De 8 a 11 de Setembro - Le Vele d’Epoca, em Porto Rotondo
Este ano, como em todos os anos ímpares, a frota de veleiros “vintage” chega à Sardenha (Itália) para a Le Vele d’Epoca em Porto Rotondo. De 8 a 11 de Setembro, uma grande frota de belos veleiros clássicos estará atracada no cais com vista para o Yacht Club Porto Rotondo, dando início à quarta etapa do circuito Panerai Classic Yachts Challenge 2011.
Os barcos devem chegar na quinta-feira, 8 de Setembro, onde imediatamente farão o seu registro e a fiscalização a bordo. Entre os dias 9 e 11 de Setembro ocorrerão as duas regatas programadas, tendo lugar nas águas entre a Marina de Porto Rotondo e as ilhas do Parque Nacional do Arquipélago da Maddalena (ilhas Soffi, Le Camere, Mortorio e Mortoriotto). A entrega dos prêmios será realizada na tarde de Domingo no “Clubhouse” do Porto Rotondo Yacht Club, reconstruído após um incêndio que praticamente o destruiu em 2009.
Porto Rotondo vai receber Rowdy, um campeão dos circuitos dos iates. Na verdade, após 95 anos do seu lançamento, em 1916, no estaleiro americano Herreshoff, este Marconi buscará vencer a sua terceira vitória na categoria Clássicos da Panerai Classic Yachts Challenge, onde já venceu em 2008 e em 2010.
Também em competição estará o Vistona, o “auric cutter” de 1937, 16,35 m, recentemente restaurado e reformado na sua forma original, de propriedade de Gian Battista Borea d’Olmo, ex-presidente do Porto Rotondo Yacht Club, que durante os seus oito anos de mandato deu um especial impulso às atividades do clube da Sardenha.
A Marinha Italiana será representada pelos “yawl” Corsaro II de 1960 e o Stella Polare de 1965, dois navios de treino e vencedores da Giraglia, em 1966, e de muitas outras competições, incluindo a regata Atlantic Bermuda-Travemunde de 1968. Hoje em dia, ambos continuam a ser utilizados para treinar os cadetes da Academia Naval de Livorno.
Completando 100 anos em 2012, o The Lady Anne é um raro exemplar de 15 toneladas, medida internacional, idêntico ao Tuiga do Príncipe Albert de Mônaco. O “auric cutter” de 23 metros de comprimento é um dos mais belos iates construídos no histórico estaleiro escocês Fife. Foi completamente restaurado na Inglaterra, perto de Southampton, pela Fairlie Restorations.
Amokura, o “yawl” das Bermudas, construído em resina de pinheiro e carvalho em 1939, é considerado um dos melhores projetos de design do inglês Frederik Shepherd. Ele navegou entre o Mediterrâneo e a Inglaterra, e no início dos anos oitenta sofreu a sua primeira reforma.
Outros concorrentes, incluindo o “sloop naif” de Ivan Gardini, o 1936 Cruinneag III, estão previstos embarcarem numa viagem transatlântica rumo à costa dos Estados Unidos, já no próximo mês de Novembro. Nesta aventura também estará o 1930 The Blue Peter, um poderoso clássico das regatas Panerai Classic Yachts Challenge há muito anos.
Em Porto Rotondo estará o Eilean, o “ketch” das Bermudas comprado em 1936 e restaurado pela Officine Panerai. Na Sardenha, o iate será usado para atividades realizadas em colaboração com a Magica Cleme Onlus e a De Marchi Foundation, organizações de solidariedade que fornecem atividades terapêuticas, externas aos hospitais, a jovens que sofrem de doenças graves.
Em terra, os armadores e as tripulações serão recebidos no Panerai Lounge, o ponto de encontro de todos os participantes da corrida, onde todos os dias se assistirão a apaixonadas discussões sobre o dia-a-dia das regatas e onde é possível acompanhar o diário da regata e saber os resultados através de monitores e dispositivos “touch-screen”.
O lounge, totalmente feito em madeira, é inspirado num barco à vela, e disponibiliza uma pequena biblioteca sobre o mar, que contempla alguns dos mais interessantes livros sobre a vela em vários idiomas.
O circuito do Mediterrâneo da Panerai Classic Yachts Challenge finalizará com a 5ª e última etapa, a Régates Royales, em Cannes (Côte d’Azur - França), que ocorrerá de 19 a 25 de Setembro, onde todos os vencedores de 2011 receberão os seus prêmios.
www.paneraiclassicyachtschallenge.com