A Van Cleef & Arpels apresentou no SIHH 2012 uma nova e mais contemporânea interpretação de uma de suas mais emblemáticas criações, o modelo Pierre Arpels, criado originalmente em 1949.
O modelo foi criado especialmente para Pierre Arpels, filho de Julien Arpels, um dos fundadores da Van Cleef & Arpels, em 1949. O relógio tornou-se símbolo de uma elegância discreta e sofisticada, e até hoje manteve basicamente as mesmas linhas originais.
Um círculo perfeito
O relógio concebido por Pierre Arpels é um círculo perfeito, a mais antiga e fundamental figura geométrica. Uma linha perfeita sem começo ou fim. Na filosofia Feng Shui, o círculo é um paraíso para o espírito, um lugar de bem-estar e paz espiritual.
A ausência das duas garras laterais que normalmente fixam as clássicas caixas de relógios às suas pulseiras dá a impressão de que o círculo está suspenso no espaço. O único ponto de fixação é bastante fino, pois Pierre Arpels pretendia que ele praticamente desaparecesse.
Para ele, beleza era o que restava quando todo o supérfluo era removido. E é dessa forma que desenhou o mostrador de seu relógio. Ele é branco, com um acabamento levemente fosco. Os dois ponteiros são representados por simples bastões pretos. Os numerais Romanos das horas são posicionados no círculo do mostrador com a máxima precisão geométrica.
Uma fina caixa
Um símbolo de harmonia e elegância, o relógio Pierre Arpels é um objeto bastante pessoal, criado apenas para eles. Ele não é para ser exibido como um troféu, e destina-se para um homem de maneiras impecáveis, para quem o tempo não deve dominar toda sua vida. Ele consideraria rude ser flagrado olhando para o relógio durante um momento passado com um cliente ou um amigo.
Essa é também uma das razões pelas quais ele desenhou um relógio extraplano. Ele deve ficar discreto sob o punho de sua camisa, e ser retirado tão suavemente quanto possível.
Seu mostrador branco, a coroa em ouro amarelo, a discreta fixação arredondada e a pulseira em couro de aligátor são tudo o que ele precisa para criar a impressão de perfeita elegância, tão valorizada por Pierre Arpels.
Com uma ligeira relutância, Pierre Arpels aceitou ter seu relógio replicado para os membros de sua família e alguns poucos amigos. No final, ele seria comercializado em 1971 com o nome de PA 49. Suas linhas fundamentais nunca seriam alteradas; o relógio se tornou parte do patrimônio relojoeiro da Maison Van Cleef & Arpels.
O relógio Pierre Arpels 2012
Mais de 60 anos após sua criação, Este relógio tornou-se um ícone relojoeiro. Para o SIHH 2012, a Van Cleef & Arpels ofereceu uma nova interpretação, cujas linhas puras, embora mais contemporâneas, celebram o modelo original e o espírito de seu criador.
Sobre a superfície redonda do mostrador, as horas são representadas por numerais Romanos, mantendo a clássica tradição relojoeira. Ele continua com a mesma simplicidade elegante de antes.
O mostrador ainda é feito em laca branca, mas seu centro foi decorado com um motivo representando a logomarca Van Cleef & Arpels e o padrão favo de mel da frente de uma camisa black-tie.
Seu novo perfil foi ligeiramente chanfrado, realçando a discrição o relógio e fazendo com que deslize ainda mais facilmente sob o punho da camisa.
A fixação da pulseira extremamente delgada e arredondada, localizada nas extremidades do relógio, ainda está presente. Sua simplicidade acentua a discreta elegância do relógio que se posiciona com leveza sobre o pulso.
A pulseira é feita em legítimo couro de aligátor preto, exatamente como Pierre Arpels exigia. A inovação está na montagem dos couros: eles foram manualmente colados um ao outro de forma a evitar qualquer costura visível.
Pierre Arpels – características técnicas
O modelo Pierre Arpels é um relógio mecânico a corda manual, equipado com um movimento calibre Piaget 830 P.
Ele está disponível em dois tamanhos, 38 ou 42 mm, em ouro rosa ou branco. A coroa é engastada com um diamante.
Existe também uma versão com diamantes; nela, o aro é engastado com diamantes DEF/VVS.
|