A Officine Panerai apresentou no SIHH 2010 uma edição exclusiva muito especial de seu modelo Radiomir, com estética e tecnologia renovadas, mas com seu apelo habitual: o Radiomir Tourbillon GMT Cerâmica – 48 mm.
A principal novidade no Radiomir Tourbillon GMT Cerâmica – 48 mm é sua refinada estrutura de esqueleto, apreciável claramente pelo mostrador. Trata-se, de fato, de uma fina malha que sustenta tanto a fina faixa exterior, com seus pequenos numerais arábicos e índices horários luminescentes na cor cáqui, como os mostradores secundários, que mostram o pequeno segundeiro, o movimento do turbilhão e a indicação am/pm.
Um terceiro ponteiro central, acabado em forma de flecha e luminescente como os ponteiros indicadoras de horas e minutos, oferece a indicação de segundo fuso horário. O desenho do mostrador permite apreciar numerosos componentes do movimento, como o regulador turbilhão situado entre as 10h e 11h. O mostrador está protegida por um cristal de safira de 1,9 mm de espessura, com duplo revestimento antirreflexo.
A caixa, de 48 mm de diâmetro, é de cerâmica de óxido de zircônio, um material de dureza e resistência excepcionais frente à corrosão, que primeiramente é comprimido em um só bloco para então ser fresado com precisão milimétrica para conferir à peça, após numerosas operações, uma forma quadrangular arredondada. O fundo da caixa possui, emoldurada em um anel de titânio, uma ampla janela de cristal de safira para uma visão do movimento.
Apesar da complexidade técnica do movimento de turbilhão e dos materiais especiais empregados na caixa, este relógio é estanque até pressões de 10 atm (100 metros), característica imprescindível sem a qual um relógio não poderia estar entre os verdadeiros Radiomir tradicionais.
O novo Radiomir está dotado de um movimento P.2005/S, com diâmetro de 16 ¼ linhas e 31 rubis, que se caracteriza pelo turbilhão que gira perpendicularmente ao eixo do balanço, completando duas revoluções por minuto no lugar de uma, o que garante uma maior precisão. Com seus 277 componentes, o movimento é fruto do trabalho excepcional dos mestres relojoeiros da Officine Panerai e, graças a seus três tambores de corda, dispõe de uma reserva de marcha de seis dias, que aparece indicada por um ponteiro que descreve um arco circular, visível através do fundo da caixa.
O Radiomir Tourbillon GMT Cerâmica – 48 mm (referência PAM00348) será produzido em uma edição limitada de apenas 30 unidades, todas elas milesimadas e numeradas. Ele é acompanhado de uma pulseira de couro e fecho ajustável de aço polido resistente aos riscos.
Características técnicas
Movimento
Mecânico de corda manual, calibre Panerai P.2005/S, integralmente produzido pela Panerai, 16 ¼ linhas, 10,05 mm de espessura, 31 rubis, balanço de Glucydur®, 28.800 alternâncias/hora. Dispositivo antichoque Incabloc®. Reserva de marcha de 6 dias, 3 tambores. Número de componentes: 277.
Funções
Horas, minutos, pequenos segundos, segundo fuso horário, indicação de 24 horas, indicação de reserva de marcha no fundo, turbilhão.
Caixa
48 mm de diâmetro, cerâmica negra com garras desmontáveis (sistema patentado) de aço com revestimento duro especial, na cor negra. Coroa rosqueada de cerâmica com personalização OP.
Aro
Negro, cerâmico.
Fundo
Anel de titânio com cristal de safira transparente.
Mostrador
Esqueleto com numerais arábicos e índices horários luminescentes. Indicador de 24 horas às 3h, pequeno segundeiro e indicador do turbilhão às 9h.
Cristal
Safira de 1,9 mm de espessura. Duplo revestimento antirreflexo.
Estanqueidade
10 atm (100 metros).
Pulseira
Pulseira de couro personalizada com o logotipo da Panerai e fecho de aço dobrável com revestimento duro especial na cor negra.
Referência
PAM00348
O preço de venda no mercado europeu é de 109.000 euros.
|