Com o novo UR-210, a Urwerk buscou um nível inédito de comunicação e união entre o relógio e seu dono. Pela primeira vez em um relógio de pulso, é destacada e monitorada a relação simbiótica entre o homem e seu relógio mecânico.
Como de praxe para a Urwerk, o UR-210 se caracteriza pela original forma de apresentar a hora, tão típica da marca. Contudo, o grande destaque do modelo é a comunicação personalizada entre o UR-210 e seu dono. Se o modelo demonstra uma fria precisão cronométrica para contar as horas, joga com as emoções ao acompanhar o ritmo de nossas vidas: “O UR-210 encarna a relação simbiótica entre o homem e seu relógio. Esta máquina quase biológica poderia dizer mais sobre você do que qualquer outro objeto que possua,” explica Martin Frei.
O mostrador do UR-210 destaca-se por sua indicação tradicional de reserva de marcha situada à uma hora. Encontramos outra indicação similar às onze, no que parece um reflexo da primeira. Mas não, não se trata de algo como um “backup”, mas sim de algo muito mais importante que merece toda nossa atenção, porque na realidade trata-se de uma complicação única no mundo da relojoaria que indica a eficácia de carga durante as últimas duas horas.
Quando você está comodamente reclinado em sua poltrona, o indicador logo se aproximará da zona vermelha para avisar-lhe de que o rotor do automático não está carregando seu UR-210 o suficiente e que o relógio está funcionando com sua reserva de energia. Ao contrário, quando você está se movendo energicamente, o indicador apontará a zona verde, um sinal de que você está recarregando seu relógio com nova energia. Este indicador totalmente inédito não mede o torque da mola principal, mas sim calcula a diferença entre a energia consumida e a energia gerada na mola principal.
Munido com o duplo conhecimento da eficácia de carga e da reserva de marcha disponível, você já pode intervir. Caso seu UR-210 indique uma reserva insuficiente de energia, você pode posicionar o seletor de eficácia de carga (na parte posterior do relógio) na posição “Full” (“cheio”).
Nesse caso, o rotor converterá o mínimo movimento em energia armazenada. Nesta configuração, uma turbina conectada ao rotor oferece um fluxo constante de energia. Mas se você está mais ativo, esta posição poderia fornecer mais energia que a necessária e desgastar desnecessariamente o mecanismo. Nesse caso, o adequado seria colocar o seletor de eficácia de carga em “Reduced” (“reduzido”) para ativar o sistema de freio do rotor. Um compressor de turbina montado em um rubi gira e cria resistência interna – a fricção suficiente para desacelerar o rotor de carga automática. Na modalidade de “Stop”, o sistema de carga automática é completamente desabilitado e o UR-210 segue funcionando graças à energia de reserva, e exigirá uma corda manual.
De volta ao lado do mostrador, o UR-210 possui uma incrível complicação satélite com minutos retrógrados que é bastante original. O elemento mais destacado é o grande ponteiro de minutos retrógrados tridimensional, o qual traz uma nova demonstração de alta tecnologia. Sua função consiste em abrigar o satélite horário e indicar a hora enquanto atravessa a escala de minutos de 0 a 60. Esta viagem através do tempo de uma hora de duração, traçando um arco de 120°, resulta fluida e ininterrupta. Mas a verdadeira natureza desta peça se revela ao final do minuto 59. Nesse momento, um “clique” muito marcado assinala o regresso do ponteiro de minutos ao ponto de partida. Em menos de 0,1 segundo, o ponteiro volta para acoplar-se ao satélite horário seguinte. Este sistema retrógrado ultrarrápido se baseia em três elementos chave:
- um eixo central montado sobre rubis que fornece uma excelente estabilidade à complicação satélite/retrógrada. Uma mola cilíndrica do tipo cronômetro marinho se situa verticalmente ao redor do eixo e gera a tensão ótima necessária para o retorno do ponteiro retrógrado.
- um ponteiro de minutos, que também forma um marco para os satélites horários, mostra a hora de forma extraordinária. Feito de alumínio polido com exigente tolerância de 3 mícrons, a estrutura tem um peso total de apenas 0,302 g e inclui uma peça de latão como contrapeso. Esta jaula tridimensional oferece rigidez enquanto transfere energia da mola cilíndrica “flyback” na parte superior central do carrossel à engrenagem de dupla estrela situada por debaixo.
- uma came dupla coaxial em forma de estrela regula o mecanismo retrógrado mediante sua engrenagem, e sua rotação define a trajetória do ponteiro de minutos. Quando esta alcança o minuto 60, a dupla estrela solta uma mola (uma de três) em forma de taco de hóquei situada sob o mecanismo, que por seu vez libera o ponteiro de minutos para que volte ao satélite horário seguinte na posição do minuto 0.
“No que diz respeito ao grau de evolução do carrossel satélite, creio que com o UR-210 alcançamos o máximo do que podemos fazer com esta complicação,” explica Felix Baumgartner. “Após a apresentação de nosso ultracomplicado UR-1001 Zeit Device, queríamos voltar a experimentar em uma escala impactante. O ponteiro de minutos no coração do UR-210 não é apenas grande, é enorme! E ele representou um considerável desafio, pois sua fabricação exige um trabalho manual de grande refinamento e delicadeza. O ponteiro de minutos envolve os satélites horários e requer uma usinagem de tolerâncias extremamente pequenas”.
Martin Frei acrescenta: “Mais do que qualquer outra peça da Urwerk, o UR-210 chama a atenção. O olho é inevitavelmente atraído pelo indicador de eficácia de carga... trata-se de uma atração quase que magnética. O UR-210 não é realmente um relógio mas sim um mecanismo vivente acoplado ao seu pulso. Demos a ele o apelido de Falcão Maltês porque seu formato lembro o bico daquela ave.
Felix Baumgartner conclui: “O UR-210 representa um grande feito para a Urwerk. Este relógio abre um novo capítulo na evolução de nossas complicações. Não apenas mede um valor universal de maneira completamente original, mas também estabelece um verdadeiro diálogo entre o relógio e seu portador. O UR-210 indica sua atividade pessoal; esta informação é sua e de ninguém mais”.
UR-210 – Especificações técnicas
Caixa
Feita em titânio e aço, com dimensões de 43,8 mm de largura, comprimento de 53,6 mm, espessura de 17,8 mm. Cristais de safira, resistência à água a 30 m/100 atm. Acabamento de superfícies acetinado.
Movimento
Calibre UR-7.10, 51 rubis.
Escape âncora suíça, balanço monometálico, com frequência de 28.800 aph (4Hz), espiral plana.
Fonte de energia tambor com uma única mola principal, reserva de marcha de 39 horas.
Sistema de corda automática acoplado a turbinas.
Materiais
Platina de ARCAP P40; ponteiro de minutos em 3D de alumínio com contrapeso de latão; espiral cilíndrica central de aço elástico; satélites horários de alumínio; carrossel central e parafusos de titânio grau 5.
Acabamento de superfícies com granulado circular, jateado, platina com acabado “butlage” circular e reto; satélites com acabamento “butlage” e diamantado; cabeças de parafusos biseladas e polidas.
Indicações
Complicação giratória patenteada do tipo “wandering hours” e ponteiro de minutos retrógrado em três dimensões; indicador de reserva de marcha; indicador de eficácia de carga (patente requerida).
Tratamento SuperLuminova nos marcadores, mostradores, índices, ponteiros e satélites.
Controles
Coroa de duas posições. Na parte posterior, seletor de eficácia de carga.
O UR-210 estará disponível a partir do mês de outubro, a um preço de 137.000 Francos Suíços.
|