Vai começar o maior evento de vela oceânica da América Latina. Entre os dias 17 e 24 de julho, acontece a 37ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week, com sede no Yacht Club de Ilhabela (YCI), litoral norte de São Paulo. A semana mais uma vez conta com a participação de grandes embarcações nacionais e internacionais, como as vindas de Argentina, Uruguai, Chile, entre outros países.
Para 2010, organização priorizou o equilíbrio e a competitividade: o número de convites foi limitado a 150. Prezar a qualidade técnica é um fenômeno que vem acontecendo no mundo inteiro, e a competição em Ilhabela mantém-se, assim, na vanguarda dos eventos náuticos – uma característica dos eventos Rolex.
Estão convidadas para participar da Rolex Ilhabela Sailing Week as Classes S40, ORCi, ORCc, BRA-RGS, HPE25, Beneteau First 40.7, Delta 32, Skipper 30 e 21.
S40 cresce e é atração na Rolex Ilhabela Sailing Week –A "S40", do projetista argentino Javier Sotto Acebal, segue a tendência mundial de classes de um único desenho (one design), em que os barcos são idênticos. Em 2009, a moderna categoria fez sua estreia na 36ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week com quatro veleiros na raia.
Para este ano, na 37ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week, a classe vem com nove embarcações, das quais quatro são brasileiras: Mitsubishi Motors/Gol, de Eduardo Souza Ramos; Carioca, de Roberto Martins (disputaram o evento no ano passado), Magia 5, de Torben Grael; e Ogum, de Zeca Revoredo.
"Este barco é sensacional. Fiz questão de buscá-lo em Buenos Aires e velejá-lo até o Guarujá ", comentou Zeca Revoredo, que competia no HPE25 até o ano passado.
Além dos quatro brasileiros, estão inscritos os argentinos Cusi 5 (atual campeão da Rolex Ilhabela Sailing Week), de José Estevez, o Patagônia, de Norberto Alvarez , e o Mercenário 5, de Luis Silva; há o uruguaio Negra, de Juan Ball, e o chileno Celfin Capital, de Jorge Errázuriz Grey.
Assim como as classes ORC, a S40 participará simultaneamente da Rolex Ilhabela Sailing Week e do campeonato Sul-Americano (Rolex Circuito Atlántico Sur), cuja primeira etapa ocorreu em janeiro, em Punta del Este, no Uruguai (vitória do Negra).
As medalhas no canal – Torben Grael dispensa apresentação. Maior medalhista olímpico do Brasil, o tático do S40 Magia 5 definiu sua tripulação e escalou seu filho, Marco, como timoneiro. Eleito o melhor velejador do mundo de 2009 pela Federação Internacional de Vela (ISAF Rolex Sailor of the Year Award), Torben contará também com a esposa, Andrea Grael, na secretaria.
Porém, ele não será o único medalhista olímpico presente na Ilha: a comandante Fernanda Oliveira, ganhadora da medalha de bronze na Classe 470 na Olimpíada de Pequim, montou um grupo misto para levar o J24 Diferencial a um bom resultado na ORC Club. No ano passado, sua tripulação era exclusivamente feminina.
Bruno Prada, campeão mundial, líder do ranking da Federação Internacional e medalha de prata olímpica ao lado de Roberto Scheidt na classe Star, é o grande reforço da tripulação do HPE25 Max na disputa da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week. Bruno estreou no barco no Campeonato Paulista, em maio, também em Ilhabela, e comemorou o título de campeão estadual.
Após a competição, Bruno Prada volta para a Itália, onde treinará para a Pré-Olímpica de Star da Inglaterra. No dia 26 de junho, Bruno e Robert conquistaram o título inédito da Semana de Kiel, na Alemanha.
|