O novo Toledo 1951 revive um modelo originalmente apresentado há 62 anos e é mais uma importante peça adicionada à coleção Historiques da Vacheron Constantin.
A exuberância criativa dos anos 1950
O modelo Toledo foi apresentado em 1951 com uma extraordinária caixa quadrada e constituiu-se em um sucesso imediato.
Este design tão pouco conformista surgiu em uma época plena de efervescência, daí ter causado tanto entusiasmo. Durante uma década de impressionante vitalidade e otimismo, diferentes tipos de designers exploraram novas possibilidades, muitas vezes desafiando-se uns aos outros para aumentar o “momentum” de criatividade.
Na Vacheron Constantin cultivavam-se as tendências estéticas de modo a promover uma dinâmica criativa que se concretiza no modelo “Toledo”.
Um magnifico relógio para a coleção Historiques
O dever de transmitir as tradições e compartilhar a paixão da manufatura motivou a Vacheron Constantin à criação da coleção Historiques, um marco para a reinterpretação de modelos emblemáticos que destaca códigos estéticos e o design da marca.
Em 2003 o modelo Toledo foi relançado com um calendário completo. Agora, em 2013, o novo Toledo 1951 foi aproximado ainda mais do modelo original de 1951, um relógio com forma e três ponteiros que conserva a calidez da época e irradia um encanto latino.
A conjugação do “saber-fazer” e a lei do equilíbrio
O design do novo Toledo 1951 baseia-se em um avançado estudo das curvas e da forma quadrada, bem como na arte de uni-las da maneira mais sóbria e equilibrada possível, de forma a encontrar as proporções ideais para este relógio curvilíneo.
Os três lados arredondados da caixa de ouro rosa 18 quilates são o sinal distintivo do relógio. Estes três níveis conferem à caixa um dinamismo constante, acentuado pelo acabamento polido dos lados e dos cantos arredondados.
Fiel à nobre tradição dos ofícios artesanais cultivada pela Vacheron Constantin, o centro do mostrador exibe um guilloché manual. Este design geométrico é uma reinterpretação do original e realça a forma da caixa. O círculo dos minutos, delicadamente perolado e côncavo, enquadra discretamente o mostrador de ouro 18 quilates. A sua forma quadrada mantém a forma da caixa no centro das atenções.
As linhas bem definidas e os seus efeitos ópticos revelam o detalhado cuidado do design deste mostrador de acabamento opalino prateado. As dimensões da caixa (36,4 x 43 mm e 8,9 mm de espessura) proporcionam ao relógio uma presença marcante, fazendo com que não pese muito e seja extremamente cômodo.
O fundo maciço permite personalizar o modelo, que vem com uma pulseira de couro de aligátor e um fecho tipo fivela com forma de meia Cruz de Malta.
Um relógio que atende aos novos critérios do Selo de Genebra
O novo Toledo 1951 abriga o calibre automático 2460 SC, desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin. Oscilando a 28.800 alternâncias por hora, possui uma massa oscilante de ouro 22 quilates e garante uma reserva de marcha de 40 horas.
O relógio atende aos novos requisitos do Selo de Genebra, garantia de origem, qualidade, durabilidade e “saber-fazer”. Este selo de qualidade de origem independente, único no mundo, foi objeto de uma transformação fundamental em 2011.
Desde então, a certificação não se aplica exclusivamente ao calibre, mas ao relógio no seu conjunto. Trata-se de uma grande evolução para este selo de autenticidade que há tempo já possui o apoio da Vacheron Constantin, uma casa decidida a satisfazer mais do que nunca às expectativas reais de clientes cada vez mais exigentes.
Com a coleção Historiques, a Vacheron Constantin deseja manter um dialogo privilegiado com os colecionadores e os apaixonados pela relojoaria. Com esta perspectiva, o novo Toledo 1951 promete estimular este debate continuo.
Ficha técnica Historiques Toledo 1951
Referência 86300/000R-9826, Selo de Genebra
Calibre 2460 SC, desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin
Automático, indicações de horas, minutos, segundos centrais
26,20 mm de diâmetro, 3,60 mm de espessura, rotor de ouro 22 quilates
40 horas de reserva de marcha, 4 Hz (28.800 aph), 182 peças, 27 rubis
Caixa
Ouro rosa 5N de 18 quilates, 36,4 x 43 x 8,9 mm, estanque a 3 atm
Mostrador
Ouro 18 quilates, opalino prateado, centro decorado com guilloché artesanal Numerais arábicos aplicados em ouro rosa 5N 18 quilates e círculo de minutos perolado
Pulseira
Pulseira de couro de Alligator mississippiensis marrom, costurado à mão, acabamento artesanal, escamas quadradas grandes
Fecho de fivela em ouro rosa 5N 18 quilates, com forma de meia Cruz de Malta polida
|