A Hermès apresentou em Baselworld 2010 uma série de relógios denominados “Peças de Exceção”. Entre eles, o "Cape Cod Tourbillon", uma edição limitada com versões em ouro rosa e ouro branco.
Trata-se de um modelo com indicações de horas, minutos e segundos no centro, um turbilhão na posição das 6 horas e um indicador de reserva de marcha na posição das 12 horas.
Movimento
O mecanismo mecânico com turbilhão de corda manual, calibre Hermès H8930 VMF, possui formato “tonneau” com dimensões de 29,3 x 23,6 mm (13 x 10,5 linhas) e 5,5 mm de espessura.
O órgão regulador oscila com frequencia de 21.600 alternâncias por hora (3 Hz), e sua
reserva de marcha, graças a um duplo tambor em série, é de 7 dias.
No total são 237 componentes, dos quais 30 são rubis.
As pontes e os mecanismos são chanfrados e polidos manualmente, e recebem uma decoração específica da Hermès (uma filigrana de “H”).
O turbilhão
O turbilhão consiste de uma gaiola móvel de 11,1 mm de diâmetro que integra todos os componentes do escape e, no centro, o órgao regulador. O pinhão da roda de escape gira ao redor da roda dos segundos, que é fixa.
A gaiola realiza duas voltas por minuto e, com sua rotação, compensa os desvios de marcha que se observam em função da posição do relógio (efeito da força da gravidade).
Mostrador
O mostrador com motivo guilloché no centro apresenta versões nas cores prata e antracito.
Caixa
A caixa retangular “Cape Cod” possui versões em ouro rosa 750 (97,5 gramas) e ouro branco 750 (102,5 gramas) e apresenta estanqueidade até 30 metros. A coroa é dinamométrica.
Suas dimensões são de 37,5 x 39,5 mm e 11,5 mm de espessura. O fundo transparente é de cristal de safira.
Cristal
O mostrador é protegido por cristal de safiro antirrefletivo.
Pulseira
A pulseira de couro de jacaré fosco tem cores havana ou preto. O fecho dobrável de segurança é feito em ouro 18 quilates.
|