Rowdy, Mariska, Arcadia e Savannah venceram os prêmios Officine Panerai
Como já se tornou tradição, Les Voiles d'Antibes, o circuito realizado entre 8 e 12 de Junho na francesa Côte d’Azur de Antibes, assinala a abertura do Circuito do Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge, o circuito de regatas reservado aos iates “vintage” e clássicos, patrocinado pela Officine Panerai pelo sétimo ano consecutivo.
Após quatro dias de competição, em frente às muralhas da cidade antiga de Antibes, a primeira etapa do Circuito Mediterrânico do Panerai Classic Yachts Challenge 2011 chegou ao fim com vitórias para Rowdy (Vintage), Arcadia (Classic), Mariska (Big Boats) e Savannah (Spirit of Tradition).
As três das quatro regatas conquistadas por Rowdy no “Marconi Vintage >15 metros” permitiu ao campeão levar o prêmio Panerai para a classe Vintage, e confirmou a vontade de seu proprietário em competir também em 2011 para o Panerai Classic Yachts Challenge Trophy.
O monotipo 1916 Rowdy competiu contra barcos tais como o The Blue Peter, vencedor na sua categoria, e o 1937 Oiseau de Feu classificado como monumento histórico francês.
Uma força a ser reconhecida, o “cutter” italiano de 1899 Bona Fide venceu todas as quatro regatas na categoria “Vintage Auric <23 metros”, seguido pelo Tigre, também lançado no mesmo ano e o Wayward. As três vitórias obtidas pelo Helen K33 no “Marconi Vintage <15 metros” resultaram no primeiro lugar na sua categoria.
Na categoria “Classic”, o relógio Panerai foi ganho pelo “Sloop” 1969 Arcadia com base no Antibes Yacht Club. Com três vitórias, chegou em primeiro lugar no “Clássico Marconi <15 metros”, com o prêmio total.
A categoria “Classique Racers”, que reuniu iates clássicos caracterizados pela corrida de alta performance, viu o triunfo do Emeraude, uma forte presença no circuito PCYC, tendo já ganho o troféu Classic nada menos que três vezes (2006, 2007 e 2010). Finalmente, o “Marconi Clássico >15 metros” foi ganho pelo italiano Navy’s yawl Stella Polare.
Na categoria de Big Boats, com três vitórias em quatro corridas, o “auric cutter” 1908 Mariska bateu o 1911 Mariquita e o 1928 Cambria, enquanto os 27 metros do 1997 Savannah venceram na categoria “Spirit of Tradition”.
A cerimônia de entrega de prêmios também foi marcada pela concessão de um prêmio especial “Fair Play” ao Rowdy por resgatar um homem do mar durante a primeira corrida, e um prêmio especial de fidelidade Les Voiles d'Antibes atribuído ao cutter 1963 Marconi Outlaw.
|