A casa leiloeira Christie´s alcançou um importante resultado no leilão 1372 no último dia 10 de Maio em Genebra. A segunda sessão da “Important Watches including a connoisseur´s vision” teve uma afluência de colecionadores e investidores fora do comum, com um número significativo de licitadores presentes na sala, e a partir dos quatro cantos do mundo, ao telefone e na Internet.
A expectativa de todos concentrava-se precisamente no lote 84, representado por um raro modelo de pulso cronógrafo e calendário perpétuo com fases da lua da Patek Philippe. Uma peça historicamente importante com caixa redonda em ouro 18 K com 37,6 mm, assinado “Patek Philippe & Co., Genève”. Tratava-se da refª 1527 de 1943, com um calibre de 13´´´, que ilustra a capa do livro de Giampiero Negretti & Paolo de Vecchi “Patek Philippe Complicated Wrist Watches”, e descrito nas páginas 102 e 103. Acompanhava o modelo um documento de autenticidade extraído dos arquivos da Patek Philippe que atesta a origem do modelo produzido em 1943 e vendido a 22 de Agosto de 1946.
O modelo concentrava a maioria das atenções não só pela sua raridade mas também pelo valor base a que era submetido a leilão pela Christie´s e que definia um parâmetro entre 1.500.000 Chf e 2.500.000 Chf. Ambos estes dados permitiam já antever um arremate histórico, uma previsão sobre a qual Aurel Bacs, o diretor da famosa leiloeira para a área da relojoaria, não tinha qualquer dúvida.
A Ref. 1527 da Patek Philippe
Num mundo ligado entre si permanentemente, onde virtualmente cada pedaço de informação está à distância de apenas um clique, é raro haver histórias que ainda não foram escritas e publicadas, que não são de domínio público por parte de uma audiência mais vasta. Mais ainda, quando nos últimos anos temos assistido à publicação no domínio da relojoaria de inúmeros livros que abordam um número impressionante de modelos, da autoria dos mais notáveis relojoeiros e marcas.
A Ref. 1527 da Patek Philippe, um modelo conhecido apenas por alguns colecionadores desde há exatamente 20 anos, quando foi proposto pela primeira e única vez em leilão, foi sempre conhecido como um cronógrafo com calendário perpétuo único de “tamanho grande”. Esta discrição estava longe de fazer justiça a esta peça excepcional e antecessora histórica de gerações futuras de relógios de pulso complicados da Patek Philippe.
A manufatura de Genebra apresentou pela primeira vez em 1941, na feira de Basel, a hoje mítica referência 1518. Era na sua época o primeiro relógio de pulso construído em série a integrar um calendário perpétuo, indicação de fases da lua e cronógrafo. Um modelo facilmente reconhecível pelas suas proporções de caixa masculinas, mas também clássicas, com as garras elegantemente integradas ao corpo principal. As laterais atribuíam à caixa uma aparência algo cilíndrica, e o mostrador era claramente definido pela numeração arábica e pelas escalas periféricas dedicadas ao cronógrafo.
A Ref. 1518 manteve-se em produção ao longo de mais de uma década, até o lançamento da Ref. 2499. Esta última representou uma mudança radical no design com garras mais proeminentes, agora curvadas para baixo e destacadas por um degrau, que seguiam uma tendência de design mais de acordo com as modas que marcaram esta época.
Mas a Ref. 1527, à qual corresponde o modelo aqui abordado, terminado em 1944 às vésperas do fim da Segunda Guerra Mundial, assemelhava-se mais ao congêneres “bem comportados” da década de 40, destacando-se no entanto pela sua caixa de design e proporções “avant-garde” que apenas voltariam a ser utilizadas pela Patek ao fim de mais uma década. A caixa era mais arredondada do que a Ref. 1518 e as garras tinham crescido em comprimento e ângulo, descendo suavemente em direção ao pulso do utilizador.
A substituição de linhas arquiteturais por outras bem mais arredondadas e naturais permitiram ao modelo não só crescer em dimensão em relação à Ref. 1518, mas envolveram-no também com uma aparência muito mais sensual e quase voluptuosa. Os impressionantes (para a época) 37,6 mm de diâmetro excediam os da Ref. 1518 em mais de 2,5 mm, uma diferença substancial.
É interessante verificar que a partir de meados da década de 50, se reconhece novamente a mesma caixa e forma de garras noutros modelos da Patek, onde se destaca a lendária Ref. 2526 (primeiro modelo de pulso automático como mostrador esmaltado da manufatura). A Ref. 1527 estava assim pelo menos 10 anos adiantada em termos de design da caixa, representando um importante percursor para futuras gerações de modelos.
No entanto, e até muito recentemente, o modelo agora submetido a leilão pela Christie´s não estava classificado devido a não só não possuir um número de modelo, como não existiam modelos similares na produção da Patek da década de 40. Ao longo dos meses que antecederam o leilão, foram empreendidas pesquisas que acabaram por identificar o modelo como sendo uma Ref. 1527, um número de modelo cuja existência se desconhecia até há apenas seis anos atrás. Foi de fato em 2004 que a Patek adicionou ao seu excepcional museu um calendário perpétuo de pulso que pertencera a Henri Stern, o pai do atual presidente honorário Philippe Stern.
O modelo, descrito na sua vitrina como tendo sido uma encomenda especial de Charles Stern, apresenta o mesmo estilo de caixa, mas não integra o mecanismo de cronógrafo, “apenas” a indicação de fases da lua e o calendário perpétuo. Consequentemente, o relógio não só é um de apenas duas Ref. 1527 alguma vez construídas, como também, tal como o exemplar exposto no museu da manufatura, uma peça única certamente acabada por pedido especial feito por um cliente importante.
Em 1944, após o desaparecimento de Charles Stern, a peça atualmente no museu da marca foi herdada por Henri Stern, que a usou ao longo da sua vida. Philippe Stern recebeu o relógio em 2002, o ano da morte do seu pai, e decidiu doá-lo ao museu da sua própria empresa para exposição permanente.
Durante o século XX, com o avanço da industrialização da relojoaria, dedicada apenas ao benefício da fiabilidade e redução de custos, o individualismo na arte relojoeira foi-se perdendo gradualmente. Alguns dos maiores clientes da manufatura de Genebra da primeira metade do século XX, como Henry Graves Jr. e James Packard, contribuíram através das suas encomendas para a invenção e a criação de algumas das mais excepcionais peças únicas já construídas.
Desde os anos 40, não só devido à mudança do panorama político e consequentemente econômico do mundo, estas encomendas estavam gradualmente desaparecendo. Como consequência, a Ref. 1527 submetida a leilão pela Christie´s representa um marco na história da relojoaria de pulso complicada da Patek Philippe, e é também um dos mais belos e valiosos relógios de pulso a ter permanecido até este leilão em mãos privadas.
Quão valioso? Aurel Bacs terminou o leilão com um emocionado golpe de martelo e a certeza de que os 6.259.000 CHF (US$ 5.708.885) alcançados representam atualmente o devido valor de uma peça tão excepcional.