Fundada na cidade de Le Locle, em 1865, a Zenith comemora no próximo ano seu 150o aniversário. Para iniciar as celebrações, a venerável Manufatura apresenta o Academy Georges Favre-Jacot, que leva o nome de seu fundador.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2422/Academy_Favre_Jacot.jpg[/img][/center]
O Academy Georges Favre-Jacot abriga o movimento El Primero 4810 a corda manual. Mas o que realmente chama a atenção é a abertura da parte superior do mostrador que revela uma transmissão de fuso-corrente com o tambor às 10h30 e, à 1h30, o fuso ao redor do qual a corrente se enrola.
Se o movimento leva mais de 50 horas para descarregar, ou seja, para a corrente se enrolar ao redor do tambor, ao se dar corda pela coroa pode-se observar o fuso e o tambor rodando no sentido oposto à marcha, para que a corrente se enrole novamente ao redor do fuso.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2422/Academy_Favre_Jacot_2.jpg[/img][/center]
Parafusadas à platina, duas pontes apoiam o eixo do fuso e o do tambor, dando ao relógio uma arquitetura do final do século XIX. O tambor está gravado com as inscrições Zenith/Manufacture Le Locle.
O sistema de transmissão fuso-corrente evita a perda da amplitude de um movimento que se descarrega ao compensar a diminuição progressiva da força do seu tambor. Após dois anos de pesquisa e desenvolvimento, a Zenith conseguiu transpor para o minúsculo volume de um relógio de pulso este antigo sistema criado há trezentos anos.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2422/Academy_Favre_Jacot_3.jpg[/img][/center]
Com a geometria helicoidal do seu fuso, o mecanismo permite que a força motriz permaneça perfeitamente estável, mesmo quando a mola do tambor se distende. Assegurando a transmissão entre o tambor e o fuso, a corrente contém 575 componentes e mede 18 cm de comprimento. Os elos duplos se alternam com os elos intermediários, criando uma arquitetura muito complexa que permite que a corrente, uma vez montada, resista a uma tração superior a três quilos.
Durante o período de funcionamento de 50 horas, a mola-motor transmite a sua energia ao fuso através da corrente que se enrola em redor do tambor. Ao ajustar as variações de tensão, o fuso regulariza a força que é distribuída à rodagem e, em seguida, à roda de escape em silício. As dimensões e o perfil cônico do fuso resultam de cálculos particularmente complexos realizados para cada um dos seus sete níveis.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2422/Academy_Favre_Jacot_4.jpg[/img][/center]
O Academy Georges Favre-Jacot possui caixa em ouro rosa 18 quilates, complementada por uma pulseira de couro de aligátor marrom. Um aro fino envolve um mostrador granulado prateado, com ponteiros azulados, enquanto os sete índices são facetados e folheados a ouro. Esta obra-prima tem edição limitada a 150 exemplares.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2422/Academy_Favre_Jacot_5.jpg[/img][/center]
Academy Georges Favre-Jacot – Ficha técnica
Movimento
Calibre El Primero 4810 a corda manual, diâmetro de 37 mm, espessura 5,90 mm
222 Componentes (+ 575 para a transmissão fuso-corrente), 30 rubis
Frequência de 36.000 aph (5 Hz)
Reserva de marcha de 50 horas, certificado pelo COSC
Transmissão fuso-corrente ligada ao barrilete
Indicação de horas e minutos, pequenos segundos às 7h30, reserva de marcha às 4h30
Caixa
Em ouro rosa 18 quilates, diâmetro 45 mm, espessura 14,35 mm
Vidro de safira convexo com antirreflexo de dupla face
Estanque a 3 atm
Mostrador granulado prateado, índices em ródio folheado a ouro, facetados
Ponteiros azulados
Pulseira
Couro de aligátor marrom com forro em borracha
Fecho extensível de 3 lâminas em ouro rosa 18 quilates
Preço
O Academy Georges Favre-Jacot tem um preço de venda de USD 82,700.00
|