O Bulgari Daniel Roth Grande Lune oferece uma refinada e precisa interpretação das fases da lua, em uma complicação astronômica que foge do lugar comum das tradicionais indicações.
O ciclo lunar real dura 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,8 segundos, uma duração que os relojoeiros sempre buscaram reproduzir de forma tão precisa quanto possível.
Na vasta maioria dos casos, a transcrição micromecânica das fases da lua geralmente compreende duas peças móveis complementares: a primeira roda e seu pinhão executam uma rotação completa em 24 horas, enquanto o disco que leva a lua é provido de 59 dentes e indica o ciclo lunar em 29 dias e 12 horas.
Comparado com a órbita lunar real, a diferença de tempo acumulada por esta construção chega a 44 minutos e 2,8 segundos por mês. Após exatamente 32 meses, este dispositivo leva a uma discrepância de um dia em comparação com a realidade celestial e assim exige um ajuste manual.
Uma correção a cada 125 anos
No caso da indicação astronômica das fases da lua, também conhecida como fases da lua de alta precisão, a construção em si é melhorada ao ser complementada a primeira roda e pinhão com uma estrela de 7 dentes e um disco de lua de 135 dentes.
A primeira executa uma rotação em 24 horas e a estrela de 7 dentes gira em 7 dias; assim o disco da lua exibe um ciclo lunar extremamente preciso de 29 dias, 12 horas e 45 minutos –reduzindo o erro de precisão para apenas 57,2 segundos por ciclo.
Após o primeiro ano, a discrepância chega a 11 minutos e 26,4 segundos, o que significa que somente mais de um século depois – 125 anos na verdade – este mecanismo de alta precisão exigirá um ajuste manual.
Posicionada sobre uma representação do céu noturno, a lua central revestida em ouro é revelada através de uma abertura assimétrica acima da original indicação de segundos.
Esta última – assinatura da coleção Bulgari Daniel Roth – é composta de três braços de comprimentos variáveis girando em um eixo e cobrindo respectivamente três segmentos de 20 segundos.
O mostrador exibe a data em um submostrador graduado, enquanto as funções do ciclo lunar e a data são facilmente ajustadas com o uso de dois botões corretores na lateral da caixa delgada elíptica em ouro rosa.
Um acabamento excepcional
O conjunto de funções é conduzido por um mecanismo de dimensões generosas (15’’’), o Calibre DR 2300, movimento mecânico do tipo Lépine a corda manual da Frédéric Piguet, enriquecido de um exclusivo módulo Daniel Roth.
O ponteiro de segundos é posicionado no mesmo eixo da tige. O movimento é inteiramente decorado à mão e exibe um excepcional acabamento que inclui platina principal com granulamento circular, pontes chanfradas e polidas com Côtes de Genève, bem como parafusos de cabeças polidas.
Este mecanismo resolutamente “high-end” é abrigado em um caixa elíptica de 44 mm de diâmetro produzida em ouro rosa 18 K e resistente à água a 30 metros.
O mostrador em vários níveis apresenta superfícies em branco laqueado e ouro negro acetinado, além de ponteiros e marcadores de horas revestidos em ouro rosa 18 K.
O Grande Lune traz uma pulseira de couro de aligátor equipada com um fecho de fivela em ouro rosa.
|