O mundo do automóvel é uma fonte de inspiração permanente para a Richard Mille, que aplica a seus relógios processos análogos de criação, pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de criar uma mecânica de grande eficácia, eficiência e inovação.
A marca também está muito envolvida no automobilismo com colaboradores como Felipe Massa ou Jules Bianchi e como cronometrista oficial de eventos como Le Mans Classic e o Grand Prix de Pau Historique.
Mas havia uma área que Richard Mille ainda não havia explorado e na qual se interessava há muito tempo, a segurança viária. Assim, decidiu auxiliar seu velho amigo, Jean Todt, e a organização “FIA Action For Safety”, criando um relógio capaz de oferecer respostas aos problemas de segurança viária.
As equipes de Richard Mille e de Jean Todt decidiram trabalhar em conjunto num mecanismo que pudesse informar as tensões físicas impostas ao organismo durante as fortes desacelerações. Assim foi criado o Sensor de Força G Turbilhão RM 036 Jean Todt.
O RM 036 utiliza a apreciada forma “tonneau” da marca. A caixa com desenho curvado e ergonômico, tal como desejava Jean Todt para esta peça excepcional, abriga o calibre RM036, um movimento turbilhão com platina de nanofibras de carbono, totalmente construído com titânio grau 5 e ARCAP.
Esta combinação de materiais permite garantir uma resistência e estabilidade ótimas ao movimento, oferecendo um notável contraste de materiais e acabamentos graças às peças polidas, jateadas e acetinadas. Este calibre de corda manual com horas, minutos e segundos se caracteriza por uma complicação inédita, o sensor de Força G mecânico.
Sistema desenvolvido e patenteado por Renaud Papi com exclusividade para a Richard Mille, o sensor de G funciona segundo o princípio de massa em translação. Montado diretamente na platina, este complexo dispositivo transmite visualmente o número de G acumulado pelo usuário do relógio nas desacelerações intensas.
Composto por mais de 50 peças e com uma medida de apenas 17 mm, o sensor de G do RM 036 suporta desacelerações de várias dezenas de G. Assim se compreende a absoluta necessidade de um movimento de enorme rigidez. Outra particularidade do RM 036 é a escala às 12 horas, que indica, por meio de uma ponteiro, se a desaceleração não é perigosa (zona verde) ou se alcança um nível crítico para o condutor (zona vermelha). Sua volta a 0 é feita rapidamente com o botão situado às 9 h.
O RM 036 foi apresentado oficialmente em 7 de dezembro em Istambul durante a entrega dos prêmios da FIA. Jean Todt doará os lucros gerados pela venda desta peça excepcional a duas iniciativas às quais tem especial afeto: a Campanha para a Segurança Viária Mundial e o ICM (Instituto do Cérebro e Medula espinhal).
A edição do relógio Sensor de Força G Turbilhão RM 036 Jean Todt está limitada a 15 unidades feitas em titânio.
|