dois móbiles se movam em direções opostas e finalmente retornem à posição inicial quando o pulso for inclinado para a leitura do tempo. Este autômato é uma interpretação lúdica e poética que pode ser personalizada ao gosto do cliente com pedras preciosas, a sua cor e suas iniciais.
Movimento CG 1809, um calibre personalizado
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3745/charles_girardier_4.jpg[/img][/center]
O movimento foi produzido em colaboração com o manufatura Timeless, e apresenta um turbilhão volante com corda automática bidirecional por uma massa oscilante periférica, com rolamento de esferas.
A decoração do movimento é refinada com pontes destacadas por um granulado tradicional feito à mão pela aplicação de pó de prata (“frost gilt”). Os ângulos feitos à mão na ponte do tambor e na ponte do turbilhão respeitam todos os códigos da alta relojoaria de Genebra.
Mostrador em esmalte Grand Feu com paillons de prata
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3745/charles_girardier_5.jpg[/img][/center]
O domínio do artesanato por parte da oficina in-house de mostradores permite à Charles Girardier perpetuar uma tradição secular que apenas algumas relojoarias dominam hoje, o esmalte Grand Feu com paillons. Esta técnica consiste, inicialmente, em gravar uma placa de ouro com o mesmo motivo da gaiola da Assinatura Misteriosa. Este motivo foi inspirado na ponte do balanço de um relógio de bolso Charles Girardier do século XVIII.
A seguir, os esmaltadores aplicam o pó de esmalte colorido e translúcido com um pincel para revelar o padrão guilloché. O pó do esmalte é então queimado em um forno aquecido a 800o Celsius (técnica conhecida como “Grand Feu”), que permite sua a vitrificação. O artesão então coloca delicadamente cada floco de prata (usando ouro para outras cores de esmalte).
Por fim, o esmaltador o recobre com uma nova camada de esmalte translúcido, porém incolor desta vez denominado “fundente” e que dará ao esmalte toda a sua profundidade. Por fim, o mostrador volta ao forno para transformar o pó de esmalte em uma forma sólida.
Todas essas operações são feitas in-house, incluindo a punção dos paillons de uma folha de ouro ou prata extremamente fina, equivalente à espessura de uma folha de papel.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3745/charles_girardier_3.jpg[/img][/center]
Fabricado em Genebra
Todos os elementos de movimento e externos (caixas, etc.) são produzidos em uma mesma manufatura independente com sede em Genebra, uma colaboração que reconecta a marca com as raízes genebrinas da Charles Girardier.
Charles Girardier Turbilhão Signature Mystérieuse Fleur du Sel - Ficha técnica
Movimento
Calibre CG 1809, turbilhão de um minuto, automático com massa oscilante periférica
Frequência de 28.800 aph (4 Hz)
Reserva de marcha de 46 horas
Indicação de horas e minutos
Autômato com discos giratórios com assinatura misteriosa CG
Caixa
Ouro branco, com diâmetro de 37 mm, espessura 11,8 mm
Resistente à água até 30 metros
Aro com diamantes (0,8 quilates)
Mostrador em esmalte Grand Feu com paillons de prata
Pulseira
Em cetim, com fecho de báscula
Preço
90.000 Francos Suíços
|