O Calibre Royal foi integralmente concebido e fabricado nos laboratórios e oficinas de Alta Relojoaria da Pequignet Manufacture em Morteau, na França, no centro da histórica região relojoeira do Jura. É uma obra de engenheiros e de mestres relojoeiros, unidos por uma mesma paixão e apoiados por um laboratório dotado de equipamentos eletrônicos, ópticos e mecânicos de última geração.
A sua produção exigiu mais de 279 desenhos técnicos e aproximadamente 120 ferramentas e matrizes para os componentes. O calibre é composto por 318 peças, das quais 316 fabricadas de acordo com os projetos da Pequignet. Apenas a roda de escape e a âncora foram concebidas pela Nivarox, do grupo Swatch.
O Calibre Royal é um sonho de relojoaria tornado realidade, e busca responder a dois dos maiores dilemas relojoeiros, eternamente presentes na história da relojoaria mecânica.
1o dilema, a relação entre torque e desgaste
Um calibre de Alta Relojoaria requer um torque elevado, para proporcionar uma ampla reserva de energia, fazer funcionar todas as complicações e assegurar resistência às variações térmicas e ao choque. Para obtê-lo, é necessária uma mola capaz de fornecer uma tensão forte e de longa duração. No entanto, quanto mais elevado for o torque, maior o esforço exercido sobre o mecanismo (o trem de rodagens). Consequentemente, um torque elevado pode provocar um desgaste prematuro.
O Calibre Royal é dotado de um sistema que desconecta o peso inercial do grande tambor e da sua mola do trem de rodagens, quando das alternâncias parada/movimento do escape. Isto faz com que o CR disponha de um torque que permite suportar a integração de quaisquer complicações relojoeiras, bem como de uma reserva de energia prolongada, sem esforço e sem desgaste prematuro do mecanismo do relógio.
2o dilema, a relação entre dimensões/fiabilidade e as complicações relojoeiras
Quanto maior for a espessura e a largura de um movimento, mais fácil é torná-lo fiável, embora, pelas suas dimensões, ele se torne pouco elegante. Além disso, na relojoaria a cinética não obedece exatamente à cinética da mecânica tradicional. A relojoaria procura permanentemente obter um compromisso ideal entre dimensões mínimas e fiabilidade máxima.
A presença de uma ou várias complicações aumenta as dimensões de um calibre. Mesmo hoje, as complicações relojoeiras geralmente são construídas em módulos adicionais que são adicionados à platina inicial. Assim, é frequente que os relógios com complicações de Alta Relojoaria sejam espessos e, com isso, percam em elegância.
Em estreia mundial, o CR integra na sua platina principal todas as complicações, indicador de reserva de marcha, grande fase da lua, grande janela dupla com data e dia de salto instantâneo, além de um grande tambor para 100 horas. Ainda estão previstas outras complicações adicionais integradas.
O CR, com a elegante espessura de 5,88 mm, combina complexidade, fiabilidade, dimensões compactas e requinte, apesar das suas múltiplas complicações. Por trás, a beleza do calibre é revelada através de uma grande abertura transparente e, no mostrador, pela expressão das complicações dispostas em perfeita simetria.
Além de buscar solucionar dois dos dilemas relojoeiras, o CR dispõe das seguintes características:
O escape
- Ponte de balanço transversal – estabilidade e resistência ao choque.
- 21.600 alternâncias: aderência e longevidade da lubrificação, levando a uma assistência pós-venda mais espaçada no tempo.
- Parafusos de compensação: maior precisão e estabilidade das regulações, com relação ao sistema com raquetes. O grande balanço com parafusos de regulação é uma escolha atual das marcas mais renomadas.
- Grande balanço com 4 braços de forte inércia: regularidade e resistência ao choque.
- Bridas de bloqueio do porta-pitão.
- Revisão recomendada a cada 5 anos.
Isocronismo
- Torque para 100 horas de funcionamento no máximo, sendo 88 horas selecionadas, e 72 horas garantidas em isocronismo. Este elevado torque, que garante o funcionamento do relógio e de todas as complicações, é obtido graças a um único grande tambor.
- Amplitude prevista para 72 h de marcha a 220° em posição vertical elevada. É considerada muito satisfatória para um excelente desempenho relojoeiro.
