Com o ultimo leilão da temporada realizado a 14 de Dezembro em Nova Iorque, a Christie´s International alcançou um recorde de valor para o total de lotes licitados na área de relojoaria em 2010. Um valor que alcançou os 91,2 milhões de dólares, o mais alto já registrado pela conhecida casa leiloeira.
Durante um ano marcante para o investimento na relojoaria, cada leilão organizado pela Christie´s em Dubai, Hong Kong ou em Nova Iorque, dispersou mais de 90% dos seus lotes por valor. O ponto alto foi sem dúvida o Patek Philippe Referência 1527, uma peça única construída em 1943 que encontrou em Genebra um novo proprietário por 5,7 milhões de dólares, ou 4,393.192 €.
Nenhuma outra casa leiloeira no mundo alcançou um número tão elevado de recordes durante o ano de 2010.
Aurel Bacs, o homem do momento à frente do setor da relojoaria da Christie´s, afirmou: ”O nosso leilão desta semana em Nova Iorque marcou o ápice de um ano verdadeiramente notável para a área da relojoaria, e reafirmou o domínio da Christie´s no mercado global para os melhores e mais raros relógios.
Acolhemos um grande número de novos colecionadores nesta área durante o ano, e assistimos a um crescimento exponencial na participação de compradores oriundos de países asiáticos, liderados em primeiro lugar pela China e Hong Kong.
Ao mesmo tempo, colecionadores já firmados dos setores privado, comércio e institucional na Europa e dos EUA, continuaram a contribuir com grande intensidade para esta categoria, dando-nos fundações sólidas para o ano que se avizinha. O nosso alcance global e o sucesso alcançado como líder nesta área já nos permitiu captar um número considerável de novas consignações, pelo que estamos ansiosos pelo primeiro “round” de sessões já no mês de Abril de 2011.”
Ao longo de 2010, a Christie´s provou ser a casa leiloeira escolhida pelos mais eminentes colecionadores mundiais, representando virtualmente todas as melhores coleções que chegaram ao mercado.
Entre as mais importantes do ano estiveram o “The Millennium Collection” em Hong Kong, o “A Connoisseur’s Vision” parte 1 e 2 em Genebra, e mais recentemente, a coleção do premiado ator Anthony LaPaglia em Nova Iorque, cujos lotes excederam sem exceção os valores base de leilão.
Juntamente com a parte 1 vendida no Outono de 2009, “A Connoisseur’s Vision” alcançou um total de cerca de 19 milhões de dólares e transformou-se na coleção privada mais valiosa já leiloada.
Para os compradores, a conveniência do leilão on-line através do sistema Christie's LIVE™, que representa a plataforma digital global da empresa, atraiu mais participantes a cada estação.
No leilão de 15 de Dezembro, o “Important Watches” de Nova Iorque, 321 clientes de 19 países registraram-se para o leilão on-line, o número mais alto para esta categoria na Christie´s, e onde 39% dos itens leiloados foram vendidos a clientes Christie's LIVE™.
|