A Ulysse Nardin apresenta uma novidade mundial, o “Stranger”, um incrível relógio musical de pulso que se inscreve na tradição de espetaculares modelos complicados da marca.
Um grande legado
A Ulysse Nardin, marca Suíça sediada em Le Locle, um dos maiores centros da relojoaria do país, notabilizou-se pela produção de cronômetros marítimos de excepcional qualidade.
Estes instrumentos, de grande valor no auxílio à navegação, estiveram presentes nas pontes de comando de muitas embarcações que singraram os mares ao longo dos séculos XIX e XX, antes do advento da tecnologia de navegação via satélite.
Após sua aquisição por Rolf W. Schnyder, em 1983, a Ulysse Nardin iniciou uma nova era em sua rica história, com o início de produção de uma série de relógios com complicações astronômicas e repetições de minutos, como a “Trilogia do Tempo” e o “San Marco”.
Para estas e muitas outras criações, Schnyder contou com a parceria do genial Dr. Ludwig Oechslin, e desta forma a Ulysse Nardin contribuiu enormemente para o renascimento do interesse pelo relógio mecânico na década de 1980, após a severa crise do quartzo, que quase dizimou a indústria relojoeira Suíça.
O novo Stranger
Agora, com o novo “Stranger”, a Ulysse Nardin apresenta outra obra-prima da arte relojoeira. O Stranger é um raro relógio de pulso que emula uma caixa de música clássica e toca “Strangers in the Night” a cada hora ou quando solicitado. Este relógio inovador traz a assinatura do músico e parceiro da Ulysse Nardin, Dieter Meier.
Produzido em uma edição limitada de 99 exemplares, o relógio foi apresentado em um evento em Zurique para um grupo de convidados muito especiais, que puderam apreciar o espetáculo do mecanismo musical de disco rotativo com pinos tocados por 10 lâminas.
O Stranger é o mais recente membro de uma grande linhagem de relógios Ulysse Nardin com uma alma musical, tais como seus inovadores repetidores de minutos “Genghis Khan“ e “Alexandre, o Grande, Carrilhão Westminster Turbilhão”.
Com sua mais recente criação no âmbito de relógios mecânicos automáticos musicais, a Ulysse Nardin deu um passo além, incorporando a tecnologia do silício para o escapamento e âncora de seu movimento de manufatura “in-house” calibre UN-690.
Para se acertar a hora, a função da coroa é ativada por um botão ao invés de se puxar a coroa da forma tradicional. Desta forma, seu dono pode realizar a operação com grande facilidade.
Um relógio musical muito exclusivo para o pulso
O “Stranger” combina alta tecnologia com um componente artístico-musical, ao emular uma clássica caixa musical, mas é usado no pulso e a ação de seu mecanismo pode ser admirada através de um cristal de safira.
O desenvolvimento desta obra-prima da arte relojoeira levou mais de cinco anos. “Stranger” é uma fusão de música e tempo, estética e função; ele foi inspirado pelo sócio da Ulysse Nardin, o músico (Yello) e artista conceitual Dieter Meier, que tornou-se um acionista na empresa de seu amigo, Rolf Schnyder, em 1983.
A melodia da inesquecível “Strangers in the Night”, de 1966, popularizado na voz de Frank “A Voz” Sinatra pode ser ouvida a cada hora ou quando solicitada pelo acionamento de um botão.
Diversas funções diferentes podem ser ajustadas através da coroa, o que inclui dar corda ao mecanismo, adiantar ou atrasar a data e corrigir a hora. Para tanto, a coroa é simplesmente girada para frente ou para trás.
O botão “on/off” que permite que o mecanismo musical seja ativado ou desativado está posicionado às 10 horas. Ele permite que a melodia seja programada para tocar a cada hora ou então desativada.
“Stranger” será feito em uma edição limitada numerada de 99 peças em ouro rosa, e será vendido a um preço de USD 112,000.00.
Estreia mundial em Zurique
“Stranger” foi apresentado à imprensa e a amigos da Ulysse Nardin em Zurique em 13 Março de 2013.
Sandra Studer, uma conhecida apresentadora, conversou sobre “Função e Estética do Relógio de Pulso” com Dieter Meier, o “Padrinho da Música Tecno” e o Dr. Ludwig Oechslin, o gênio por trás do desenvolvimento de novos mecanismos para a cronometria mecânica.
A estrela do trompete Till Brönner forneceu o fundo musical para a apresentação, que incluiu sua própria interpretação de “Strangers in the night”.
Ficha técnica de “Stranger”
Referência 6902-125
Movimento
Calibre de manufatura UN-690, com 64 rubis, escapamento, âncora e espiral em silício
Reserva de marcha de aproximadamente 48 horas
Corda automática
Dois tambores de corda – uma para a cronometria, o segundo para a complicação musical
650 componentes
Funções
Horas, minutos, segundos
Seleção de funções por botão
Melodia tocada a cada hora ou quando solicitado
Seletor “On/off” para a melodia
Seletor de melodia “sob demanda” ou a cada hora
Caixa
Ouro rosa 18 quilates
Diâmetro de 45 mm
Resistência à água a 30 metros
Coroa com botão especial
Fundo com um medalhão
Mostrador
Pequenos segundos e data às 6 horas
Numerais romanos
Mecanismo de caixa musical com disco rotativo com pinos e 10 lâminas em aço
Vidro
Safira antirreflexos
Pulseira
Pulseira de couro com fecho de báscula
Edição limitada
99 peças
Preço
USD 112,000.00
Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 86, Mai/Jun 2013
|