O novo El Primero Chronomaster 1969 lembra as origens da Zenith, combinando pela primeira vez as cores do primeiro cronógrafo El Primero com a característica abertura do mostrador sobre o órgão regulador do mecanismo, uma marca registrada da manufatura Zenith.
A Zenith marcou a história da relojoaria ao apresentar, em 1969, o primeiro mecanismo de cronógrafo automático integrado. Foi esse calibre mecânico de série, com frequência de 10 alternâncias por segundo para medir o 1/10 de segundo – que deu origem ao lendário cronógrafo El Primero.
A proeza mecânica, inédita, não é o único elemento de diferenciação do cronógrafo apresentado há mais de 40 anos pela manufatura Zenith. Em 1969, quando os mostradores monocromáticos estavam na moda, o modelo El Primero distingue-se pelo seu mostrador policromático com três contadores de cores diferentes e um ponteiro de cronógrafo vermelho para melhor visualização.
Sem perder nada da sua eficácia, esses códigos coloridos embelezam o novo El Primero Chronomaster 1969, no qual os dois contadores do cronógrafo, de 30 minutos às 3 horas e de 12 horas às 6 horas, ostentam as mesmas cores que o modelo original El Primero de 1969, isto é, azul para o primeiro e antracito para o segundo.
A abertura do mostrador sobre o órgão regulador de um mecanismo excepcional é outra característica da manufatura Zenith. Ela é agora associada, pela primeira vez, às cores do cronógrafo original de 1969.
Além do aspecto estético, reforçado pelo ornamento prateado do contorno, fixado com 3 parafusos azulados, essa abertura deixa entrever as batidas, perfeitamente síncronas, e a magia das engrenagens do mecanismo que é hoje unanimemente considerado como uma lenda da relojoaria.
Para possibilitar a visão do órgão regulador pulsando, os desenhistas e relojoeiros da Zenith repensaram a construção do calibre deslocando o órgão regulador – e as suas 10 alternâncias por segundo – até às 10 horas, na periferia do movimento.
Novo movimento El Primero
De fato, o modelo Chronomaster 1969 abriga um novo movimento de cronógrafo automático, concebido, afinado e produzido internamente, o calibre El Primero 4061. Como todos os movimentos El Primero, bate à frequência excepcional de 10 alternâncias por segundo (ou 36.000 alternâncias/hora) medindo até o 1/10 de segundo. O novo modelo dispõe de cerca de 50 horas de reserva de marcha, integrando 282 componentes, e apresenta acabamentos requintados, visíveis através da abertura do mostrador.
O novo El Primero Chronomaster 1969 exibe horas e minutos, com pequenos segundos às 9 horas, assim como um cronógrafo com ponteiro central, contador dos 30 minutos às 3 horas e das 12 horas às 6 horas. A caixa de aço tem 42 mm de diâmetro, estanque até 100 metros, com botões redondos de estilo clássico. Traz pulseira em couro de crocodilo preto e fivela de aço.
El Primero Chronomaster 1969 - Características técnicas
Movimento
El Primero 4061, automático, calibre 13 1⁄4’’’ (30 mm), espessura de 6,60 mm, 282 componentes, 31 rubis. Frequência de 36.000 aph (5 Hz). Reserva de marcha mínima de 50 horas. Massa oscilante com motivo “Côtes de Genève”.
Funções
Horas e minutos no centro, pequenos segundos às 9 horas, ponteiro central dos segundos. Cronógrafo com 2 contadores, 30 minutos às 3 horas e 12 horas às 6 horas.
Caixa, mostrador e ponteiros
Caixa em aço inoxidável, diâmetro de 42 mm, diâmetro de abertura 37,10 mm. Vidro em cristal safira, antirreflexos em ambos os lados. Fundo da caixa em safira. Resistência à água a 10 atm. Mostrador prata brilhante, com ponteiros revestidos em ródio com SuperLuminova SLN C1, facetados.
Pulseiras e fivelas
Pulseira em couro de crocodilo com forro de borracha, com fivela de aço inoxidável ou fecho de báscula em aço inoxidável.
|