Andreas Strehler foi um dos finalistas do recente Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra, na categoria Mecânica de Exceção, com seu fantástico Sauterelle à Lune Perpétuelle, apresentado em Baselworld 2014.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2470/AStrehler-Lune.jpg[/img][/center]
Baseado em Sirnach, na Suíça, Andreas Strehler obteve grande reconhecimento por sua colaboração com a Harry Winston na criação do Opus 7, em 2007. Mais recentemente, colaborou com a Mâitres du Temps e seu fantástico Chapter Three. Em 2013, foi laureado pelo Prêmio Gaïa na categoria Artesanato-Criação.
No Lune Perpétuelle, com apenas quatro componentes, Strehler quase alcança a eternidade. Mas só quase, pois seu mecanismo de fases da lua ainda exige um ajuste ocasional. Para ser preciso, o ajuste de um dia a cada 14.189,5383 anos!
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2470/AStrehler-Lune_2.jpg[/img][/center]
O Sauterelle à Lune Perpétuelle de Andreas Strehler é a mais precisa fase da lua já construída. E por alguma margem: cerca de 11.000 a 14.000 anos!
Isto significa que, se um caçador de mamutes no final da última era glacial tivesse definido a fase da lua de seu Lune Perpétuelle e o mantido no pulso através dos tempos, em breve teria que fazer o primeiro ajuste da fase da lua... Mas Andreas Strehler, perfeccionista como é, não permite que se use o termo “precisão absoluta” para o Lune Perpétuelle. Mesmo que o renomado professor de matemática e astronomia Robert Baggenstos tenha verificado esta precisão.
Tecnicamente, o Lune Perpétuelle baseia-se no Sauterelle, apresentado em 2013. Como neste, o Lune Perpétuelle utiliza o “remontoir d'égalité” de Andreas Strehler, fornecendo energia constante para o escapamento.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2470/AStrehler-Lune_3.jpg[/img][/center]
Conforme o conceito de opções de Andreas Strehler, o cliente também pode pedir a função de fases da lua com base no seu modelo Cocon. Esta opção também estará disponível em futuros modelos.
O Lune Perpetuélle é outro exemplo dos projetos engenhosos de Andreas Strehler. Ou, nas palavras do Júri do Prêmio Gaïa: “Movimentos minimalistas concebidos como verdadeiros organismos vivos.”
Implementado com apenas quatro componentes, o mecanismo de fases da lua de Andreas Strehler atinge sua precisão em parte porque se move continuamente, impulsionado pelo trem de engrenagens. Nos mecanismos convencionais, a lua é movida para a frente uma vez por dia.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2470/AStrehler-Lune_4.jpg[/img][/center]
Além disso, a combinação inteligente de dentados interior e exterior, bem como a utilização de números primos para o número de dentes torna possível conseguir mecanicamente frações complexas com um número integral de dentes. Isto leva à alta precisão das fases da lua.
No desenvolvimento deste mecanismo, Andreas Strehler seguiu a máxima de seu pai: “Sempre vale a pena investir em boas ferramentas, se isto ajudar a fazer um trabalho melhor” e escreveu um código de computador que o ajudou a encontrar o número ideal de dentes para as rodas.
Foto Ângelo Tiburcio
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2470/rovel_strehler_tiburcio.jpg[/img][/center]
César Rovel, Andreas Strehler e Carlos E. Tiburcio Ramos
Andreas Strehler Sauterelle à Lune Perpétuelle – Ficha técnica
Movimento
Calibre Sauterelle, a corda manual
156 peças, frequência de 3Hz (21.600 aph), 32,0 x 30,0 x 5,9 mm, 25 rubis, remontoir d'égalité patenteado, duplo tambor, cantos chanfrados e polidos à mão, movimento totalmente decorado
Caixa
Em ouro vermelho 5N 18 K ou platina
Largura total de 47,20 mm, espessura 10 mm
Mostrador prateado
Ponteiros de aço azulado
Pulseira
Couro de aligátor costurado à mão, fecho de ouro ou platina
Preço
O Sauterelle à Lune Perpétuelle é vendido por 96.000 Francos Suíços
|