Um movimento extraplano é o que há de mais discreto e elegante no mundo da relojoaria. Na sua criação, a habilidade do relojoeiro é testada ao máximo, por ele ter que encarar o desafio de trabalhar com peças diminutas, em função do pouco espaço disponível.
No caso do relógio de pulso automático extraplano RM 033 e seu calibre RMXP1, apresentado no SIHH 2011, uma das características principais reside na colocação do microrrotor na sua lateral, o que poupa preciosos milímetros na altura total, em relação ao tradicional rotor central.
Como resultado, este movimento, com diâmetro de 33,00 mm, possui uma espessura de apenas 2,60 mm.
Para proporcionar uma perfeita distribuição de peso, de modo que ele funcionasse de forma impecável, ele foi desenhado para carregar bidirecionalmente e foi construído em Platina, resultando tanto em um eficiente carregamento como em dimensões compactas para um movimento esqueletizado extraplano.
O calibre RMXP1, com 29 rubis e frequência de 3Hz, possui um balanço de livre oscilação com inércia variável e uma reserva de marcha de 42 horas.
Segundo a Richard Mille, este tipo de balanço representa o máximo de inovação. Ele garante maior confiabilidade quando sujeito a choques e também durante a montagem e desmontagem do movimento, garantindo melhores resultados cronométricos ao longo do tempo.
O índice regulador é eliminado e um ajuste mais acurado e reproduzível é possível, graças a 4 pequenos pesos ajustáveis localizados diretamente sobre o balanço.
Na fabricação do calibre RMXP1, as pontes da platina inferior e a ponte do balanço são feitos em titânio.
A produção destes componentes em Titânio grau 5 com o tratamento Titalyt® para a platina inferior, e PVD negro para as pontes, proporciona a todo o conjunto extraplano uma grande rigidez, bem como uma superfície precisamente plana que é essencial para o perfeito funcionamento do trem de engrenagens, além de fornecer estabilidade para o movimento.
A platina principal e todas as peças em titânio foram submetidas a extensos testes de validação para assegurar ótimos níveis de resistência.
O mostrador transparente é feito em cristal de safira com espessura de 0,30 mm e possui tratamento antirreflexos em ambos os lados. Ele é protegido por um cristal de safira com espessura de 1,00 mm, também dotado de tratamento antirreflexos em ambos os lados.
A caixa redonda do RM 033 mede 45,70 mm de diâmetro e meros 6,30 mm de espessura. O seu fundo curvado já se tornou uma marca registrada de toda a coleção da Richard Mille.
Esta caixa tripartite com uma integração completa das garras é resistente à água a 30 metros, assegurada pela coroa de cerâmica vedada por dois anéis de Nitril.
Ela é montada com 16 parafusos ranhurados em titânio grau 5 e arruelas resistentes à abrasão em aço 316L.
O RM 033 está disponível com caixa em titânio, ouro branco ou ouro vermelho.
|