35 anos; 190 competidores; 8 regatas; 3 candidatos ao título; 15 segundos; 1 campeão
"Não me lembro de uma semana tão disputada como essa, com três veleiros chegando até o final com chances de ser campeão." A declaração é de ninguém menos do que o campeão da 35ª Rolex Ilhabela Sailing Week, Eduardo Souza Ramos. Seu barco, o Mitsubishi Motors/Gol, venceu a oitava e última regata e superou o então favorito Touchè Super, que chegou em sétimo e foi superado no desempate (3 vitórias contra 2, ambos com 17 pontos perdidos).
O título, que garantiu o relógio Rolex Submariner, veio de maneira emocionante. Ao começar o dia com 16 pontos perdidos e depender de um mau desempenho do Touchè para sagrar-se campeão, o Mitsubishi Motors/Gol fez uma largada taticamente arriscada, sujando o vento do adversário, mas ao mesmo tempo comprometendo sua própria arrancada. Contudo, na segunda perna de contravento o barco campeão já liderava a regata, enquanto o Touchè se encontrava em último lugar.
Mantendo o desempenho até o final e procurando abrir o máximo possível de tempo para garantir-se também no tempo corrigido, o Mitsubishi Motors/Gol cruzou a linha de chegada em 1h39min. Dentro do barco, contudo, a festa teve de esperar mais um pouco, pois restava ainda conhecer a colocação dos demais competidores: "O momento mais difícil dessa semana foi entre a linha de chegada e o momento da confirmação do título", brinca Souza Ramos.
Já no píer, com a champagne da vitória à mão, o Mitsubishi Motors/Gol foi congratulado por Lars Grael: "Vocês estão de parabéns! Venceu o melhor barco." Grael, medalhista olímpico que disputou a Rolex Ilhabela Sailing Week como tático do Sorsa III (4º colocado no geral), também fez questão de elogiar a organização da competição: "Foi uma semana excelente, com um ótimo nível técnico e muito bem organizada. A cada ano, a qualidade do evento cresce", afirmou.
Souza Ramos concorda: "O nível técnico do evento melhora a cada edição e, como o previsto, o campeonato foi disputadíssimo". Com mais esse campeonato, Eduardo Souza Ramos totaliza nove títulos na Rolex Ilhabela Sailing Week, evento do qual participa desde o ano de 1973. Se não bastassem todas essas conquistas, Souza Ramos também venceu as oito fitas azuis disputadas neste ano de 2008.
A 15 segundos do título
Outro barco que começou o dia com chances de ser campeão foi o Almacenero Sttela Artois, que também entrara na regata com 16 pontos perdidos. Os chilenos realizaram uma boa regata, terminando em segundo lugar. O título não veio por 15 segundo, diferença do tempo corrigido.
Com este resultado, está findada a recente hegemonia estabelecida por barcos estrangeiros na Rolex Ilhabela Sailing Week. Nos últimos dois anos, a competição havia sido vencida pelo uruguaio Memo Memulini (2006) e pelo argentino Personal (2007). O Almacenero Sttela Artois terminou a semana na terceira posição, com 18 pontos perdidos.
O Mitsubishi Motors/Gol
O Mitsubishi Motors/Gol é um Jüdel/Vrölijk de 57 pés. Além do proprietário, Eduardo de Souza Ramos, participaram da conquista os velejadores Gabriel Borgstrom, Alexandre Rimoli, Pablo Lynn, Manuel Bunge, Ricardo Costa, Sérgio Rocha, Tutu Lopes, Juan Jose Grande, Guilherme Baquerizas e Igor Stelli, além dos olímpicos André Fonseca (Bochecha), Rodrigo Duarte (Leiteiro) e Samuel Albrecht (Samuca), que irão representar o Brasil em Pequim.
A embarcação passou por algumas reformas para disputar a Rolex Ilhabela Sailing Week. "Vínhamos percebendo que o barco perdia rendimento no popa e estávamos buscando uma maneira de amenizar isso", conta Souza Ramos. A solução foi substituir o pau de spynnaker por um gurupés, a exemplo do barco utilizado na Volvo Ocean Race. "O ser humano é assim: sempre procurando mudar, melhorar alguma coisa", reflete.
ORCi 600 tem seu campeão: Ventaneiro
Na categoria ORCi 600, o grande campeão foi o Ventaneiro, que fez o necessário ao terminar em quinto na última regata da Rolex Ilhabela Sailing Week e fechar a competição com 20 pontos perdidos. Em segundo lugar na geral ficou o vencedor da última regata, Triksu, 1 ponto atrás. A embarcação Zeuz garantiu a terceira posição no geral ao chegar o dia em segundo lugar e atingir os 22 pontos perdidos.
O Ventaneiro, um Benneteau First 40.7 de Renato Cunha é representante do Iate Clube do Rio de Janeiro e Freqüentador assíduo do pódio da Rolex Ilhabela Sailing Week.
Após o vice-campeonato obtido em 2006 e a terceira colocação do ano passado, o veleiro chegou em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, em busca do título. Além comandante Renato Cunha, participaram da conquista Kadja Brandão, o experiente Ricardo Ermel, João Flávio Picolli, Gabriel Ribeiro e Rafael Pariz, entre outros.
Classificação Geral Final da ORCi 500
1º Mitsubishi Motors/Gol, com 17 pontos perdidos;
2º Touchè Super, com 17 pontos perdidos;
3º Almacenero Sttela Artois, com 18 pontos perdidos.
Classificação da 8ª regata da ORCi 500
1º Mitsubishi Motors/Gol, em 1h39min;
2º Sttela Artois, a 15seg;
3º Sorsa III, a 25 segundos.
Classificação Geral Final da ORCi 600
1º Ventaneiro, com 20 pontos perdidos;
2º Triksu-Pier, com 21 pontos perdidos;
3º Zeus, com 22 pontos perdidos.
Classificação da 8ª regata da ORCi 500
1º Triksu-Pier, em 2h02h42;
2º Zeus, a 25seg;
3º Wiki Wiki, a 1min29 segundos.
|