Uma das maiores coleções particulares de relógios Swatch, que reflete em boa parte a história da marca, foi vendida em Hong Kong pela histórica quantia de HK$ 51.707.500,00 mais de 11.900.000 Reais.
A coleção Blum foi criada ao longo de vários anos pelo empresário suíço Peter Blum e a sua mulher Linda, dois apaixonados colecionadores de relógios Swatch desde que a marca nasceu.
Da notável coleção fazem parte cerca de 4.363 relógios, incluindo um grande número de protótipos, híbridos e variações de produção que nunca estiveram no mercado. Muitos dos protótipos datam do extraordinário período anterior à comercialização dos primeiros relógios Swatch, nos anos 80, e são extremamente raros.
Entre os mais interessantes e procurados pelos colecionadores estão uma série de protótipos criados pelo artista americano Keith Haring, bem como os lendários relógios Swatch Modele avec Personnage, Milles Pattes, Serpent e Blanc sur Noir. Entre outras raridades desta coleção incluem-se relógios criados pelos artistas Mimmo Paladino, Alfred Hofkunst e Sam Francis.
Organizado pela reputada leiloeira Phillips de Pury & Company, este leilão único despertou um interesse considerável durante as exposições de pré-venda realizadas em Nova Iorque, Londres e Xangai, onde a coleção foi exibida no The Swatch Art Peace Hotel, um hotel de arte recentemente restaurado e que é uma referência cultural do Bund.
O “expert" leiloeiro Simon de Pury preparou uma cerimônia altamente emocional para o evento Swatch, com a escolha de um prestigioso local, em uma das cidades mais dinâmicas e espetaculares da China. Por sua relação e compromisso de longa duração com a Arte, a Swatch afirmou estar orgulhosa de ter organizado este leilão na China, um país de notável herança artística e uma relação vibrante com a arte contemporânea.
O Hotel Four Seasons em Hong Kong foi o cenário ideal, para aquela que viria a ser a maior venda de relógios Swatch em um único lote, vendida por HK$ 51.707.500, aproximadamente 11.900.000 Reais.
Sobre a Phillips de Pury
Fundada em Londres em 1796, Phillips de Pury & Company é uma empresa internacional de arte que organiza leilões de Arte Contemporânea, Design, Fotografia, Edições e Joalheria, bem como vendas privadas e exposições de venda.
Sendo a única leiloeira internacional focada na cultura contemporânea, a Phillips de Pury & Company marcou uma posição no mundo da arte contemporânea, como especialista na organização de vendas e exposições em Nova Iorque e Londres.
|