Dentro da caixa do RM 030 encontra-se o novo calibre RMAR1. Um movimento mecânico que representa um passo à frente no desenvolvimento dos relógios de corda automática!
A carga de um relógio automático é feita por um pequeno rotor impulsionado pelo movimento do utilizador. As rotações da massa oscilante fornecem energia ao tambor de corda, que por sua vez alcança o seu ponto ideal com a mola totalmente enrolada.
Nesta altura, o sistema de corda automática não deixará de funcionar, um processo que deve ser evitado. Isto é tradicionalmente alcançado através do uso de uma brida que permite à corda “escorregar” e assim evitar ser tensionada além do ponto ideal.
Contudo, este sistema tradicional permite a acumulação de resíduos prejudiciais no interior do tambor de corda, à medida que a brida liberta a energia excedente, decorrente do excesso de corda ao longo de períodos maiores, especialmente quando o utilizador estiver num período mais ativo.
Este aspecto pode assim afetar seriamente a performance cronométrica de um bom relógio.
Para evitar este efeito adverso, a Richard Mille investiu quatro anos no desenvolvimento do conceito e desenho de um rotor que se desacoplasse automaticamente quando necessário. Neste sistema, o tambor de corda é desconectado automaticamente do mecanismo de carga do rotor no preciso momento em que a mola alcança a sua carga máxima.
Adicionalmente, o novo mecanismo está ligado ao indicador de reserva de marcha de maneira a permitir um controle otimizado do nível de carga do relógio.
Esta característica permite, tanto ao movimento como ao oscilador, trabalhar com a melhor relação torque/potência possível, de maneira a possibilitar também a melhor performance cronométrica.
O rotor desacoplável funciona da seguinte maneira: quando a reserva de marcha alcança as 50 horas, o rotor é automaticamente desacoplado graças a um sistema de engrenagens especial. É então desfeita a ligação mecânica com o tambor de corda, refeita quando a reserva de marcha baixa para as 40 horas.
Nesta altura o rotor é automaticamente reacoplado ao sistema de engrenagens que o ligam ao tambor de corda, e o relógio inicia novamente o seu período de carga até que o indicador alcance as 50 horas.
É possível verificar estas fases de carga graças ao indicador localizado sobre o mostrador às 12 horas, mantendo o utilizador informado sobre se o rotor está passando sua energia ao tambor (on), ou se está desligado (off).
Como já é habitual na Richard Mille, o rotor desacoplável é uma importante inovação, que com a sua concepção e miniaturização, representa um desafio tecnológico notável.
A caixa do RM 030 (50 x 42,70 x 13,95 mm), disponível em titânio, ouro branco ou vermelho 18 K, abriga um movimento com rotor de geometria variável que permite a regulação da velocidade ou intensidade de carga que é passada ao duplo tambor de corda, o que consequentemente possibilita uma estabilidade de torque otimizada.
Elementos que assentam sobre uma platina base e pontes em titânio de grau 5 tratadas com Titalyt®. O calibre RMAR1, com 40 rubis, oscila a uma frequência de 4 Hz sobre um balanço de livre oscilação e inércia variável.
Este gênero de roda de balanço representa a mais recente inovação neste domínio, garantindo uma maior fiabilidade quando sujeito a choques e também durante a montagem e desmontagem. Características que contribuem para um melhor isocronismo.
O RM 030 é um modelo que a Relógios & Relógios irá conhecer já na próxima semana no SIHH 2011.
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