O trabalho de Solange Farkas como fundadora e curadora da Associação Cultural Videobrasil foi reconhecido com o prestigiado Prêmio Montblanc de Cultura 2017.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3387/Bardaouil_Farkas_Fellrath_Santos.jpg[/img][/center]
Sam Bardaouil, Solange Farkas, Till Fellrath e Alain dos Santos
Em 10 de outubro de 2017, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no coração do centro histórico da cidade, abriu as portas para receber os convidados da 26a edição do Prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage. Este prestigiado prêmio anual destaca a importância do patrocínio artístico em comunidades de todo o mundo e traz reconhecimento aos patronos modernos em 17 países. Solange Farkas recebeu o prêmio em reconhecimento ao seu trabalho na Associação Cultural Videobrasil, que promove o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC-Videobrasil. Graças ao trabalho de Solange Farkas, o evento se tornou o principal festival de produção da vídeo-arte no Hemisfério Sul.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3387/Velho_Farkas_Rousseaux_Alzugaray.jpg[/img][/center]
Juliana Velho, Solange Farkas, Patricia Rousseaux e Paula Alzugaray
Vindos especialmente para a premiação, os Co-Chairmen da Fundação Cultural Montblanc, Till Fellrath e Sam Bardaouil, juntaram-se a Alain dos Santos, Diretor da Montblanc Brasil, para a entrega do prêmio - uma edição limitada do instrumento de escrita Patrono das Artes 2017, criada em homenagem a Scipione Borghese, encapsulado dentro de um troféu, além de um prêmio de 15 mil euros para ser doado a um projeto cultural à escolha de Farkas. Paula Alzugaray, curadora independente, crítica de arte e editora da revista especializada Select Art e Luciano Cury, diretor de conteúdo do Canal Arte1, jurados brasileiros que fizeram parte do júri internacional do prêmio em 2017 também estiveram presentes, bem como Jochen Volz, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e membro do recém-criado Curatorium da Fundação Cultural Montblanc. André Sturm, terceiro jurado brasileiro, foi representado por sua chefe de gabinete na Secretaria Municipal de Cultura, Juliana Velho.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3387/Santos_Rousseaux_Volz_Alzugaray.jpg[/img][/center]
Alain dos Santos, Patricia Rousseaux, Jochen Volz e Paula Alzugaray
Em sua 26º edição, o prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage já distribuiu cerca de 4 milhões de euros, beneficiando cerca de 250 projetos culturais em todo o mundo. Os projetos que concorrem à premiação devem ser presididos por pessoas comprometidas em desenvolver e levar as artes para um público mais amplo. A Associação Videobrasil foi criada há 34 anos, com o aumento da atividade no Brasil. Hoje, o Festival conta com cerca de 30 instituições parceiras em todo o mundo, especialmente na Geopolítica do Hemisfério Sul, África, Oriente Médio, América Latina e Caribe, permitindo que uma rede de artistas se apoie mutuamente.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3387/Premiacao_Montblanc.jpg[/img][/center]
Till Fellrath
“Receber o Prêmio Montblanc de Cultura é uma grande alegria. Este ano, estamos realizando a 20a edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil, e o número redondo me faz pensar nas dificuldades e alegrias que, por mais de três décadas, resultaram na consolidação deste projeto, no qual eu me envolvi desde o início”, disse Solange Farkas.
Com a premiação, Solange se juntou a um prestigiado grupo de vencedores que inclui o Príncipe Charles de RHS, Quincy Jones, Renzo Piano, Ryuichi Sakamoto e Yoko Ono.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3387/Premiacao_Montblanc_2.jpg[/img][/center]
Sam Bardaouil
Além do Brasil, o prêmio está sendo apresentado este ano na Alemanha, China, Colômbia, Coréia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hong Kong, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia , Suíça e, pela primeira vez, em Bangladesh.
www.montblanc.com