A IWC Schaffhausen apresentou o Big Pilot Shock Absorber XPL, o primeiro relógio a apresentar o novo sistema de absorção de choque patenteado pela marca.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3786/IWC_XPL.jpg[/img][/center]
Desenvolvido ao longo de oito anos, o sistema SPRIN-g PROTECT é baseado em uma mola cantilever que suspende o movimento dentro da caixa. Graças à sua forma ideal e ao uso de um material conhecido como vidro metálico a granel (BMG), a mola protege o movimento contra as forças G geradas nos impactos ao relógio. Nos testes conduzidos no Cavendish Laboratory da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o movimento chegou a superar acelerações máximas de até 30.000g.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3786/IWC_XPL_2.jpg[/img][/center]
“Desde que F.A. Jones fundou a IWC, há mais de 150 anos, engenharia e inovação são partes centrais do nosso DNA. Hoje, continuamos a honrar esta herança com o nosso novo setor de engenharia, a IWC Experimental, que impulsiona desenvolvimentos de ponta em áreas como materiais avançados ou proteção contra as forças G. O Big Pilot Shock Absorber XPL é o primeiro resultado desse investimento. Cada detalhe foi cuidadosamente analisado e melhorado para redefinir a proteção contra choques no movimento de relógios mecânicos”, explica Christoph Grainger-Herr, CEO da IWC.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3786/IWC_XPL_3.jpg[/img][/center]
O segredo para obter esse desempenho está na forma perfeita da mola e no material utilizado em sua composição. A mola foi projetada para distribuir uniformemente a tensão em seu comprimento e em sua largura. Resolver esse desafio exigiu ferramentas de simulação avançadas e um processo de design meticuloso. Um segundo fator decisivo é a escolha de um material conhecido como vidro metálico a granel (BMG). Um sofisticado processo de fabricação dá ao BMG uma microestrutura amorfa, com um resultado que é significativamente mais elástico do que os metais convencionais. Um anel revestido de titânio ultraleve reduz ainda mais a massa que o amortecedor de choque deve conter. Outra inovação é um sistema de coroa exclusivo com uma haste sinuosa que permite que o movimento se desloque independentemente da caixa.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3786/IWC_XPL_4.jpg[/img][/center]
Reduzir a massa a ser protegida pela mola é fundamental para a performance geral do sistema. O calibre 32115 usado neste relógio é uma construção leve e feita sob medida. Componentes como a platina são feitos de uma liga de alumínio de alta tecnologia usada no setor aeroespacial, leve e muito rígida. O sistema automático bidirecional cria uma reserva de marcha de 120 horas.
O termo XPL no relógio significa “Experimental” e refere-se ao IWC Experimental, o novo setor de engenharia da marca. A geometria da caixa leva o icônico design do Big Pilot para um novo nível, adicionando uma superfície e detalhes futuristas em todo o exterior do relógio. A caixa é feita de Ceratanium, material desenvolvido pela IWC com base em uma liga de titânio patenteada. É tão leve e robusto quanto o titânio, mas ao mesmo tempo duro e resistente a arranhões quanto a cerâmica. Os componentes são fresados a partir de altas temperaturas em um forno. Durante esse processo, a superfície assume as características de cerâmica e obtém seu exclusivo acabamento preto fosco. O design Stealth é complementado com um mostrador preto, um revestimento antirreflexo no vidro frontal e uma pulseira de borracha preta com aplicações em couro.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3786/IWC_XPL_5.jpg[/img][/center]
Devido à complexidade do processo de manufatura, a produção anual do Big Pilot Shock Absorber XPL será limitada a 10 peças por ano. O relógio está disponível exclusivamente para encomenda nas boutiques IWC ou em seu serviço de concierge.
IWC Big Pilot Shock Absorber XPL - Ficha técnica
Ref. IW357201 - Limitado a 10 peças por ano
Movimento
Calibre IWC 32115, mecânico automático
Frequência 28.800 aph (4 Hz)
21 rubis
Reserva de marcha de 120 horas
Sistema de absorção de choque SPRIN-g PROTECT
Caixa
Caixa de Ceratanium
Diâmetro 44 mm, espessura 12,09 mm
Vidro de safira com borda arqueada, antirreflexo em ambos os lados, com proteção contra quedas bruscas na pressão atmosférica
Coroa rosqueada, resistente à água até 10 atm
Fundo de safira
Mostrador e ponteiros pretos
Pulseira
Pulseira preta de borracha com aplicação de couro
Preço
80.000 Francos Suíços
|