Em uma nova e extraordinária composição na contínua saga da coleção Métiers d'Art, a Vacheron Constantin apresenta A Lenda do Zodíaco Chinês - uma série apaixonante de relógios com base no ciclo de 12 anos. Ela começa com o modelo O Ano da Cobra, um símbolo da natureza periódica de tempo, sedução e requinte.
Desde a sua fundação, em 1755, a Vacheron Constantin tem se destacado no campo de preciosas técnicas ornamentais e cultiva estreitos laços com o artesanato. Este último oferece à manufatura de Genebra a oportunidade de realçar os seus valores fundamentais – incluindo, naturalmente, a sua constante busca pela excelência, bem como a abertura para o mundo, expressa através do apoio incondicional, tanto para formas nacionais quantos estrangeiras de expressão artística.
Corte de papel, no entrelace de duas culturas
A China, país com o qual a Vacheron Constantin começou a estabelecer uma relação de confiança em 1845, é famosa por uma série de descobertas, incluindo a invenção do papel. Foi também a China que iniciou a arte do corte de papel ou Jianzhi, uma técnica que aparece na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, e inspirou o Scherenschnitt, arte popular de corte de papel nascida na região Pays d'Enhaut da Suíça.
Esculpidos em papel, de acordo com os princípios da Jianzhi, os animais do zodíaco chinês possibilitam uma notável demonstração da arte de usar espaços cheios e vazios. Um desafio que a Vacheron Constantin assumiu e traduziu para o campo da relojoaria, graças à habilidade de seus experientes artesãos.
Gravadores e esmaltadores trabalharam em pares alternados na linha O Ano da Serpente, os modelos criados em ouro rosa ou platina e lançados em duas séries limitadas de 12 peças, disponíveis exclusivamente nas boutiques próprias da marca.
Uma união contemporânea de técnicas artesanais tradicionais para um mostrador magnífico
O desenho da folha da clássica iconografia chinesa que aparece no mostrador foi gravado diretamente no metal. O padrão permanece semi-incorporado e se destaca de sua base de ouro por uma sutil cenografia de diversos relevos acentuados, criando um efeito de profundidade. As folhas levantadas parecem estar flutuando sobre o mostrador. Com a gravura de serpente, o artesão oferece uma expressão tangível da visão artística por trás da criação.
Em seguida, vem a etapa da esmaltagem Grand Feu, técnica criada em Genebra e que continua a ser uma arte muito rara, restrita a um número muito pequeno de artesãos. Ao aplicar o esmalte em camadas sucessivas, o especialista aumenta ainda mais a intensidade visual dos tons de azul e bronze dos mostradores.
A necessidade de se manter um controle minucioso da cor e as reações provocadas pelo processo de queima, que ocorre em um forno à temperatura de 800 a 900 °C, exige uma forma específica de raciocínio que leva anos para se desenvolver. A camada final de esmalte é então aplicada antes de uma operação de queima final, que vitrifica o mostrador e dá um efeito de brilho acetinado, o que confere uma definição adicional ao tema floral.
A cobra é delicadamente aplicada no centro do mostrador, como se estivesse prestes a saltar através do cristal de safira, criando assim um efeito verdadeiramente impressionante.
Um calibre notável com um mostrador original
A coleção A Lenda do Zodíaco Chinês Métiers d'Art expressa notáveis ofícios artísticos através do calibre Calibre 2460 G4. Em consonância com sua longa tradição de oferecer uma ampla variedade de mostradores originais, a Vacheron Constantin perpetua a arte da relojoaria, oferecendo um mostrador de tempo feito à mão livre.
Ele faz isso por meio de quatro janelas que revelam, respectivamente, a hora, os minutos, o dia da semana e data. As duas primeiras indicações são do tipo de arraste e as duas últimas do tipo saltante, e cada uma é exibida por uma das quatro aberturas dispostas em torno do tema central do mostrador.
Batendo a uma frequência de 28.800 alternâncias por hora, o movimento mecânico de corda automática é equipado com uma massa oscilante de ouro 22 quilates, adornada com um tema geométrico dinâmico inspirado na Cruz de Malta, o emblema histórico da marca.
Todos os seus componentes são tratados com acabamentos excepcionalmente sofisticados, que atendem aos critérios estabelecidos pelo Selo de Genebra - um dos maiores símbolos da relojoaria artesanal, criado em 1886 e reconhecido pelo mundo todo. Por ocasião do recente aniversário de 125 anos do selo, os 12 critérios originais que regem esta distinção foram atualizados. Tendo sido anteriormente aplicados apenas ao movimento, os novos critérios do Selo de Genebra agora certificam a excelência do relógio como um todo.
O modelo O Ano da Serpente, integrante da coleção Métiers d'Art - A Lenda do Zodíaco Chinês, é dotado da exclusiva alma dos relógios que ostentam o Selo de Genebra. Com esta coleção excepcional, a Vacheron Constantin tem a intenção de manter o especial diálogo já em curso com colecionadores e aficionados da alta relojoaria.
Métiers d’Art - A Lenda do Zodíaco Chinês – Ano da Cobra
Dados técnicos
Referências
86073/000P-9752 - Platina
86073/000R-9751 – Ouro rosa
Movimento
Calibre 2460 G4, desenvolvido e produzido pela Vacheron Constantin
Movimento mecânico, automático
Diâmetro de 31,00 mm (11 1⁄4 linhas)
Espessura de 6,05 mm
27 rubis
Frequência de 4Hz (28.800 alternância/hora)
237 componentes
Indicações
Horas, minutos, dia da semana e data
Reserva de marcha
Aproximadamente 40 horas
Caixa
Platina 950 / ouro rosa 18K 5N, com 40 mm de diâmetro, 12,74 mm de espessura
Fundo transparente de safira
Resistência à água
Testada à pressão de 3 atm (aproximadamente 30 metros)
Mostrador
Gravado à mão em ouro 18K, revestido com esmalte “Grand Feu” azul ou bronze Cobra gravada à mão em platina 950 ou ouro rosa 18K 5N
Pulseira
Em couro de Mississippiensis alligator azul-escuro ou marrom, grandes escamas quadradas, costurada à mão, acabamento de selaria. Fecho em platina 950 ou ouro rosa 18K 5N, de báscula com meia cruz de Malta
Edição limitada de 12 peças de cada modelo, Selo de Genebra
“2013” gravado no fundo de cada relógio
Disponível apenas nas Boutiques Vacheron Constantin
|