As águas do canal de São Sebastião já têm como tradição assistir ao encontro de grandes nomes do iatismo. Quando a competição da vez é a Rolex Ilhabela Sailing Week, então, a disputa alcança o patamar de “mais importante evento náutico da América Latina”.
Nesta 38ª edição, os melhores iatistas do Brasil – e muitos deles do mundo – estarão mais uma vez presentes a bordo de suas embarcações, onde, após uma semana de regatas, esperam levantar o almejado troféu.
Para 2011, a organização manteve o nível de competitividade que marcou as últimas edições, limitando o número de inscritos em 150 barcos. Entre os cerca de 1300 velejadores de alto gabarito destacam-se multicampeões como os irmãos Lars e Torben Grael, Robert Scheidt (que vai correr entre os HPE 25), Bruno Prada, Mário Buckup e Eduardo Penido.
Torben, maior medalhista olímpico do Brasil, quer adicionar mais um título para sua larga coleção. Ele compete pela classe de monotipos S40, o que confere equilíbrio especial à disputa: "Classes monotipo sempre tendem a ser mais competitivas, com barcos praticamente iguais, o que enfatiza a qualidade das tripulações", explica.
O comandante do Mitsubishi/Gol considera a internacionalização da classe como importante, mas aponta a qualidade dos velejadores brasileiros como chamariz para a presença cada vez mais marcante de estrangeiros na Rolex Ilhabela Sailing Week: "O intercâmbio é sempre bom. Mas o Brasil tem grandes velejadores de nível internacional, que muitas vezes acabam servindo também de incentivo para que os estrangeiros venham aqui velejar. O fato do S40 ser um monotipo de oceano, sem regras de tempo corrigido, com veleiros rigorosamente iguais, também acaba atraindo o pessoal", considera Torben Grael.
Outros competidores de peso também aguardam o sinal de largada para a primeira regata com ansiedade. Maior vencedor da Rolex Ilhabela Sailing Week, Eduardo Souza Ramos está em Ilhabela justamente para defender o título conquistado no ano passado a bordo de seu S40 Pajero. Um dos maiores incentivadores da classe, ele diz o que espera para essa semana:
“Estou muito satisfeito em participar de mais uma Rolex Ilhabela Sailing Week. Esse ano será ainda mais competitivo; todas as tripulações estão entrosadas e a qualidade cresceu”, acredita. Para Souza Ramos, os S40 consolidaram-se definitivamente como categoria: “Sempre acreditamos nos monotipos de oceano. Há dois anos, éramos cinco em Ilhabela. Ano passado fomos nove. Em 2011 seremos 14, provavelmente”. O comandante do Pajero descarta o favoritismo na classe: “Chegamos com pouca ‘água’ este ano. Mas será prazeroso como sempre”, completa.
Outro acostumado às vistorias nas raias de Ilhabela, Ernesto Breda chega para defender o título do ano passado na ORCi 500 com seu Touchè Super. A vitória em 2010 lhe valeu o relógio Rolex, que motivou o seguinte comentário do campeão: “Pode avisar que ele funciona excepcionalmente bem!”.
O empresário destaca os resultados recentes e indica acreditar na segunda conquista consecutiva em Ilhabela: “Viemos de vitórias no brasileiro, no sul-americano e agora na Copa Suzuki. Então a expectativa é a melhor possível”, adianta.
O Touchè trocou três integrantes da tripulação, mas, segundo o comandante, isso não é motivo de preocupação: “Todos se adaptaram extremamente bem.” Ernesto Breda está otimista, mas destaca que em 2011 a Rolex Ilhabela Sailing Week deverá ser mais disputada: “Como todos os ORC andarão juntos, este ano não poderemos nos preocupar apenas com barcos de nossa categoria. Acredito que a estratégia será andar o mais na frente possível. Isso deve equilibrar a disputa e premiar, ao final, aquela tripulação que mantiver maior regularidade durante a semana”, prevê.
Inovações também em outras classes
No total, seis classes estarão nas raias em 2011: S40, ORCi, ORCc, (com duas subdivisões cada), HPE 25, J-24 e BRA-RGS. São esperadas disputas equilibradas em todas elas. No ano passado, por exemplo, a ORCi 600 só conheceu seu campeão após a avaliação do quarto critério de desempate, com as tripulações já desembarcadas, aguardando nas dependências do Yacht Club de Ilhabela.
O Campeonato Sul-Americano das classes ORC Internacional e ORC Club também estará em disputa em Ilhabela, com a sua segunda e última etapa no litoral norte paulista. O campeonato, organizado pelo Yacht Club Ilhabela (YCI) em parceria com o Yacht Club Argentino, teve sua primeira rodada realizada em janeiro, na Argentina.
Navegarão pelas raias do canal embarcações do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Chile e uma visitante especial vinda do Catar. Para receber a todos, a Rolex Ilhabela Sailing Week apresenta inovações para esta edição. As classes HPE 25 e S40 terão seus protestos julgados por árbitros da ISAF posicionados dentro da água. Além de acelerar as decisões das contendas, o sistema aproxima ainda mais a competição de Ilhabela aos modelos internacionais. "Será um verdadeiro upgrade para a Rolex Ilhabela Sailing Week 2011", considera José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela (YCA). O método vai evitar também que os velejadores recorram à Sala de Protestos dentro do YCA.
As regatas poderão ser acompanhadas por iPhone, cujos resultados serão transmitidos em tempo real via aplicativo específico. O sistema permitirá ainda o acesso a serviços como previsão do tempo, imagens das regatas, além da relação dos barcos, suas categorias, características e tripulação. O aplicativo encontra-se disponível na App Store da Apple. Para baixá-lo, basta digitar a senha RISW na área de busca. A instalação é gratuita.
A Rolex Ilhabela Sailing Week
Com patrocínio titular da Rolex desde 2007, a Rolex Ilhabela Sailing Week comprovou seu potencial e consolidou-se como um evento náutico de nível internacional. A parceria com a empresa suíça contribuiu fortemente para o aumento da qualidade, do prestígio e da divulgação do evento, gerando interesse estrangeiro cada vez maior e fazendo com que o número de velejadores inscritos e o nível das embarcações atingissem patamares inéditos.
Deste modo, a Rolex Ilhabela Sailing Week confirmou sua posição como o maior evento náutico da América Latina, ao mesmo tempo em que passou a fazer parte de uma lista seleta de eventos internacionais patrocinados pela Rolex, que tem sua marca associada a algumas das principais competições esportivas do mundo.
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