Candidatos a membros da AHCI, a Academia de Relojoeiros Criadores Independentes, os irmãos Stephen e John McGonigle apresentaram o seu primeiro relógio, um Turbilhão, no final de 2005. Em 2006, apresentaram a sua criação - Made in Ireland - em Baselworld pela primeira vez.
Agora, em 2007, apresentaram a mais recente versão desta criação, na qual a ponte do tambor (sob o mostrador de safira) foi coberta com crómio negro, tal como o aro externo do mostrador. Como em todos os seus relógios de platina, neste modelo foram utilizados rubis sintéticos na cor azul. Os ponteiros são em aço com pontas em forma de flecha em ouro branco. A platina principal é feita de prata alemã bruta.
O movimento possui um balanço sem regulador, ou seja, "free-sprung", de forma a reduzir as perturbações no isocronismo do relógio. Isto requer um perfeito equilíbrio entre o peso da roda do balanço e o comprimento da espiral, uma tarefa bastante difícil de ser executada.
Outra interessante característica deste modelo é a presença de dentes-de-lobo nas engrenagens, algo incomum nos dias de hoje, mas muito utilizado nos melhores relógios de bolso do final do século XIX e início do século XX.
|