Um designer com inspiração musical
Em seu estúdio de Milão, Rafael Miranda foi entrevistado por Arlete Kaufmann, jornalista Brasileira radicada na Suíça.
Rafael Simões Miranda, o criador da marca de relógios Dwiss, nasceu no Rio de Janeiro em 23 de Abril de 1980. Atualmente, vive no chamado quarteirão hollywoodiano de Milão (Tortona), onde residem muitos fotógrafos e designers e acontecem as feiras de móveis e de moda.
Quando nos deparamos com ele, temos a sensação de se tratar de um músico de rock, por seu estilo “Elvis Presley”, com suas avantajadas costeletas. Rafael comenta que manteve, até há bem pouco tempo, em paralelo à sua profissão, um grupo musical, com qual chegou a realizar vários concertos e gravou 5 CD’s. Ele confessa ser um fã das músicas dos anos 60 e, claro, do Rock’n’Roll. No seu ateliê, gosta de manter a música como pano de fundo enquanto cria.
Rafael vem se destacando na área do Design de móveis e relógios no Brasil e no Exterior. Para deixar claro o respeito que vem ganhando como artista, basta citar o relógio que ele criou, produzido pela Bulova Accutron, em edição limitada, para o bilionário Sir Richard Branson, o dono da Virgin.
Seu nome vem circulando nas melhores revistas nacionais e internacionais especializadas na área, como Elle, AD, Vogue MasterCard Black, Interni, Revista Designer, Casa Cor, Caderno Globo, Viver Bem, além de reportagens nos jornais Corriere Della Sera, O Globo e Jornal do Brasil.
Na área de móveis, mistura a forma e o artesanato brasileiro com materiais europeus ou vice-versa. Da velha geração de designers, ele tem admiração pelo brasileiro Sérgio Rodrigues e por quase todos aqueles que trabalham para a Schuster, onde ele também criou algumas peças. Na Europa, admira designers italianos como Lulu, Alessandro Mendini, Giovannoni.
Rafael tem o dom de ser uma pessoa agradável, franca, transparente, bom anfitrião. Gosta de convidar amigos para saborear uma boa comida e parece sentir-se bem à vontade na Itália, onde também tem uma boa quantidade de amigos.
Nos revela, durante a entrevista, que uma das atividades que não consegue desempenhar muito bem é ser um bom vendedor, mas, em contrapartida, é curioso, persistente, sempre buscando aprender mais e ter mais informações. Gosta de ler, mas atualmente se dedica mais a artigos sobre sua área e blogs na internet. Ele não gosta de livros de ficção, mas sim de histórias reais, engajadas.
Se tivesse mais tempo disponível, praticaria “snowboard”, mas no momento a criação e a música são companheiras inseparáveis.
Um designer com o Tic-Tac Suíço-Brasileiro
O relógio da marca Dwiss modelo Emme, criado por ele, tem o mesmo mecanismo Suíço de marcas como Bvlgari, Cartier, Panerai e outros. Já chegou ao Brasil e em breve deve chegar a Miami.
Após os estudos de Desenho Industrial, chegou há 11 anos na Itália para estudar Design no Instituto Europeu di Design (IED) e logo depois foi desenhar para a Hitachi – produtos eletrônicos.
Para chegar até aqui, Rafael também trabalhou para grupos como Timex e Morellato/Sector. Fez cursos na ETA para saber como é montada cada peça e como funciona a alma de um relógio.
Hoje, Rafael é o produtor, fabricante e seu próprio empresário. Um jovem brasileiro que nos enche de orgulho, não só por sua arte mas por todo brilho que irradia.
www.rsmiranda.com
Arlete F. Kaufmann - kaufmann_for_4@sunrise.ch