Recentemente, Relógios & Relógios, na pessoa de seu parceiro e colaborador Carlos E. Tiburcio Ramos, realizou uma visita à sede da empresa de customização Label Noir, em Genebra.
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A
Label Noir é uma empresa especializada na customização (ou personalização) de relógios. Mas, se antes esta customização se dava mais em termos estéticos, a empresa atingiu um novo patamar com a transformação radical de modelos como os Rolex Milgauss e Daytona, que ganharam movimentos com turbilhão.
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Nossa visita foi guiada por
Christel Bourget, Gerente de Vendas e Marketing, e
Bruno Braga, Relojoeiro Sênior, que nos apresentaram alguns dos principais modelos já customizados, assim como a Loja Conceitual Nous, que vende os modelos LN.
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Durante a visita, entrevistamos
Emmanuel Curti, Diretor-Geral e Fundador da Label Noir, que compartilhou interessantes informações sobre a empresa que ele fundou em 2011:
Além da Rolex, quais são as outras marcas suíças importantes cujos relógios foram personalizados pela Label Noir?
A Label Noir é afortunada por contar com alguns dos mais bem-sucedidos relojoeiros suíços. Nossos clientes confiam em nossa empresa, fornecendo relógios de grandes marcas como Audemars Piguet, Patek Philippe, Richard Mille, A. Lange & Söhne, IWC, Panerai, entre outras.
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A Label Noir possui uma coleção de relógios “prontos para usar” ou todos os relógios são personalizados de acordo com as exigências dos clientes?
Nós oferecemos uma coleção variada para cada modelo Rolex, sendo todas edições limitadas.
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Quais foram as personalizações mais “exóticas” já realizadas pela Label Noir, no seu ponto de vista?
É difícil dizer, já houve muitos pedidos. Conseguimos reproduzir personagens da infância no mostrador, definir um aro e índices para um presente em particular, abrir a parte de trás de um relógio para permitir a visualização do movimento, trocar a coroa e posicioná-la à esquerda para que o ajuste seja mais conveniente para o cliente.
O mais estimulante é, naturalmente, o nosso Turbilhão, a primeira personalização do movimento com base no calibre original, uma complexidade que nos permitiu não só atender à solicitação do cliente, mas também demonstrar nossa experiência em relojoaria.
Gostamos de oferecer a eles experiências únicas, como reproduzir a superfície exata da lua (o tratamento MMC, exclusivo da LN) nos modelos Audemars Piguet.
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Como são os serviços pós-venda e os termos de garantia da Label Noir? Além disso, os relógios mantêm a garantia original do fabricante (se ainda aplicável) ou a garantia original é substituída pela garantia da Label Noir?
A garantia oficial do relógio é perdida uma vez personalizado. É por isso que a Label Noir a substitui e oferece ao cliente as mesmas condições e garantias (5 anos para relógios Rolex e 2 anos para AP, por exemplo).
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Como é o relacionamento comercial com as marcas que já têm relógios personalizados pela Label Noir, como Rolex e AP, por exemplo?
Os relógios das grandes marcas que personalizamos são adquiridos em revendedores oficiais e as personalizações para nossos clientes são feitas nos relógios que eles compraram. Logo, estes relógios já se tornaram propriedade privada.
No entanto, respeitamos escrupulosamente a ética das marcas e, às vezes, recusamos uma solicitação de personalização que não está em conformidade com o modelo ou que pode levar a uma falsificação.
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Existe alguma personalização especial que a Label Noir gostaria de fazer, mas que ainda não foi feita?
Nos últimos dois anos, desenvolvemos dois turbilhões em dois modelos míticos, seguindo os desejos dos nossos clientes mais ousados! Apenas posso dizer-lhe que outros projetos igualmente interessantes estão em andamento, fiquem atentos!
Compartilhe com nossos leitores um pouco sobre seu histórico, projetos e realizações anteriores na indústria da "Haute Horlogerie" Suíça e também a história da Label Noir.
Como relojoeiro, minhas experiências em grandes marcas foram enriquecedoras para mim e tive alguns anos gratificantes, mas eu procurava maiores desafios pessoais.
A Label Noir nasceu de solicitações feitas por parentes, no desejo de se ter um relógio exclusivo, feito à sua imagem.
Percebi que a demanda estava aumentando, e minha experiência em relojoaria e as pessoas competentes com as quais eu me cercava me permitiram atender a essa crescente demanda.
A empresa existe desde 2011, mas seu crescimento mais expressivo se deu em fevereiro de 2018, quando ingressamos no 21st Luxury Group, pioneiro na arte da personalização de ponta (Loja Conceito NOUS, Hadoro).
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Quais são os mercados/países mais importantes atualmente para a Label Noir, em termos de vendas? E com relação à América Latina?
Eu diria que nossa base de clientes é verdadeiramente internacional, mas temos uma forte demanda nos Emirados Árabes, Estados Unidos e Ásia, onde recentemente abrimos três novos mercados, Vietnã, Coréia e Japão.
Temos clientes na América Latina, curiosos e exigentes, principalmente no México e no Brasil, e estamos muito satisfeitos por essa confiança que foi construída ao longo dos anos.
Muito obrigado pela entrevista!
Não tem de quê!
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Durante nossa permanência em Genebra, estivemos hospedados no Hotel des Horlogers, um simpático hotel decorado com móveis, ferramentas e mecanismos, todos relacionados à tradicional relojoaria Suíça.
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Nada mais adequado para uma estadia em um dos berços da Relojoaria Suíça!
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