Tourbillon à Paris é o primeiro relógio de Théo Auffret, jovem relojoeiro que em 2018 foi um dos vencedores do concurso Jovens Talentos, promovido por F.P. Journe.
Théo Auffret, nascido em 1995, iniciou sua formação como relojoeiro restaurador em paralelo com seu bacharelado na Casa Dupont, em Pontoise. Em 2012, ingressou no programa profissional como restaurador aprendiz no estúdio de Denis Corpechot, no oitavo arrondissement de Paris. Durante dois anos, teve contato com muitos relógios sofisticados dos mais belos períodos da história da relojoaria.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3662/tourbillon_a_paris.jpg[/img][/center]
Durante uma discussão sobre a remanufatura de uma peça para um relógio de bolso, teve a oportunidade de conhecer o renomado relojoeiro Jean-Baptiste Viot, que mais tarde o convidaria a continuar o aprendizado em suas oficinas nos arredores de Paris, com todas as ferramentas necessárias para projetar e produzir relógios únicos.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3662/tourbillon_a_paris_2.jpg[/img][/center]
Naquela época, Jean-Baptiste Viot dedicava parte de seu tempo à restauração de peças excepcionais para museus e comerciantes, ao mesmo tempo em que construía uma série de oito cronômetros dentro da mais pura tradição da relojoaria de luxo. Ele decidiu confiar ao seu novo aprendiz os segredos da produção de componentes de cronômetros e os aspectos técnicos de sua prototipagem e construção.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3662/tourbillon_a_paris_3.jpg[/img][/center]
Na biblioteca do estúdio, Théo estudou com grande afinco os relógios de precisão, em particular sobre a história de peças feitas em Paris com propósitos científicos. Jean-Baptiste Viot permitiu a ele o uso do maquinário e das ferramentas para a fabricação de seu próprio relógio, e ele os utilizou à noite, nos finais de semana e feriados escolares.
O primeiro relógio
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3662/tourbillon_a_paris_7.jpg[/img][/center]
Após seu programa de aprendizado nas oficinas de Jean-Baptiste Viot, Théo deixou Paris e se estabeleceu às margens do Lago Neuchâtel, na Suíça, onde se integrou, na função de prototipista, a uma manufatura discreta e independente, que atua como subcontratada de grandes empresas e emprega uma equipe internacional de talentosos relojoeiros.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3662/tourbillon_a_paris_8.jpg[/img][/center]
O ainda inacabado protótipo do “Tourbillon à Paris” seria aclamado em 2018 quando Théo Auffret participou do concurso “Jovens Talentos”, promovido por F.P. Journe.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3662/tourbillon_a_paris_9.jpg[/img][/center]
De volta a Paris, Théo retorna ao estúdio onde havia completado seu aprendizado, trabalhando em projetos de produção de novas peças e restauração de relógios antigos, e decide criar sua própria manufatura, às margens do Sena. Novamente concentrado na produção, o protótipo do Tourbillon à Paris foi finalizado em dezembro de 2018.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3662/tourbillon_a_paris_10.jpg[/img][/center]
O primeiro Tourbillon à Paris foi criado de acordo com desenhos feitos à mão e produzido de forma inteiramente manual e tradicional. A platina principal, que sustenta todo o mecanismo, está no centro do movimento e grandes pontes apoiam o trem de engrenagens em ambos os lados do relógio. Esta construção permite simplificar alguns componentes e dá leveza à estética do cronômetro, enquanto deixa todo o movimento visível em ambas as faces.
A “Subscription Series”
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3662/tourbillon_a_paris_4.jpg[/img][/center]
Théo agora se dedica à produção serial do Tourbillon à Paris, do qual serão fabricados 20 exemplares, à razão de 5 peças por ano. O modelo será vendido em um sistema de “assinatura”, sob encomenda, e terá algumas modificação em relação ao protótipo, de modo a permitir a produção no volume desejado por Auffret.
O Tourbillon à Paris possui um leiaute no estilo regulador, com um submostrador para as horas e um ponteiro de minutos central. O tambor de corda e sua ponte destacam-se na posição das 12 horas. Ao lado esquerdo do submostrador, o balanço do grande turbilhão oscila com frequência de 18.000 alternâncias por hora.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3662/tourbillon_a_paris_5.jpg[/img][/center]
A caixa do protótipo tem caixa de 38,5 mm em prata, já a “subscription series” será produzida em uma variedade de materiais que inclui aço, prata, ouro e platina. O preço do relógio, contudo, será o mesmo independentemente do material utilizado. Segundo Auffret, em um relógio de produção artesanal e tão limitada como o Tourbillon à Paris, o valor do material da caixa não tem muita influência no preço final do relógio.
Théo trabalha em parceria com artesãos como David Colin, que produz o estojo de couro para viagens para o Tourbillon à Paris, e Walter Bellini, marceneiro responsável pela sua caixa de madeira. Todos esses itens, além da pulseira, materiais e características dos relógios, poderão ser personalizados para cada comprador.
Tourbillon à Paris – Ficha técnica
Movimento
Mecânico a corda manual
Balanço com parafusos de ajuste fino, espiral sem regulador
Frequência 18.000 aph (2,5 Hz)
50 horas de reserva de marcha
Platina principal e pontes decoradas com carvão
Movimento assinado e numerado
Mostrador e ponteiros
Indicação com estilo regulador
Mostradores feitos de prata, ouro ou platina
Ponteiros produzidos e polidos à mão
Caixa
Em prata, platina, ouro ou aço
38,5 mm de diâmetro sem a coroa
12 mm de espessura
Vidro mineral moldado à mão, ou cristal de safira
Estojo
Caixa de madeira em ébano branco e pereira, feita sob medida, contendo um estojo de viagem redondo em couro
Pulseira
Personalizada em couro, com fecho gravado
Preço
108.000 Euros, sem impostos
Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 125, Nov/Dez 2019