A H. Moser & Cie. lança o relógio Swiss Mad: não é “Swiss Made”, mas é 100% Suíço: santa vaca!
O Swiss Mad é único, simbólico, irreverente e, o mais importante, 100% Suíço com muito orgulho! Com a modificação em 1o de janeiro de 2017 da etiqueta “Swiss Made” para a fabricação de relógios, exigindo que 60% (contra anteriores 50%) de seus componentes sejam de origem Suíça, a H. Moser & Cie. criticou com veemência as deficiências desta etiqueta inadequada e se levantou para defender os verdadeiros relojoeiros independentes Suíços.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3124/Swiss_Mad_Watch.jpg[/img][/center]
Para a manufatura de Schaffhausen, cujas criações são Suíças em mais de 95%, esta etiqueta resulta muito pouco exigente, não constitui uma garantia, provoca confusão e respalda os abusos do sistema. Por esses motivos, a Moser decidiu retirar o Swiss Made de todos os seus relógios novos criados a partir de 2017.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3124/Swiss_Mad_Watch_2.jpg[/img][/center]
Criado na Suíça, por relojoeiros suíços e com materiais suíços, o Swiss Mad tem valor simbólico e aborda o debate Swiss Made para revelar a verdade por trás desta etiqueta. Com este relógio original, a Moser demonstra a importância e a necessidade imperiosa de que o Swiss Made volte a alcançar seu nível original. Ecoando a absurda e ridícula mudança realizada na legislação Swiss Made, o comentário satírico da Moser sobre o assunto destaca um recurso alternativo, 100% natural e completamente suíço: a vaca.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3124/Swiss_Mad_Watch_4.jpg[/img][/center]
Perturbador? “Com certeza”, responde Edouard Meylan, CEO da H. Moser & Cie. Nosso Swiss Mad lança uma mensagem clara ao setor relojoeiro Suíço, às autoridades e aos amantes dos relógios: a etiqueta Swiss Made não tem sentido. Ainda pior, dá credibilidade aos piores abusos de nosso setor. Nossa resposta a esta etiqueta frouxa e insuficiente é evita-la. Na H. Moser & Cie fabricamos relógios suíços de verdade, impregnados de tradição relojoeira e séculos de experiência. A qualidade destas peças fala por si só e não necessita de uma etiqueta. Deixamos de ser “Swiss Made”, mas somos Suíços. Somos 100% suíços no caso do Swiss Mad e Suíços em mais de 95% em todos os demais modelos”, conclui Edouard Meylan.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3124/Swiss_Mad_Watch_5.jpg[/img][/center]
O Swiss Mad será apresentado no próximo SIHH, entre 16 e 20 de janeiro. É a oportunidade perfeita para se admirar este original relógio, cujo preço de 1.081.291 Francos Suíços faz alusão à assinatura do Pacto Federal Suíço em 1o de agosto de 1.291. A renda obtida da venda deste relógio será utilizada na criação de um fundo de apoio aos fornecedores Suíços independentes, que na atualidade sofrem uma complicada situação econômica e subcontratam na Ásia. Eles são os verdadeiros artesãos que mantêm viva a fabricação tradicional de relógios suíços e que contribuem para que sua evolução seja constante.
A Moser conclama que todos se unam à campanha #MakeSwissMadeGreatAgain para que a etiqueta Swiss Made recupere seu valor!
Movimento
Mecânico a corda manual in-house HMC 327
Diâmetro 32,0 mm, altura 4,5 mm
Frequência 18.000 aph, 29 rubis
Reserva de marcha de 3 dias
Espiral Straumann com curva Breguet estabilizada
Indicação de horas e minutos, reserva de marcha no verso