Durante o SIAR 2012, no México, pudemos conhecer em primeira mão os novos modelos da coleção Classic Racing da Chopard, que marcam o início de uma nova era para a prestigiosa marca Suíça.
A coleção Classic Racing reúne relógios inspirados em corridas famosas, e os três novos modelos, Superfast Automatic, Superfast Power Reserve e Superfast Chronograph, são os primeiros relógios desta emblemática coleção a serem equipados com movimentos Chopard, completamente concebidos, fabricados e montados “in-house”, nas oficinas da Fleurier Ébauches.
Esportivos, elegantes, poderosos e imponentes, os novos modelos nos foram apresentados por Vincent Lapaire, Diretor de Projetos L.U.C, que ressaltou que eles se constituem em mais um passo no caminho da independência, à qual a Chopard tem concedido grande importância.
Há muitos anos, a Chopard tem estado unida a uma série de lendárias corridas automobilísticas clássicas. Entre elas estão o Grande Prêmio Histórico de Mônaco e as Mil Milhas, o rali que se realiza ao longo das 1000 milhas (1600 km) que unem Brescia a Roma, ida e volta. Se a primeira reúne carros que marcaram época, como Delage, Bugatti, Aston Martin e Ferrari, a segunda atrai também carros antigos de Fórmula 1, modelos construídos antes de 1979, como os Brabham, Lotus e Williams. Tratam-se de automóveis extraordinariamente potentes, em cujos volantes os apaixonados pilotos desfrutam ao mesmo tempo do prazer pelo desafio e de fortes emoções.
Elegantes e imponentes
Os modelos Superfast procuram traduzir estas emoções. Imponentes, assumem dimensões amplas que lhes conferem um desenho decididamente masculino. Equipados com um movimento de manufatura, especialmente decorado, estão destinados aos apaixonados pela bela relojoaria, que saberão captar a inevitável sensação de potência que proporcionam.
Os três novos modelos Superfast trazem numerosas referências ao mundo das corridas de automóveis. Em seus mostradores destacam-se linhas verticais na cor antracito sobre fundo preto, que lembram as famosas “racing stripes”, as faixas coloridas pintadas sobre o teto e o capô dos carros de corrida para distingui-los. Sobre o flange dos novos modelos, os numerais dos minutos adquirem o aspecto dos marcadores dos conta-giros e dos indicadores de velocidade. Os contadores de horas, minutos e segundos também evocam os painéis de antigos bólidos.
Com seu fecho de báscula em ouro rosa 18K, a pulseira de borracha natural se inspira no perfil liso dos pneus “slick”, tão ligados à F1. Outros elementos, como por exemplo o volante de ouro sobre a coroa emborrachada, as ranhuras gravadas nos lados das asas e dos botões, como aletas de refrigeração, ou mesmo os parafusos inseridos no aro que lembram os das rodas, são detalhes que remetem ao mundo do automobilismo.
Pontes recortadas para um acabamento inédito
Mesmo os calibres tiveram uma preparação muito especial. Todos as pontes foram trabalhados com uma série de delicadas linhas paralelas, para conceder ao movimento um aspecto inspirado nas grades dos radiadores de carros antigos. Trata-se de um acabamento que pode ser admirado através do fundo transparente da caixa.
Superfast Chronograph
Com 45 mm de diâmetro, o Superfast Chronograph abriga o calibre Chopard 03.05-M, movimento mecânico automático com horas, minutos, pequenos segundos às 6 horas, calendário às 4h30, escala taquimétrica gravada sobre o aro e cronógrafo com segundeiro no centro, contador de minutos às 3h e de horas às 9h.
Mais uma etapa para a independência
Os movimentos dos novos modelos da coleção Classic Racing são produzidos na Fleurier Ébauches, do grupo Chopard, fundada em julho de 2008 em Fleurier, no Val-de-Travers. Meses antes, em dezembro de 2007, a Chopard havia comprado um terreno de 6.000 m2, sobre o qual já se existia um imóvel industrial com capacidade de 5.100 m2 de área de produção. O edifício, totalmente renovado e equipado com uma série de máquinas de última geração, foi inaugurado em fevereiro de 2009.
Com uma capacidade anual de fabricação de 5.000 movimentos em 2012 (para 2015 está prevista a produção de 15.000 movimentos ao ano), a Fleurier Ébauches reflete o desejo de Karl-Friedrich Scheufele, co-presidente da Chopard, de reforçar a verticalização do grupo, para assegurar sua independência a longo prazo através do aumento da produção. Já em 1996, o grupo havia criado a Chopard Manufacture. Situado nas proximidades da Fleurier Ébauches, a empresa é o centro de alta tecnologia dedicado ao desenvolvimento, produção e montagem dos calibres L.U.C. Atualmente, em Fleurier, o Grupo Chopard emprega cerca de 160 pessoas, que realizam cerca de quinze ofícios diferentes.
Superfast Chrono - Ref. 161284-5001 - Detalhes técnicos
Caixa
Ouro rosa 18K, diâmetro 45,00 mm, espessura 15,18 mm, estanque a 100 metros
Coroa de ouro rosa 18K com volante sobre a borracha
Botões em ouro rosa 18K revestidos em borracha
Vidro de safira antirreflexos, fundo transparente
Aro de ouro rosa 18K com taquímetro, fixado por 8 parafusos visíveis
Movimento
Cronógrafo mecânico automático Calibre Chopard 03.05-M, 45 rubis, diâmetro 28,8 mm
Reserva de marcha de 60 horas, frequência de 28.800 aph (4 Hz), certificado COSC
Mostrador e ponteiros
Mostrador preto com linhas verticais na cor antracito
Ponteiros de horas, minutos, e índices dourados e revestidos de SuperLuminova
Pequenos segundos dourado, segundeiro vermelho com flecha, ponteiros dos contadores de horas e minutos em vermelho
Funções
Função de horas e minutos no centro, pequenos segundos às 6h, data às 4h30
Cronógrafo com segundeiro central, contador de minutos às 3h e contador de horas às 9h, flyback, taquímetro
Pulseira e fecho
Pulseira de borracha preta (perfil de pneu “slick”), fecho de báscula em ouro
|