Uma acessibilidade para facilitar a assistência pós-venda
- Uma intervenção pós-venda pode ser efetuada independentemente no tambor, no trem de rodagens ou no escape. Desta forma, a manutenção do CR é simplificada, o que se traduz em custos reduzidos.
A estética e o acesso visual ao calibre
O CR é reconhecido imediatamente pelo alinhamento perfeito entre o eixo do grande tambor, o eixo do rolamento e o balanço.
Através do fundo do relógio com vidro de safira, pode ser contemplado o conjunto do escape, incluindo a âncora e a roda de escape, o sistema de dar corda através da coroa, o sistema do indicador de reserva de marcha, além do sistema automático.
Outras características que contribuem para a fiabilidade, a precisão e o desempenho
- O aço utilizado em componentes como parafusos e tige é do tipo inoxidável 4C 27A, e não aço carbono 20AP. Um parafuso Pequignet Manufacture tem um coeficiente de ruptura de 1,5, muito menor que o de um feito em aço carbono.
- 3 parafusos de fixação do movimento de grande seção, posicionados a cada 120°.
- Pivôs das rodas duráveis, para uma longa vida útil.
- Massa oscilante com rolamento de 7 grandes esferas, dimensionados e desenhados pela Pequignet.
- Sistema Incabloc, para uma boa resistência em caso de choque.
- Escape de alto rendimento Nivarox.
O CR dispõe de 6 patentes mundiais. É único na sua geometria, estética e tecnologia. Trata-se verdadeiramente de um novo e inovador movimento, que dispõe da sua própria mola de tambor, das suas próprias peças móveis do trem de rodagens, bem como de uma espiral e de um balanço próprios, à semelhança das 318 peças que o compõem, com exceção da âncora e da roda de escape, concebidas pela Nivarox, do grupo Swatch.
O CR foi idealizado e concebido para proporcionar uma fiabilidade excepcional, com uma estética equilibrada e elegante, a um preço razoável. E assim nasce um novo segmento de mercado: o da alta relojoaria com complicações, elegante e acessível.
No salão Baselworld 2011, a Pequignet apresentou três coleções de relógios com o Calibre Royal, Paris Royal, Rue Royale e Moorea Royal Triomphe
Paris Royal
A coleção Paris Royal apresenta modelos com caixa de 41 mm de diâmetro, em ouro amarelo, vermelho ou branco, com acabamento polido e acetinado. Resistente à água a 5 atmosferas, possui coroa em ouro rosqueada e fundo em cristal de safira antirrefletivo fixado por quatro parafusos. O mecanismo é fixado diretamente à caixa.
O mostrador, protegido por cristal de safira, apresenta algarismos arábicos aplicados, com indicação de reserva de marcha às 8 horas, pequenos segundos às 4 horas, dia e data na posição das 12 horas. Há versões na cor preta ou prateada, com ou sem indicação das fases da lua na posição das 6 horas.
A pulseira em couro de aligátor de grandes escalas possui cor marrom ou preta. Forrada e costurada à mão, é complementada por um fecho borboleta.
Rue Royale
Os modelos Rue Royale têm caixa de 42 mm de diâmetro estanque a 5 atm em aço, ouro amarelo ou ouro vermelho, com acabamento polido, fundo em cristal de safira fixado por seis parafusos com cabeças polidas.
O mostrador, protegido por cristal de safira, apresenta-se em diversas combinações de prata e preto, com numerais arábicos, romanos e índices. Há indicação de reserva de marcha às 8 horas, pequenos segundos às 4 horas, fases da lua na posição das 6 horas, dia e data na posição das 12 horas.
A pulseira em couro de aligátor de grandes escalas possui cor marrom ou preta. Forrada e costurada à mão, é complementada por um fecho borboleta.
Moorea Royal Triomphe
Modelo esportivo, apresenta caixa de 44 mm em titânio de acabamento jateado com fundo em cristal de safira fixado por quatro parafusos. É resistente à água a 10 atm.
O aro, com numerais romanos indicando as horas, é feito de ouro vermelho e titânio negro. A coroa de ouro vermelho é rosqueada e apresenta a logo “EP” em relevo, feita em borracha.
O mostrador preto, protegido por cristal de safira, possui indicação de reserva de marcha às 8 horas, pequenos segundos às 4 horas, dia e data na posição das 12 horas.
A pulseira apresenta-se em borracha negra ou titânio, com terminais e elos em ouro vermelho ou titânio, complementada por um fecho de báscula.
|