Após 15 anos de experiência de alto nível em alta relojoaria, Maximilian Büsser deixou o mundo corporativo para criar sua própria versão de utopia, MB&F, um selo criativo baseado em um conceito fundamental muito simples: a cada ano, reunir um grupo dedicado de artesãos horológicos independentes, criadores e profissionais - todos amigos - para desenhar e construir uma obra-prima horológica radical e totalmente original.
Estimular equipes de indivíduos talentosos, com paixão e criatividade, creditando a cada indivíduo o seu papel essencial: isto propicia à MB&F sinergia para tornar-se muito maior que a soma de suas partes.
A MB&F encoraja cada membro do grupo a recuperar a sua perspectiva de mundo de quando era criança; é um parque de diversões onde eles se encontram com amigos que compartilham a mesma atitude de que tudo é possível.
Horological Machine No.1 - Uma máquina tridimensional que diz a hora
O designer Eric Giroud gastou centenas de horas para transformar os rascunhos de Büsser, criados a partir de 2003, no desenho final em 3D. O engenheiro de movimentos Laurent Besse, trabalhando juntamente com o relojoeiro independente e membro da AHCI Peter Speake-Marin, compreendeu o conceito radical de Maximilian Büsser e converteu-o numa obra de arte micro-mecânica.
A síntese da engenharia de Besse com as raízes da horologia clássica de Speake-Marin assegurou que, apesar do aspecto futurístico do movimento, sua qualidade e acabamento são fundamentados nos mais finos aspectos da alta relojoaria tradicional.
O que faz este movimento tão especial?
HM 1 abriga um movimento totalmente original com um desenho radicalmente novo - mas apenas 30 peças por ano serão fabricadas ao longo dos próximos 3 anos.
Embora o elemento técnico de maior apelo visual seja talvez o seu turbilhão sobre o mostrador, foram os quatro tambores de corda que dominaram o projeto e a construção do HM 1.
Dois deles no lado esquerdo são carregados pelo rotor, enquanto o par da direita, pela coroa. A energia é igualmente distribuída entre eles por um sofisticado trem de engrenagens.
Quatro tambores de corda em paralelo geram um torque menor em cada mola; com isto, diminuem o desgaste, melhorando o isocronismo e aumentando a longevidade do movimento. Isto, enquanto mantém um grande reserva de energia de 7 dias.
Uma estreita cintura
A forma básica do movimento são dois círculos sobrepostos com um vazio na estreita cintura abrigando o turbilhão. No extremamente limitado espaço disponível de cada lado daquele buraco aberto, os dois pares de tambores devem distribuir sua energia igualmente entre eles.
Como já mencionado, isto é realizado por um sofisticado trem de engrenagens; contudo, os barris não são os únicos sistemas mecânicos que necessitam de comunicação através daquela apertada passagem. As horas ao lado esquerdo devem ser sincronizadas com os minutos à direita, para a marcação do tempo e ajuste da hora. Isto exigiu o desenvolvimento de uma roda de grandes dimensões central posicionada sob o mostrador. Extremamente plana e polida, esta roda é engenhosamente apoiada entre duas camadas de rubis precisamente ajustados.
Um turbilhão central elevado sobre o mostrador cria seu próprio palco
Um turbilhão central de um minuto já é um mecanismo suficientemente complicado em sua posição habitual, isto é, alinhado ao mostrador, dentro do movimento. As Máquinas Horológicas, contudo, são estruturas tridimensionais; o turbilhão foi elevado, assim criando seu próprio palco central. Isto não apenas adiciona outro interessante nível ao mostrador, mas também permite a visão do coração do turbilhão, para que se melhor aprecie o meticuloso cuidado e atenção tomados em sua execução.
Tracionar o turbilhão de ambos os lados é outra grande inovação; as forças são aplicadas igualmente, reduzindo o torque e aumentando a longevidade do movimento.
A caixa... de volta para o futuro
Com uma construção modular, permite que cada parte possa ser independentemente manutenida. A despeito de sua complexidade, a extrema atenção ao detalhe na construção assegura que o HM 1 seja resistente à água a 30 metros.
