A Bvlgari apresentou em Baselworld 2010 seu primeiro movimento inteiramente concebido “in-house”, o que até o momento representa o mais importante marco de sua estratégia relojoeira.
O Calibre 168, um movimento mecânico automático, é resultado de um longo processo de verticalização, e está sendo apresentado nos modelos da coleção Sotirio Bulgari.
Atingir o completo domínio de seus próprios movimentos mecânicos é um dos objetivos prioritários de toda marca de relógios de prestígio com ambições de longo prazo. Este caminho obviamente não é de forma alguma o mais fácil: ele é longo e complexo, e exige substanciais investimentos.
O surgimento do Calibre 168 representa o ápice de um longo processo que levou a marca ao longo da última década a progressivamente constituir uma divisão de manufatura integrada. Os objetivos iniciais envolviam o controle das profissões e habilidades relacionadas à produção dos componentes externos essenciais de relógio – caixas, mostradores e pulseiras “high-end”.
A divisão de manufatura integrada
O primeiro passo foi a aquisição da Manufatura Daniel Roth e Gérald Genta em Le Sentier – um passo decisivo no domínio do mais fino know-how no campo de movimentos mecânicos.
Em 2005 a Bulgari, adquiriu as empresas Cadran Design e a Prestige d’Or, assim entrando no exclusivo campo da produção de refinados mostradores e pulseiras em aço e ouro. Em 2007, Bulgari foi ainda mais fortalecida pela aquisição da Finger, uma firma envolvida na produção de caixas sofisticadas. Foi então criada uma unidade de produção em La Chaux-de-Fonds dedicada à fabricação das partes constituintes de um movimento mecânico.
Esta evolução progressiva levou à apresentação pela Bulgari de seu primeiro módulo “in-house” a indicação retrógrada de data, em 2009.
Um passo decisivo
O ano de 2010 vê a coroação desses esforços com a introdução do primeiro movimento mecânico automático desenvolvido e industrialmente produzido “in-house” pela Bulgari em suas oficinas de La Chaux-de-Fonds.
Algumas das premissas em seu desenvolvimento incluíam a simplicidade de projeto e algumas especificações técnicas tais como:
- o movimento deveria ser o primeiro calibre base automático da marca;
- seu design e sua arquitetura de construção deveriam assegurar ótimo desempenho de cronometria;
- sua construção deveria permitir manufatura em larga escala, mas atendendo aos mais exigentes padrões de manufatura;
- ele deveria fornecer um nível de torque suficientemente alto para permitir a subsequente adição de vários módulos de complicação.
Um torque poderoso
Além do poderoso torque que possui, o Calibre 168 – que equipa a nova linha Sotirio Bulgari – apresenta uma indicação central de data de salto instantâneo. Outras de suas principais características incluem uma ótima recarga de energia à mola principal graças ao sistema de carregamento bidirecional. O Calibre 168 é também equipado com um dispositivo de desconexão do automático durante a corda manual. Ele otimiza o carregamento do tambor através da coroa e assim evita qualquer risco de desgaste prematuro do trem de engrenagens do sistema automático.
A construção do Calibre 168 também teve de atender a uma série de requisitos técnicos com vistas a futuros desenvolvimentos. Eles incluíram uma ponte de balanço transversal para fornecer ao órgão regulador suficiente rigidez para garantir estabilidade de marcha, enquanto a platina principal e as pontes são feitas de níquel prata, uma liga metálica típica de movimentos mecânicos “high-end”, complexa de ser trabalhada, mas que assegura notável resistência e rigidez da estrutura do movimento.
O Calibre 168 distingue-se pelo sofisticado acabamento que inclui um motivo Côtes de Genève e uma platina principal com granulamento circular, destacado pelo peso oscilante bidirecional refinadamente fabricado.
