A Cartier escreve o mais espetacular capítulo de sua tradição em relógios misteriosos com o novo Astromystérieux, modelo apresentado no SIHH 2016.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2805/Cartier_Astromysterieux.jpg[/img][/center]
A arquitetura etérea do calibre 9462 MC caracteriza-se por um eixo central formado pelo escape, balanço, engrenagens e tambor. Sua silhueta alargada, que representa a ponteiro dos minutos, realiza uma volta pelo mostrador em uma hora. A trajetória visível do movimento lembra um objeto celeste que gravita no espaço, como um astro suspenso no vazio, sem conexão aparente com o resto do relógio.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2805/Cartier_Astromysterieux_2.jpg[/img][/center]
O sensacional efeito é obtido graças à montagem superposta dos componentes do movimento, articulados em torno de quatro discos de safira que animam o conjunto. Isto suscita perguntas como: trata-se de um novo estilo de turbilhão? Como dar corda a seu tambor, que gira ao mesmo tempo que o escape, e que não tem nenhuma conexão aparente com a coroa? Como ajustar a hora?
Fixo e móvel, visível e invisível, o Astromystérieux revoluciona o entendimento e exigiu dos relojoeiros da Cartier o desenvolvimento de soluções inéditas e inovadoras, que foram objeto de numerosos registros de patente.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2805/Cartier_Astromysterieux_3.jpg[/img][/center]
Um novo estilo de turbilhão
Como em um turbilhão clássico, o Astromystérieux possui uma gaiola giratória, movimentada por uma roda fixa conectada ao tambor. Diferentemente do turbilhão clássico, o Astromystérieux caracteriza-se por uma rotação central de sua gaiola volante misteriosa em uma hora, que abriga não só o escape e o balanço, mas também um trem de rodas e o tambor. A gaiola é formada por uma ponte inferior na forma de um disco de safira de grande diâmetro, assim como duas pontes superiores que apoiam de um lado o balanço e do outro o escape, o trem de rodas e o tambor. Esta gaiola giratória indica os minutos, ditando assim o ritmo de sua rotação.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2805/Cartier_Astromysterieux_4.jpg[/img][/center]
Um conceito misterioso nunca antes visto
- Um disco que indica as horas
O disco de safira das horas é conectado ao disco do turbilhão para completar a indicação da hora. O grande diâmetro de ambos exigiu a criação de um trem de rodas particular. Para proteger estes componentes, criou-se um novo sistema de amortecimento fixado à gaiola.
- Um sistema misterioso de corda por disco
A corda do Astromystérieux, objeto de um registro de patente, é feita mediante um disco de safira e a coroa. Complexa e única, é conectada ao tambor apenas ao se dar corda. Esta ideia sem precedente foi possível graças ao desenvolvimento de um pinhão flutuante entre a tige e o disco de corda. Ao se girar a coroa para dar corda, o pinhão adota uma posição que cria uma conexão com o disco. Quando a coroa estão em repouso, o pinhão desfaz esta conexão. A corda do Astromystérieux foi objeto de uma proteção inédita para um movimento manual. Um sistema de desacoplagem foi criado para evitar que a tige e o tambor se rompam no caso de corda excessiva.
- Um disco de safira com dupla função para ajuste da hora
Finalmente, o disco inferior, situado na base do movimento, exerce uma função dupla: fornece o movimento para a gaiola do turbilhão, e põe em marcha o sistema de ajuste de hora (objeto de um registro de patente) ao se puxar a coroa. Isto graças ao desenvolvimento de uma alavanca revolucionária que também foi objeto de uma solicitação de patente.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2805/Cartier_Astromysterieux_5.jpg[/img][/center]
Esta alavanca bloqueia o disco de safira durante o funcionamento normal. Este disco é mantido em uma posição fixa, e permite arrastar a gaiola do turbilhão com a força motriz do escape. Ao se puxar a coroa para ajuste da hora, a alavanca libera o disco de safira inferior, liberando também a gaiola do turbilhão à qual é fixada a roda de minutos, permitindo assim o ajuste da hora.
Em sua caixa de paládio 950 de 43,5 mm de diâmetro, o Rotonde de Cartier Astromystérieux e seu movimento 9462 MC reinventam dessa forma o domínio do misterioso pela Cartier.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2805/Cartier_Astromysterieux_6.jpg[/img][/center]
Rotonde de Cartier Astromystérieux Calibre 9462 MC – Ficha técnica
Caixa
Caixa de paládio 950, 43,5 mm, coroa perlada com um cabochão de safira azul
Ponteiros de aço em forma de pera
Vidro e fundo de safira
Espessura 12 mm
Estanque até 3 atm (30 metros)
Edição limitada e numerada de 100 peças
Disponível também em versões engastadas com diamantes baguete
Movimento
Mecânico de manufatura a corda manual, calibre 9462 MC
Complicação Astromystérieux: turbilhão central misterioso, composto por escape, balanço, trem de rodas principal e tambor, realiza uma rotação completa em uma hora
Diâmetro de 39 mm, espessura 5,90 mm
408 peças (incluindo 188 esferas), 25 rubis
Frequência 21.600 alternâncias/hora, reserva de marcha de 50 horas
Pulseira
Couro de aligátor negro, fecho duplo de báscula ajustável de ouro branco 18 quilates
Preço
USD 181,000.00, sem diamantes
|