Um genuíno padrão de excelência e um emblema da relojoaria Genebrina, o “Poinçon de Genève” celebrou seu 125o aniversário no dia 9 de Novembro.
Como indicado pelo slogan das festividades — “O Poinçon de Genève, 125 anos de excelência para o futuro” – este jubileu representa um elo natural entre o passado e o futuro da prestigiosa certificação. De fato, os critérios que governam as exigências de qualidade para o “Poinçon de Genève” foram consideravelmente expandidos.
De agora em diante, o relógio como um todo será certificado. Esta grande evolução reforça o valor do Selo de Genebra para clientes e relojoeiros, em um campo onde qualidade de manufatura de acordo com a tradição relojoeira Genebrina constitui algo essencial e cobiçado.
O 125o aniversário do “Poinçon de Genève”, uma certificação que ao longo do tempo se tornou um selo reconhecido mundialmente, reuniu cerca de 500 representantes do mundo relojoeiro, da economia e da mídia, além de muitas autoridades políticas. O evento não apenas honra a rica história relojoeira de Genebra, mas também serve para revelar as novas exigências de certificação que recompensam excepcionais relógios que são concebidos e montados no território Genebrino.
Uma evolução que respeita o legado dos “cabinotiers”
Desde a criação da lei Genebrina de 1886 até hoje, os critérios originais que honram o know-how, tradição e manufatura da alta relojoaria diziam respeito apenas aos movimentos destes prestigiosos relógios. Com este novo e maior desenvolvimento, de agora em diante o relógio será certificado em sua totalidade.
A aparência exterior e a montagem serão adicionados aos critérios atuais para a qualidade do movimento. Novas características serão verificadas e métodos de inspeção serão implementados para garantir a resistência à água, precisão, funções e reserva de marcha de um relógio.
Como destacado por Daniel Favre, Presidente do Conselho do Timelab – Laboratório de Horologia e Microengenharia de Genebra que realiza a certificação, “O ‘Poinçon de Genève’ passa por uma evolução que lhe dará ainda mais prestígio. Este tipo de AOC* é uma verdadeira garantia de qualidade cujas fronteiras estão sendo ampliadas de modo a corresponder o máximo possível às expectativas dos clientes com relação às peças de Alta Relojoaria”.
Durante a conferência de apresentação dos novos critérios, Pierre François Unger, Conselheiro de Estado a cargo do Departamento de Negócios Regionais, Economia e Saúde da República e Estado de Genebra, apontou os benefícios do Selo de Genebra para a economia local: “A certificação desempenha um papel vital no desenvolvimento, criatividade e inovação da indústria relojoeira do Cantão. Através de suas exigências, o “Poinçon de Genève” ajuda a manter empregos qualificados e avançados programas de treinamento em uma multiplicidade de áreas. Todo o setor, incluindo subcontratados e todo o grupo de produtores de relógios de Genebrinos, é estimulado por este processo voltado à busca da excelência”.
O Presidente da “União dos Relojoeiros de Genebra, Vaud e Valais” (UFGVV), Juan Carlos Torres, também ressaltou o valor do “Poinçon de Genève” para o setor relojoeiro: “Em uma indústria imbuída de autenticidade, e em meio a tempos incertos, mais propícios a valores genuínos, um selo claro, preciso, transparente e inteligível é naturalmente um grande trunfo. Ele provê companhias de um meio seguro de proteger e preservar sua expertise, bem como perpetuar as artes relacionadas ao campo da Alta Relojoaria”.
Como explicado por Patrick Jaton, Diretor da Timelab, “A revisão e expansão dos critérios e as novas regulações resultam de uma extensa investigação feita por uma comissão “ad hoc”. Composta por uma equipe multidisciplinar de especialistas da indústria relojoeira, a Escola de Relojoaria de Genebra e a Fundação Timelab, a comissão conduziu a revisão dos critérios com uma abordagem baseada nas expectativas dos clientes finais que buscam for excepcionais produtos que possuam impecável confiabilidade”.
Ele declarou que as regulações do “Poinçon de Genève” e os novos critérios com as exigências técnicas adicionais para a aparência e relógios completos estarão operacionais a partir de Junho de 2012. Uma prorrogação, no entanto, será concedida aos candidatos de modo a dar-lhes tempo para adaptar suas operações de manufatura às mais novas diretivas.
*AOC corresponde a “Appelation d'Origine Controlée”, o termo que designa em Francês regulações estabelecidas para definir padrões de qualidade para produtos e atrelá-los a regiões geográficas.
www.poincondegeneve.ch
www.timelab.ch