Seu desenho lembra os mundos de fantasia dos filmes 20.000 Léguas Submarinas e 2001, Uma Odisséia no Espaço.
O mostrador... Três níveis e Múltiplas Dimensões
No mostrador se vêem as horas indicadas à esquerda; o turbilhão central elevado de um minuto; os minutos indicados no lado direito; e a reserva de marcha de 7 dias mostrada em um estrato superior no mostrador de minutos.
As duas pontes de safira no nível superior não apenas permitem uma visão clara e desimpedida de todas as indicações - as quatro colunas que as suportam desempenham o papel de abrigar os engenhosos cones de fixação do movimento à caixa.
A profundidade e complexidade do mostrador encorajam e recompensam uma visão oblíqua, já que há muito mais a ver do que simplesmente as horas. O braço único do galo do turbilhão, lembrando os antigos relógios de bolso de Breguet, permite uma visão ininterrupta do coração pulsante do movimento.
Especificações
Movimento:
Turbilhão central elevado de um minuto, horas e minutos separados, 7 dias de reserva de marcha, balanço com freqüência de 28.800 vph, automático, quatro tambores de corda em paralelo, 81 rubis (todos funcionais), 376 peças (incluindo os rubis).
Funções:
Horas e minutos em mostradores separados, indicador de reserva de marcha, turbilhão.
Caixa
Em ouro branco ou vermelho 18 K, comprimento 64 mm, largura 49 mm, altura 14 mm, resistente à água a 30 metros (3 ATM).
Cristais de safira no mostrador com tratamento anti-refletivo em ambas as faces, fundo com tratamento anti-refletivo em uma única face.
Mostrador:
Em prata/rutênio (prata) or rutênio/prata (cinza escuro)
Pulseiras & Fechos:
Couro de jacaré preto costurada a mão com fecho deployant personalizado em ouro 18 K, couro de jacaré marrom costurada a mão com fecho em ouro 18 K, chave de fenda dinamométrica sob medida para permitir a troca de pulseiras pelo usuário.
Os Amigos responsáveis pela Horological Machine No.1
Conceito: Maximilian Büsser
Desenho do Produto: Eric Giroud - Eric Giroud Design Studio, Genebra
Engenharia do Movimento: Laurent Besse e Patrick Lété - Les Artisans Horlogers, Le Locle
Consultor de movimento/Controle de Qualidade: Peter Speake-Marin - The Watch Workshop, Rolle
Fabricação do movimento: Walter Ribaga, Norbert Henriet e Hervé Schluchter - Dimier, Tramelan
Construção e produção da caixa: Serge Kriknoff, Dominique Mainier e Bertrand Jeunet - G.F.Châtelain, La Chaux de Fonds
Mostradores: François Bernhard - Nateber, La Chaux de Fonds
Ponteiros: Pierre Chillier, Isabelle Chillier e Guy Curioz - Fiedler, Genebra
Maximilian Büsser
Nasceu em Milano, Itália, antes de se mudar em tenra idade para Lausanne, Suíça, onde passou sua juventude; em 1991 formou-se com título de Mestre em Engenharia de Microtecnologia no Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Lausanne.
Seu primeiro empregador foi a Jaeger-LeCoultre. Durante seus sete anos na empresa, durante os anos 1990, JLC suas atribuições variaram de Gerenciamento e Desenvolvimento de Produto a Vendas e Marketing para a Europa.
Em 1998, aos 31 anos de idade, assumiu a direção da Harry Winston Rare Timepieces em Genebra. Durante sete anos, Büsser desenvolveu a companhia como uma respeitada marca de alta relojoaria, integrando o design, pesquisa & desenvolvimento e manufatura "in house".
Em Julho de 2005, Maximilian criou a MB&F (Maximilian Büsser & Friends). Seu objetivo com a MB&F é ter a sua própria marca, dedicada a criar conceitos horológicos radicais, trabalhando com pequenos grupos compostos de amigos muito criativos.
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