Em 2009, a Zenith comemora o 40° aniversário do cronógrafo El Primero, criado em 1969. Esta ocasião será marcada pelo lançamento de duas séries especiais que celebram o primeiro relógio equipado com o lendário calibre: “The Originals” e “New Vintage 69”.
O mítico El Primero, lançado em 1969 e um símbolo de excelência da Zenith, foi o primeiro movimento de cronógrafo mecânico automático integrado e capaz de medir intervalos de tempo com precisão de um décimo de segundo.
Naquele ano, o mundo, de olhos fixos nas telas da TV, acompanhou com respiração suspensa os primeiros passos de Neil Armstrong sobre a Lua. As pessoas ficaram tremendamente excitadas pela conquista do espaço, o sonho de absoluta e ilimitada liberdade que uniu a todos.
Aqui na Terra ocorria uma corrida pelo lançamento do primeiro cronógrafo mecânico automático, envolvendo diversas renomadas companhias relojoeiras.
Entre os mecanismos então lançados, o El Primero 400 – cujo nome em Esperanto expressa o conceito de universalidade humanística – destacou-se por ser um movimento totalmente integrado e por utilizar um balanço que oscilava a uma frequencia de 36.000 vibrações por hora, o que lhe permitia a medição de períodos de tempo com a precisão de um décimo de segundo.
O El Primero ilustrou o gênio criativo e a sutileza da Manufatura Zenith. Quase acadêmico em design, sem concessões ao que não fosse absolutamente essencial, foi uma obra-prima de inovação. Sua perfeita integração lhe permitia que ocupasse muito pouco espaço e fosse ao mesmo tempo confiável e preciso: a posição de cada platina, cada engrenagem e componente foi otimizada. Além disso, a roda de colunas, o real condutor do cronógrafo, centralizava e coordenava as ordens transmitidas pelos botões.
O El Primero fica complicado
Cronógrafo de dois botões com mais de 50 horas de reserva de marcha e certificado de cronômetro emitido pelo COSC, o El Primero, também provido de um calendário de mudança instantânea, aceita outras complicações adicionais, como calendário triplo, fases da lua e flyback.
Preciso, confiável e sofisticado, o El Primero veio a se tornar a base para muitos modelos da atual série 4000, com suas novas complicações integradas, sendo o famoso Open (4021) um bom exemplo.
Turbilhão, versões “open-heart”, reserva de marcha, grande data e flyback são as complicações que transformaram, complementaram e aperfeiçoaram este excepcional movimento; apenas cinco anos atrás, ninguém teria imaginado que estas complicações poderiam estar presentes em um calibre de alta frequencia.
O mecanismo exige um total de nove meses de trabalho, 5 a 50 operações separadas por peça, além de 50 operações separadas de polimento para as pontes. Vinte relojoeiros se envolvem ativamente na confecção de um movimento e não menos que 18 diferentes metais são usados. Ele compreende 278 componentes e 31 rubis.
O El Primero hoje é uma filosofia na forma de movimento para relógios que possui 23 versões. Eles são as bases para as coleções tais como Academy, Chronomaster e Class para os modelos clássicos, Defy e Port Royal para as linhas modernas, e Star e Starissime para os relógios femininos.
Duas Séries Especiais de Aniversário
O calibre El Primero para estas séries de Aniversário recebeu o nome de 469, homenageando o ano no qual o modelo original foi criado. O tributo é prestado com três materiais para o mesmo desenho de caixa (40 mm), diretamente inspirado no modelo original, em duas edições limitadas para colecionadores.
“Nós relançaremos os modelos em aço, produziremos uma versão mais refinada em ouro e os traremos ao século XXI com uma versão em titânio” anunciou Thierry Nataf. “Queremos celebrar o presente despretensiosamente, mas com muita relevância e talento, em honra de um modelo que se tornou uma verdadeira lenda”.
A primeira série, com o nome “The Originals”, é fiel ao desenho “vintage”, mas com uma sutil mudança nos contadores, que se encontram e quase se tocam no centro do mostrador.
A segunda coleção, “New Vintage 1969”, compreende modelos também inspirados pelo modelo original. O logo do Aniversário El Primero no mostrador às 7 horas ecoa na gravação sobre o fundo em cristal de safira transparente – um detalhe especial que imediatamente chama a atenção. Os mostradores desta série são cruzados por uma incomum faixa do tempo.
Esta faixa, simbolizando a passagem do tempo entre 1969 e 2009, é gravada com todos os guilloché históricos das coleções Zenith: Barleycorn, Clou de Paris, Draughtboard e Grand Clou de Paris.
A faixa também está presente nos modelos Open El Primero 4021. As coleções ChronoMaster, Class, Defy e Port Royal serão relançadas em ouro rosa e aço com um mostrador prateado com guilloché para este 40o aniversário.
As peças da coleção New Vintage 69 estarão disponíveis em uma série limitada e numerada, apenas durante o ano de 2009.
|