O Chrono Classic foi o principal protagonista entre as novidades da Victorinox Swiss Army em Baselworld 2013.
O modelo, que há anos figura entre os mais vendidos da marca, foi objeto de importantes mudanças, tanto estéticas como técnicas. A partir de agora conta com um novo movimento a quartzo, que lhe permite passar de relógio de pulso clássico a cronógrafo, com uma precisão de um centésimo de segundo, ao se pressionar duas vezes a coroa.
Adicionalmente, é a primeira vez que este tipo de movimento de 1/100 é apresentado numericamente, o que é possível graças a dois discos giratórios. Esta função constitui uma grande novidade para este novo movimento. Duas novas cores de mostrador, inéditas na coleção, completam a transformação do Chrono Classic em uma verdadeira ferramenta de estética sóbria e funcionalidade inteligente.
O Chrono Classic evoluiu, mas permaneceu fiel a seus códigos genéticos. Conservou sua linha e as dimensões que lhe permitiram posicionar-se entre os favoritos dos clientes da Victorinox Swiss Army.
Um rápido olhar basta para reconhecer sua caixa de formas fluidas e alças elegantemente desenhadas, assim como os botões de funções em ambos os lados da coroa. A verdadeira transformação deu-se no coração do relógio e em suas distintas funções.
O Chrono Classic se tornou um relógio “com três dimensões”: uma ferramenta inovadora, de estética sóbria e utilização simples, como o famoso canivete Suíço no qual se inspira em tantos aspectos.
Basta pressionar duas vezes a coroa para que o relógio clássico se torne um cronógrafo que conta com uma precisão de um centésimo de segundo. Com uma só ação os três ponteiros centrais se alinham às 12 horas, enquanto que o indicador da data, situado às 6 horas, se transforma em contador, mostrando a posição zero-zero.
Para iniciar o cronógrafo, basta acionar o botão situado às 2 horas. O ponteiro central vermelho indica os segundos, enquanto os outros dois contabilizam os minutos e as horas.
Para deter a medida do tempo, repete-se a operação. Nesse preciso momento é fixado o centésimo de segundo na janela situada às 6 horas. A volta a zero do cronógrafo é feita com o segundo botão, situado às 4 horas.
É possível voltar à leitura normal do tempo sem parar o cronógrafo. Bastam dois cliques na coroa. Simples e engenhoso, este mecanismo se deve ao movimento a quartzo Soprod FM13D, Swiss Made, casa com a qual a Victorinox Swiss Army colaborou estreitamente para a produção deste relógio.
A Victorinox Swiss Army optou por representar de forma digital o centésimo de segundo, utilizando dois discos giratórios situados na parte inferior do mostrador. Por sua vez, a leitura da grande data, um calendário perpétuo, também é inédita para o movimento em questão.
A decoração “guilloché” que recobre os dois discos foi escolhida como homenagem às origens e aos valores da Victorinox. Lembra claramente a forma e o revestimento do canivete Suíço. Outro aceno ao canivete é o eixo de rotação dos discos, que lembra as lâminas quando são guardadas no seu interior.
Outros elementos de estilo, como os índices e o contrapeso do segundeiro central vermelho, tomam prestada sua silhueta da célebre ferramenta multiusos.
Todos estas menções ao passado não excluem a modernidade, pois o Chrono Classic passou a exibir originais tons monocromáticos, tanto nos mostradores como nos aros.
Pode-se escolher entre duas versões com diferentes cores: o cinza escuro (tratamento PVD “Black Ice”), com pulseira de couro preto (curtido biológico) ou de metal, oferece um aspecto esportivo mais acentuado.
Já o “Champanhe” (tratamento PVD dourado), com pulseira de couro marrom ou de metal, possui um aspecto mais urbano e ousado.
Chrono Classic 1/100 – Características técnicas
Caixa
Caixa de 41 mm de aço inoxidável polido
Cristal de safira resistente a riscos, triplo tratamento antirreflexos
Estanque até 100 metros (10 atm)
Aro de aço inoxidável escovado, fundo parafusado de aço inoxidável
Mostrador
Mostrador e aro “cinza escuro”, com tratamento PVD “Black Ice” ou mostrador e aro “champanhe”, com tratamento PVD dourado
Ponteiros de horas e minutos recobertos de material luminescente
Decoração “guilloché” sobre os contadores, tipo canivete Suíço
Taquímetro (no aro)
Pulseira
Pulseira de couro preto (curtido biológico) ou de aço inoxidável, pulseira de couro marrom (curtido biológico) ou de aço inoxidável
Movimento
Movimento a quartzo Suíço, Soprod SOP FM13D
Horas, minutos, segundos, cronógrafo (1/100 de segundo com leitura digital), grande data, calendário perpétuo
Um novo estande em Baselworld
No ano da renovação de Baselworld, a Victorinox exibiu um novo estande no primeiro andar do Hall 1, com uma área total de 702m2, distribuídos em dois pavimentos.
Concebido pelo atelier oï, de Neuveville, Berna, o estande possui um átrio em cujo teto são projetadas imagens do céu de Ibach em tempo real.
|