Calibre BVL 168 – Características técnicas
Movimento mecânico automático com 168 peças
Diâmetro: 11,5 linhas
Funções: horas, minutos, segundos, data central de salto instantâneo
Dimensões: diâmetro de encaixe: 25,60 mm – espessura total: 4,75 mm
Rubis: 25
Reserva de marcha: 42 horas
Frequencia: 4 Hz – 28.800 vph
Corda via peso oscilante bidirecional
Balanço: Glucydur, com 3 braços
Ajuste fino por parafusos micrométricos
Pontes:
- Tambor e trem de engrenagens: ponte única (¾);
- Balanço: do tipo transversal
Platina principal e pontes: níquel prata
Peso oscilante: bimetálico
Platina principal: adornada com granulamento circular
Ponte da âncora: adornada com granulamento circular
Ponte ¾: Côtes de Genève
Lateral das pontes: chanfradas, com polimento diamante
Platina central da data: granulamento circular espiralado
Tambor: decoração espiralada
Peso oscilante: níquel prata, com recorte exclusivo Sotirio Bulgari, flange acetinado, segmento pesado acetinado “sunburst”
Os relógios Sotirio Bulgari
Os novos modelos são caracterizados por um design puro e sereno e uma inata elegância ressaltada pela arquitetura formal contida da caixa. Um ano após seu lançamento em 2009, que marcou o 125o aniversário da Casa, o novo Sotirio Bulgari surge com uma caixa ligeiramente maior, medindo 43 mm de diâmetro.
Com versões em aço, ouro rosa e DLC negro, o novo lançamento chega em uma linha de cinco modelos. Todos eles equipados com o novo Calibre 168.
A coleção Sotirio Bulgari homenageia o fundador de um dos mais prestigiosos nomes da indústria contemporânea do luxo, e os valores intangíveis que guiaram a empresa desde a sua fundação.
Arquitetura pura e poderosa
O Sotirio Bulgari é imbuído da rica tradição estilística que permeia toda a história da Bulgari. A nova criação exibe uma arquitetura simples mas poderosa, em uma caixa técnica e esteticamente inovadora.
Todos os modelos da coleção distinguem-se por suas garras únicas. Fixadas ao fundo da caixa de modo tal a formar ângulos convergentes, elas apresentam uma original estrutura que extremamente resistente a despeito do mínimo contato com a caixa.
Esta sofisticada construção provê escopo para a alternância de acabamentos que tipificam o cuidado com o detalhe embutido em todos os relógios Bulgari: garras em ângulo de 45° na forma de leque, o monograma “SB” gravado na coroa de cada Sotirio Bulgari, e um fundo em cristal de safira revelando o novo Calibre 168.
Tal constante atenção à estética é também refletida no novo bracelete das versões em aço e aço e ouro rosa. Sua altamente complexa construção assegura extrema flexibilidade e facilita a atraente alternância de elementos escovados e polidos que contribui para sua suprema elegância. Este bracelete resolutamente “high-end” é equipado com um fecho dobrável triplo.
A união de fina manufatura com sofisticação estilística também está presente no elegante mostrador da coleção Sotirio Bulgari, produzidos em safira negra em todas as variações: aço, aço/ouro rosa e ouro rosa.
Os marcadores de horas e a assinatura da marca são aplicados à mão, enquanto generosos numerais Romanos às 12 e 6 horas são reminiscentes das origens do inimitável estilo Bulgari.
Refinamento masculino
A versão DLC (Diamond Like Carbon) apresenta um mostrador extremamente sofisticado e contrastante, alternando entre safira negra e um motivo guilloché “sunburst” separados por um delgado arco de aço prateado.
A combinação cromática e geométrica dá ao mostrador um estilo exclusivo que ecoa a lateral negra da caixa do relógio que apresenta um tratamento “high-tech” que a torna particularmente resistente. Este tratamento de superfície possui uma combinação de propriedades excepcionais em termos de resistência ao desgaste abrasivo, adesivo e corrosivo.
O contraste entre o preto e o prateado do Sotirio Bulgari DLC oferece uma nobre reinterpretação do refinamento masculino típico da indústria automobilística da metade do século XX.
Todo este relógio, incluindo o movimento, caixa, mostrador, bracelete em aço e aço/ouro – é produzido “in-house” nas oficinas da Bulgari. Embora claramente transmita valores tradicionais, o Sotirio Bulgari também representa o epítome da excelência relojoeira contemporânea.
|