A Omega e o Instituto Federal Suíço de Metrologia anunciam uma nova certificação para relógios.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2450/Omega_METAS.jpg[/img][/center]
A Omega e o diretor do Instituto Federal Suíço de Metrologia (METAS) anunciaram hoje (09/12), em entrevista coletiva em Genebra, sua colaboração em um novo processo para certificação de relógios que a marca começará a utilizar em 2015 para testar cada um de seus relógios equipados com o exclusivo Calibre Master Co-Axial.
A coletiva de imprensa contou com a presença de Nick Hayek, CEO do Grupo Swatch (ao qual a Omega pertence), acompanhado pelo Dr. Christian Bock, diretor do METAS, por Stephen Urquhart, Presidente da Omega e pelos VPs da marca, Raynald Aeschlimann e Andreas Hobmeier.
Depois de agradecer a presença da mídia e de convidados, Stephen Urquhart relembrou alguns dos marcos tecnológicos na longa história da Omega, incluindo o lançamento em 2013 do movimento mecânico resistente a campos magnéticos maiores que 15.000 Gauss. Ele explicou que o aumento do número de ímãs em nossa vida diária pode afetar o desempenho de relógios e mostrou um pequeno filme explicando como a Omega havia superado um dos maiores desafios da relojoaria.
Os movimentos antimagnéticos foram introduzidos em larga escala nos relógios Omega Master Co-Axial no início de 2014.
Nick Hayek apontou que o Swatch Group tem sido líder em sua promoção da indústria relojoeira Suíça e na etiqueta “Swiss Made” e expressou sua satisfação com as inovações que ajudaram a tornar isto ainda mais forte. Ele acrescentou que o Swatch Group está comprometido em manter sua posição de liderança na indústria relojoeira Suíça e disse que a parceria com o METAS era o próximo passo lógico a ser tomado.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2450/Omega_METAS_2.jpg[/img][/center]
O Sr. Hayek sugeriu que, nos últimos anos, ficou óbvio que a certificação de cronômetros do COSC precisa ser mais rigorosa, em decorrência das normas da indústria.
Em meados de 2015 serão produzidos os primeiros relógios Omega com a designação de Master Co-Axial Oficialmente Certificados. A diferença relevante entre a nova certificação e as anteriores é que agora será testado o relógio finalizado, e não somente seu movimento.
Dr. Christian Bock, diretor do METAS, foi apresentado e explicou o papel que a organização desempenha no governo federal Suíço. O Instituto, disse ele, é o centro de competência do governo Suíço para todas as questões que envolvem medição e processos de medição.
O diretor do METAS informou que o novo processo de certificação dará à Omega e outros relojoeiros Suíços a oportunidade de demonstrar a qualidade e a precisão de seus relógios em maior medida do que tem sido possível atualmente. Ele acrescentou que é importante salientar que o METAS é completamente independente e apenas concordou em trabalhar em projetos como este quando foi convencido de que a neutralidade não estaria comprometida. O acordo com a Omega não será exclusivo e outros clientes poderão ter acesso à mesma certificação.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2450/Omega_METAS_3.jpg[/img][/center]
Raynald Aeschlimann, Vice-Presidente da Omega e Chefe de Vendas Internacionais, disse que a certificação dos relógios feita por uma instituição independente que é parte do Governo Federal Suíço é um gesto ousado da Omega, assim como suas boutiques monomarcas e seus relógios com fundo de caixa transparente que revelam seus movimentos. “Tudo isso define a nossa marca. As boutiques posicionam nossos relógios próximos aos consumidores, onde eles podem explorá-los detalhadamente. Os fundos transparentes permitem a visualização dos movimentos que são uma parte muito importante da nossa história. E esta certificação “Swiss Made” nova e completamente independente confirma a qualidade de cada relógio que a recebe. É um marco importante tanto para a marca quanto para a indústria”.
Andreas Hobmeier, Vice-Presidente de Produção e Aquisição da Omega, falou em detalhes sobre os testes que cada relógio Master Co-Axial terá que passar para receber a distinção de “Oficialmente Certificado”. Os relógios serão testados por sua precisão durante e depois da exposição a campos magnéticos maiores que 15.000 gauss – eles deverão ter um desempenho com tolerância de 0 a +5 segundos por dia, reserva de marcha e resistência à água.
Os proprietários de relógios Master Co-Axial Oficialmente Certificados terão acesso online ou via smartphone dos resultados e parâmetros de performance dos testes aos quais seus relógios foram submetidos.
Em resposta a uma pergunta após as apresentações, o Sr. Hayek disse que o nível de inovação certificada com os calibres Master Co-Axial é atualmente imbatível e acrescentou que os novos padrões podem motivar outras marcas a avançar e atender aos novos critérios. “Isto”, disse ele, “vai beneficiar toda a indústria – não apenas na Suíça, mas também na China, Japão e outros países com uma história de inovação relojoeira. Mais importante, a nova certificação também vai beneficiar os consumidores e isto é um ponto muito positivo”.
|