Com o novo Ingenieur Duplo Cronógrafo Titânio da IWC, estreia uma excepcional obra de engenharia. Apesar do mecanismo de recuperação tecnicamente sofisticado, este relógio masculino está entre os modelos mais resistentes.
A engenharia é a arte de criar soluções a partir de exigências técnicas. Com o novo Ingenieur Duplo Cronógrafo Titânio, os especialistas da IWC Schaffhausen criaram uma peça notável que, em termos visuais e técnicos, honra a lendária família de relógios que remonta aos anos 1954/55.
O novo Ingenieur Duplo Cronógrafo Titânio da IWC Schaffhausen com o calibre 79230, com caixa de titânio de 45 milímetros, surpreende com uma forte entrada em cena. Esta família de relógios recebe pela primeira vez um cronógrafo com ponteiro rattrapante. Ele destaca-se, à primeira vista, por um acentuado caráter técnico.
A superfície da caixa de titânio foi acetinada pela primeira vez, atribuindo ao relógio um brilho fosco muito especial. Saltam aos olhos os cinco parafusos do aro, revestidos com carbono. Deste modo, harmonizam perfeitamente do ponto de vista visual com os botões e com a proteção da coroa, revestidos de borracha preta. Graças a esta vulcanização, conseguiu-se melhorar a maneabilidade dos elementos de comando.
O desenho do mostrador convence por um aspecto claro, atrativo e distintivo. Para uma melhor diferenciação, optou-se pela primeira vez pela cor azul nas indicações – uma combinação que harmoniza perfeitamente com o cronógrafo. Os mostradores internos para as horas, minutos e o pequeno ponteiro de segundos (com dispositivo de parada) foram rebaixados no mostrador e o material luminescente usado nos ponteiros rodiados e nos índices das horas tem a cor preta.
Por razões de peso e para manter a altura em 16 milímetros, dispensou-se a caixa interior em ferro macio. O anel arqueado da caixa é expressão de uma excelente ergonomia. Com peso total de apenas 130 gramas, o relógio é bastante confortável.
Com uma resistência à água a 12 atm, pulseira Ingenieur de borracha, vidro de safira com antirreflexo em ambos os lados, fundo e coroa rosqueados, o Ingenieur Duplo Cronógrafo Titânio está perfeitamente preparado para situações extremas.
O mecanismo rattrapante
O cronógrafo “rattrapante” ou duplo cronógrafo permite a medição de dois tempos diferentes dentro do período de um minuto. Em outras palavras: quando se aciona o cronógrafo apertando um botão, dois ponteiros sobrepostos põem-se em marcha a partir do centro.
Visto ambos os ponteiros estarem exatamente posicionados um sobre o outro, o segundo ponteiro do cronógrafo não é imediatamente visível, mas mantém em reserva a possibilidade de uma segunda medição do tempo dentro do minuto: pressionando-se o terceiro botão na posição das 10 horas com o cronógrafo ligado, o ponteiro superior para enquanto o inferior continua a correr até este ser parado com o botão de parada na posição das 2 horas.
Deste modo, conseguem-se medir dois períodos curtos diferentes. Apertando-se novamente o botão “rattrapante”, o ponteiro volta a colocar-se imediatamente sobre o ponteiro do cronógrafo, independentemente deste se mover ou estar parado.
Titânio – um material bastante atraente
As inovações têm tradição na IWC: como pioneira, a IWC aproximou-se há muitos anos do titânio, lançando no mercado, em 1980, o primeiro cronógrafo de titânio.
No manuseio deste material leve, praticamente indestrutível e bem tolerado pela pele, a IWC dispõe de uma longa experiência. Em finais dos anos 1970, esta marca adquiriu o “know-how” necessário para o processamento difícil e o tratamento térmico do titânio com especialistas da engenharia aeronáutica e aeroespacial.
O titânio é 43 por cento mais leve do que o aço e distingue-se por uma resistência absoluta à corrosão, bem como por uma condutividade elétrica baixa e uma condutância térmica reduzida. Sendo um dos materiais mais exclusivos e mais caros, o titânio possui uma coloração única que realça o aspecto e o caráter masculino do Ingenieur Duplo Cronógrafo Titânio. Um Ingenieur que honra o seu nome, tanto do ponto de vista funcional como visual.
|